O primeiro animê de Shaman King (2001) entrou parcialmente no catálogo da Vix, serviço gratuito de streaming com propagandas. Dos 64 episódios a animação do Xebec, 13 estão disponívels na plataforma, apenas com opção de dublagem em português.

Imagem: Screenshot da página de 'Shaman King' na VIX.

Clique na imagem para acessar a série. | Reprodução: VIX.

A animação é licenciada por aqui pela Televix e a série está em qualidade similar a de outras plataformas, como Looke e Amazon Prime Video. Shaman King vai ganhar um remake neste ano, provavelmente cobrindo a trama inteira do mangá. A nova animação está prevista para estrear em abril, trazendo o elenco original de volta, na medida do possível.


Fonte: VIX


Shaman King nasceu como um mangá de Hiroyuki Takei, publicado na popular Shonen Jump entre 1998 e 2004, totalizando 32 volumes encadernados (mas uma reimpressão em 2009 trouxe o chamado “verdadeiro final”). Uma continuação intitulada Shaman King: The Super Star teve início em 2018 na Shonen Magazine Edge, com 3 volumes até então. Outros spin-offs em mangá também foram publicados no Japão ao longo dos últimos anos.

A história começa quando um garotinho chamado Manta, durante um retorno para casa após o cursinho, resolve pegar um atalho por um cemitério. Por lá ele avista um outro garoto, Yoh Asakura, que conversa com um espírito. Em seguida, Yoh entra para a escola de Manta e explica que ele é um shaman, e que procura por um espírito parceiro para participar de um grande torneio mundial de shamans.

O animê de 2001 estreou no Brasil em 2002 pela Fox Kids e teve alguns episódios lançados em DVD. Adquirido pela Globo, teve poucos episódios exibidos, indo para a geladeira por ser considerado impróprio para as manhãs. Mais tarde, foi exibido em plataformas de streaming como o Claro Vídeo. Já o mangá, foi publicado por completo pela Editora JBC, em formato meio-tanko (metade de um volume japonês), totalizando 64 edições – antes de existir o novo final.