A Shonen Jump utilizou suas redes sociais para esclarecer que não teve qualquer envolvimento com pôsteres de políticos japoneses utilizando “imagens de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Segue uma tradução livre do comunicado:

“[AVISO] Nós estamos sabendo de pôsteres de políticos utilizando imagens de ‘Kimetsu no Yaiba’ mas nem a Shueisha nem o Departamento Editorial da Shonen Jump tiveram qualquer participação nisso.

– Departamento Editoral da Jump”

Os cartazes em questão são do atual governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, e de Keisuke Mitsutomo, vereador em Amagasaki (Hyogo), ambos do partido Nippon Ishin no Kai (“Partido da Renovação do Japão”, em tradução livre).

Imagem: Pôster "se apropriando" de 'Kimetsu'.

Via giro_switch. | Reprodução.

A ação não está sendo muito bem vista por fãs da série na internet, mas, mesmo com as até excessivas leis anti-pirataria, provavelmente não há muito o que fazer já que a imagem não utiliza, de fato, nada de Demon Slayer. Um padrão xadrez é comum demais para ser alvo de direitos autorais, e esse padrão já é conhecido no Japão desde o século XVIII.

As cores também são difíceis de ser questionadas pois o verde é uma das cores do partido. O “logo” talvez pudesse ser alvo de questionamentos mas não é exatamente o logo de Kimetsu, apesar de conter uma frase comum provavelmente em referência – poderia até se configurar como uma paródia, não sujeita aos direitos autorais.

Ou seja, provavelmente, não há muito que a Shueisha, ou qualquer outra empresa envolvida com a série, possa fazer.

Essa não é a primeira vez que um político tenta “surfar na onda” de algum grande sucesso. No meio do ano passado, Shigeru Ishiba planejou uma campanha pelo jogo Animal Crossing: New Horizons mas, neste caso, a Nintendo explicitamente proíbe o uso da Nintendo Network para fins políticos no Japão.


Fonte: Giro_Switch e Sora News