Imagem: Cabeça da estátua do Gundam.

Gundam: Estátua em Xangai inspira animação especial por diretor de ‘Gundam SEED’

Estátua de Freedom Gundam será inaugurada no dia 28 de maio, com cerimônia transmitida ao vivo no Bilibili.

Mitsu Fukuda, diretor de Gundam SEED, está preparando um vídeo animado especial para a estátua em tamanho real de Gundam em construção em Xangai, na China. A estátua é baseada no mobile suit ZGMF-X10A Freedom Gundam, de SEED.

Um mini-documentário dos bastidores da produção está disponível no bilibili, um serviço similar ao YouTube, muito utilizado na China, trazendo a fase 4 da construção e já dando uma palhinha da produção da animação. Confira:

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 28 de maio e será transmita ao vivo pelo serviço. Não está claro se a animação será exibida já nesse dia.

Um estátua do RX-78F00 em tamanho real e capaz de se mover foi inaugurada no Japão em dezembro do ano passado, em Yokohama.


Fonte: ANN


Mobile Suit Gundam

Kido Senshi Gandamu

Imagem: O robô Mobile Suit Gundam.

A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980. Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, aproveitando as cenas originais, mas mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e ficaram oficialmente disponíveis no canal Gundam Info por um tempo.

O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.

A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.

Essa primeira série, também conhecida como Gundam 0079, está disponível na Crunchyroll.

Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.

Publicidade
close