Apesar de nunca ter sido exibido oficialmente no Brasil, o animê original de Mazinger Z, datado do ano de 1972, estreou em uma transmissão nacional nada convencional na última semana. A série faz parte da nova aposta da Toei Animation junto à programação de bordo dos voos da Latam, que já exibiu nos últimos meses Dragon Ball Z, Digimon, Os Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon S.

O clássico dos robôs gigantes chegou com uma surpresa. Segundo anúncio feito pela Toei em suas redes sociais, o animê está com áudio dublado em português e espanhol (nos nossos vizinhos latinos, a série teve uma passagem de sucesso considerável). Além dele, o animê Nadja (exibido por aqui pelo Cartoon Network e Boomerang, além de figurar atualmente o catálogo do Looke) também está disponível ao longo do mês de novembro com dublagem.

Os episódios dos dois animes estarão disponíveis em todos os voos da América Latina. O serviço do Latam Play é disponível (obviamente) para aviões com tela individual, mas também pode ser acessado por smartphones, tablets e notebooks (somente durante o voo).

Mazinger Z foi criado em 1972 pelo renomado Go Nagai, um dos nomes mais influentes dos quadrinhos japoneses. Foi pioneiro ao estabelecer o conceito de um robô gigante pilotado por um humano numa espécie de simbiose. O plot básico da história acompanha a luta do jovem Kouji controlando Mazinger Z para enfrentar as tropas do Dr. Hell, um arqueólogo que ficou louco após descobrir um grande poder escondido em ruínas de uma era pré-grega.

Produzido pela Toei alguns meses após o início da publicação do mangá, a série animada original rendeu 92 episódios dirigidos por Tomoharu Katsumata, que trabalhou em outras adaptações de obras de Go Nagai na mesma época, como Devilman. Um remake de 2009 chegou a ser exibido por aqui pela Netflix, com o título Mazinger Edition Z: The Impact!, enquanto o extinto canal Animax exibiu uma espécie de paródia de 2004 chamada Panda-Z: The Robonimation. Nos cinemas, o filme Mazinger Z: Infinity foi exibido no ano passado, chegando posteriormente em plataformas digitais com dublagem em português.

Nadja (Ashita no Nadja, no original) foi concebido em 2003, rendendo 50 episódios e posteriormente uma adaptação em mangá. Narra a jornada da garota órfã Nadja, que um belo dia recebe uma carta dizendo que sua mãe ainda está viva. Ao lado de uma companhia circense ela embarca na missão de descobrir a verdade sobre sua família, mas também aprender bastante sobre si mesma. A série estreou por aqui em 2006 pelo Cartoon Network.

[Via Fanpage Toei Animation]