A polícia de Okayama prendeu hoje (16), um homem de 35 anos acusado de praticar ameaças no Twitter e em outras redes sociais, direcionadas ao estúdio de animação Khara, que é responsável pela tetralogia Rebuild of Evangelion. De acordo com a polícia, o homem, que está desempregado, admitiu ser o autor das mensagens, e que estava ciente do pânico que causava aos funcionários do estúdio.

O suspeito teria publicado as mensagens entre 7 e 18 de julho, que incluíam ameaças de morte e de provocar incêndio, fazendo apologia ao incêndio criminoso ocorrido na Kyoto Animation no dia 18 de julho. Para a polícia, o homem alegou que os direitos autorais das animações produzidas pelo Khara pertenciam a ele, e que o mesmo teria se irritado após o estúdio não ter respondido nenhum de seus e-mails.

Em agosto, a polícia japonesa também prendeu outro homem, em Tóquio, após o suspeito ter enviado ameaças a Square Enix, ocasionando uma paralisação temporária das atividades da empresa, após prometer repetir o incêndio da Kyoto, que fatalmente terminou em 36 vítimas e outros 33 feridos.

O estúdio Khara atualmente produz Evangelion: 3.0+1.0 (Shin Evangelion Gekijō-ban :||), quarto e último filme de Rebuild of Evangelion, baseado na série de animê original Neon Genesis Evangelion, e que chega aos cinemas japoneses em junho de 2020. A empresa foi fundada por Hideaki Anno no ano de 2006, e o nome khara vem da palavra grega χαρά, que significa alegria.

[Via Anime News Network]