Para a virada do ano, o canal pago Cartoon Network resolveu fazer “mini-maratonas” de várias séries, com o que seriam os melhores episódios dos grandes títulos da programação em 2019. Dentre eles, os animês Dragon Ball Super e Captain Tsubasa foram escalados, mas não faça muita festa, pois as maratonas são realmente “mini”.

Ambas as séries terão apenas seus dois últimos episódios reapresentados na madrugada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Dragon Ball Super começa 1h da madrugada, com a exibição de “A maior luta de todos os tempos! A batalha definitiva pela sobrevivência!” (episódio 130) e “Desfecho milagroso! Adeus, Goku, nos vemos em breve!” (episódio 131).

Captain Tsubasa começa em seguida, às 2h, com a exibição de “O chute milagroso” (episódio 51) e “Um sonho sem fim” (episódio 52). A série inclusive está fora da grade de programação regular, sem previsão de retorno.

[Via Programação]


A série Dragon Ball Super foi lançada no Japão em 2015, sendo encerrada em 2018 com 131 episódios. A história se passa após a derrota de Majin Boo na série Dragon Ball Z, com novos inimigos para Goku, que agora pode superar os níveis de força de um deus.

A versão dublada da série é exibida no Brasil pelo Cartoon Network desde 2017, quando chegou a ser líder de audiência na TV paga. Todos os episódios estão disponíveis no idioma original com legendas em português pela Crunchyroll.

Uma adaptação em mangá é publicada no Brasil pela Panini e segue em desenvolvimento no Japão.


Criado por Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa surgiu como mangá em 1981, nas páginas da popular revista Shonen Jump (berço de outros sucessos como Dragon Ball e Naruto). A série original rendeu 37 volumes encadernados, se encerrando em 1988, além de um animê de 128 episódios em 1983 (ambos inéditos no Brasil).

Após o fim do primeiro mangá, o autor desenvolveu inúmeros spinoffs, trazendo os personagens clássicos em novos campeonatos. Desde 2013 ele trabalha em Captain Tsubasa: Rising Sun, na revista Grand Jump.

A nova série de Captain Tsubasa estreou em abril de 2018 no Japão, com animação do estúdio David Production (Jojo’s Bizarre Adventure) e direção de Toshiyuki Kato (Full Moon o Sagashite). Ela reconta mais uma vez a saga de evolução do jogador Tsubasa Ozora: apaixonado por futebol desde a infância, ele muda o destino do time de sua nova escola, conhecida pelos atletas “perna-de-pau”.

Outras duas versões já foram exibidas no Brasil com o título de Supercampeões. A primeira (Captain Tsubasa J, no original) foi exibida a partir de 1997 na extinta Rede Manchete. A segunda (Captain Tsubasa Road to 2002, no original), teve alguns episódios lançados em DVD e ganhou exibição pelo Cartoon Network e RedeTV!, além de uma passagem pela Netflix apenas com o idioma em espanhol disponível.