Adicionadas nas últimas semanas ao catálogo do Prime Video, serviço de streaming da Amazon, as séries tokusatsu O Fantástico Jaspion e National Kid chegaram apenas com sua “1ª temporada” ao serviço (parte de uma divisão que não existe originalmente), mas agora enfim estão completas.

Na divisão, Jaspion está com 23 episódios em cada temporada, totalizando todos os 46 da série. Já com National Kid, a divisão é um pouco mais “complicada”, já que soma 43 episódios (25 na primeira e 18 na segunda), sendo que originalmente são 39 episódios.

Acontece que até o episódio 34, segue-se uma coletânea da Toei Video de 1987, que compilou como se fossem filmes 6 sagas: National Kid contra os Incas VenusianosO Retorno dos Incas VenusianosNational Kid contra os Seres AbissaisA Revolta dos Seres AbissaisNational Kid contra o Império Subterrâneo e A Vingança do Império Subterrâneo. Todas elas trazem a redublagem para o relançamento feito pela distribuidora Sato Company em VHS no ano de 1993, mas os filmes foram fracionados nesses 34 episódios, que possuem duração variada – “Uma Manhã de Domingo“, por exemplo, é uma cena de apenas 4 minutos.

Do episódio 35 em diante, temos as sagas O Mistério do Menino Espacial e National Kid contra os Zarrocos do Espaço, seguindo o formato episódico original de 25 minutos e com dublagem realizada no fim dos anos 2000, onde o dublador Affonso Amajones substituiu o saudoso Emerson Camargo na ocasião do lançamento da série completa em DVD no Brasil pela Focus Filmes. Esses episódios não saíram por aqui quando houve o lançamento em VHS nos anos 1990.

Acesse a página de O Fantástico Jaspion no Prime Video aqui.

Acesse a página de National Kid no Prime Video aqui.

Além desses títulos, o Prime Video conta com todas as outras séries tokusatsu distribuídas por aqui pela Sato Company: Changeman (apenas a 2ª parte), FlashmanJiraiyaJiban e Garo, além dos filmes Garo: A Flauta Secreta e Garo: Red Réquiem. Vale lembrar também que a plataforma conta com a série exclusiva Kamen Rider Amazons (intitulado mundialmente como Amazon Riders), mas apenas com legendas em inglês, coreano e chinês.

[Via Prime Video]


Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 1988 a série estreava na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.

 

Exibida originalmente entre 4 de agosto de 1960 e 27 de abril de 1961 pela emissora NET (atual TV Asahi), National Kid foi uma produção da Toei Company que apresentava um herói vindo da quarta dimensão para proteger a Terra contra invasores do espaço durante 39 episódios semanais. A série também serviu como merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Eletronics Inc (atual Panasonic). A criação foi do mangaká Daiji Kazumine, que apresentou também uma adaptação em quadrinhos de julho de 1960 a dezembro de 1961.

National Kid chegou ao Brasil em 1964 e foi exibido pelas emissoras TV RecordTV Rio (atual RecordTV Rio) e TV Piratini de Porto Alegre (afiliada da Rede Tupi e atual SBT Rio Grande do Sul). Cult da história da TV brasileira, o clássico ganhou uma sobrevida a partir de setembro de 1993 pela Sato Company, que relançou parte da série em VHS. Chegou a ter uma curta exibição nas noites de sexta-feira entre 29 de março a 10 de maio de 1996 como parte do bloco JapAction, pela extinta Rede Manchete. Em 2002, a Cinemagia lançou dois discos com a saga dos Incas Venuzianos. Mais tarde, a Focus Filmes lançou duas boxes da série entre 2009 e 2010.

A voz do herói ficou marcada pela interpretação do veterano Emerson Camargo nas duas primeiras dublagens. O dublador contribuiu também para as versões brasileiras de Ultra SevenPatrineWinspector, além de alguns filmes da franquia Ultraman. Camargo morreu aos 72 anos no dia 14 de abril de 2017.