No finzinho de janeiro inauguramos no site o espaço J-Pédia, dedicado a ser uma “database” da cultura pop japonesa no Brasil. A enciclopédia resgata nossas antigas matérias sobre séries exibidas por aqui, agora com informações revisadas, corrigidas e atualizadas, além de expandidas em seu conteúdo.

Depois de Jaspion e Changeman, agora foi a vez de falarmos sobre o Pirata do Espaço. Este foi o primeiro animê exibido pela então “recém-nascida” Rede Manchete na 1ª metade dos anos 1980, sendo também a primeira vez que o nome do renomado mangaká Go Nagai foi visto oficialmente por aqui. Porém, a série foi tocada mesmo por outra pessoa, que mudou muito dos conceitos originais até chegar na versão que vimos.

Curiosidades sobre a produção e sua passagem pelo Brasil estão na matéria principal (que você pode acessar aqui), mas em breve devem rolar alguns conteúdos extras na J-Pédia (o guia de episódios do animê está em desenvolvimento).


O conteúdo da J-Pédia ainda é pequeno, pois estamos trabalhando no resgate e validade das informações aos poucos. As próximas matérias devem ser a de Flashman, dentro do gênero tokusatsu, e também de um dos primeiros animês exibidos por aqui nos anos 1990. Sugestões são bem-vindas. ;)