Imagem com montagem de 'Flashman' e 'Changeman'.

Fim de uma era! Contrato de ‘Changeman’ e ‘Flashman’ no Brasil expira na próxima semana

Os direitos, que ainda pertencem à Sato Company, serão automaticamente transferidos para a Hasbro, atual detentora de ‘Power Rangers’.

Quarta-feira, 23 de junho de 2021. Essa é a data de expiração do contrato de Changeman e Flashman no Brasil, séries Super Sentai que atualmente estão nas mãos da Sato Company. A distribuidora de Nelson Sato havia adquirido os direitos em maio de 2015, junto com Jaspion, Jiraiya, Jiban e National Kid (que anteriormente estavam com a Focus Filmes).

Com o fim do contrato, não será possível uma renovação, uma vez que a Hasbro, atual detentora de Power Rangers, possui os direitos de toda a franquia Super Sentai. Isso inclui até mesmo séries antigas que jamais foram adaptadas no Ocidente.

A data foi confirmada pelo canal Resistência Tokusatsu, que havia entrevistado Sato em junho de 2020. “A Hasbro comprou a Saban, então é dona de todos os (Super) Sentais. Quando acabar os meus direitos de Flashman e Changeman, essas séries automaticamente serão da Hasbro.

Assista a um trecho da entrevista de Nelson Sato para a Resistência Tokusatsu:

No início de março deste ano, Changeman, Flashman e mais alguns clássicos exibidos pela extinta Rede Manchete deixaram o catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime Video. Desde então as séries Super Sentai de maior sucesso no Brasil ficaram indisponíveis.


Fonte: Resistência Tokusatsu


Sobre Changeman

Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.

Por intermédio da Everest VideoChangeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.

Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.

Entre 22 de março e 13 de setembro de 2020, Changeman foi reprisado nas manhãs de domingo pela Band, junto com Jaspion e Jiraiya. Com a volta do Show do Esporte, os últimos cinco episódios do Esquadrão Relâmpago não foram reexibidos.

Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.


Sobre Flashman

Comando Estelar Flashman é a décima série da franquia Super Sentai, produzida em 1986 pela Toei Company. A saga dos cinco jovens terráqueos Jin, Dan Goh, Sara e Lu começa vintes anos antes quando eles são sequestrados por Caçadores Espaciais ainda na infância. O quinteto é salvo por habitantes do Planeta Flash e passa por um árduo treinamento para aprender técnicas especiais. Ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado por Monarca La Deus, está a caminho do Planeta Terra, Jin e os outro partem para o nosso planeta. Assim começa a jornada dos Flashman, em defesa da Terra e à procura de seus verdadeiros pais.

Devido ao boom de Jaspion e Changeman no Brasil, Flashman foi licenciado pela Everest Vídeo e estreou na extinta Rede Manchete em 6 de março de 1989 como atração do programa Clube da Criança. Até hoje é uma das séries mais queridas pelos fãs brasileiros de tokusatsu e é também reconhecida como uma das melhores séries Super Sentai lançadas por aqui.

Nos anos 1990, Flashman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2010, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD.

Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.

Publicidade
close