Depois de três temporadas regidas pelo WIT Studio, o hit Attack on Titan está de casa nova. O MAPPA (de Yuri!! On Ice, Ushio & Tora, Dorohedoro) é o estúdio responsável pela a animação da temporada de despedida, e finalmente podemos ver parte do resultado no trailer divulgado pelo site oficial nesta sexta (29).

Confira:

A troca de bastão foi representada pelo próprio autor da obra, Hajime Isayama, que fez um desenho para agradecer o trabalho do WIT Studio até então (imagem abaixo). Em seu depoimento publicado pelo site oficial, o criador comemorou que a animação seguiu até a conclusão de sua história, relembrou que está na série há mais de 10 anos e também agradeceu a Tetsuro Araki, o diretor da primeira temporada.

Araki também fez comentários, revelando que estava trocando informações em reuniões com o MAPPA há tempos, para realizar a troca de estúdio de forma tranquila e se disse ansioso pela continuação da jornada de Eren.

Homenagem de Hajime Iasayama ao WIT Studio/Reprodução shingeki.tv

Attack on Titan – A Temporada Final tem direção agora de Yuchiro Hayashi, que dentro do MAPPA comandou as duas temporadas de Kakegurui e Dorohedoro (ambos exibidos por aqui pela Netflix). Já o comando dos roteiros segue nas mãos de Hiroshi Seko, que escreveu para episódios de todas as temporadas da série.

Apesar do teaser revelado no ano passado indicar a estreia para o último trimestre deste ano, nem o novo trailer nem o site confirmaram uma data. Com a onda de adiamentos na indústria da animação japonesa, por conta da pandemia de COVID-19, é esperado que a produção tenha freado essa divulgação.

Isso não impediu, no entanto, o anúncio da exibição de Attack on Titan: Chronicle, uma compilação dos 59 episódios da série, que serve de introdução para a saga final. O filme resumão será exibido (se nada mudar) a partir de 17 de julho no Japão, em curta temporada nos cinemas.

A compilação também ganhou um trailer (abaixo) e uma página oficial.


Fonte: Site oficial de Attack on Titan


Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi criado como mangá por Hajime Isayama em 2009, nas páginas da Bessatsu Shonen Magazine. Os capítulos reúnem até o momento 31 volumes encadernados, com publicação no Brasil pela Panini – que também trouxe os spinoffs da franquia Ataque dos Titãs: Antes da Queda e Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos.

O animê surgiu em 2013, pelo WIT Studio, tornando-se um sucesso mundial. Conta a história de um mundo distópico onde a humanidade vive isolada por muros, buscando a sobrevivência contra os “titãs”, criaturas enormes que se alimentam dos homens.

A exibição oficial do animê acontece pela Crunchyroll, que disponibiliza todas as temporadas com legendas em português.

Dois longas-metragens em live-action, produzidos em 2015, foram exibidos em sessões restritas em cinemas do Brasil em 2018. Saiba mais em nossas críticas aqui e aqui.