As Olímpiadas e Paraolimpíadas de Tóquio são alvo de muita insatisfação entre os japoneses devido à pandemia. Muitas pessoas são contra a realização dos jogos agora em julho, uma vez que podem piorar a situação da COVID-19 no país e fora dele. Uma mensagem da Sailor Moon torcendo pelos atletas japoneses causou grande revolta em fãs.

Mas não é só Usagi (ou Serena) Tsukino que está entre os embaixadores dos Jogos – entre Naruto, Shin-chan, Luffy e os outros personagens, está o Astro Boy (Tetsuwan Atom), do renomado e já falecido Osamu Tezuka. Em meio a críticas, Rumiko Tezuka, filha do mangaká e atual presidente da Tezuka Productions, se pronunciou:

“O contrato para o personagem torcer pela equipe foi assinado na época da decisão de realizar as Olimpíadas e Paraolimpíadas em Tóquio, quando ninguém imaginava que o coronavírus viria. Todos estavam ansiosos pelo evento. Agora, as opiniões estão divididas, mas o Astro Boy vai participar vibrando pelos atletas, como num trabalho profissional”.

Ela explica que seguirá com o contrato, que provavelmente não pode ser facilmente quebrado a essa altura: “Todos os personagens contratados para isso estão na mesma situação. Foi dado a eles um trabalho, que será feito. Não tem nada a ver com se o evento deve ou não ser realizado, então por favor, não falem como se fosse sobre isso” –, mas complementa: “A reação [repulsa] parece ser maior que na época do anúncio [2016?]… Vamos levar essas opiniões a sério ao pensar em futuros licenciamentos”.

Há alguns meses, uma revista japonesa divulgou os planos para a cerimônia de abertura caso o evento tivesse ocorrido em 2020 – como inicialmente planejado –, com Shotaro Kaneda, de Akira, e Mario. É improvável que abertura deste ano ainda corresponda a esse projeto.


Fonte: Yahoo News via Otaku USA Magazine


Astro Boy

Tetsuwan Atom

Um dos maiores clássicos da animação japonesa, Tetsuwan Atom, ou Astro Boy, como conhecemos do lado de cá, é uma criação do “deus do mangá” Osamu Tezuka, que publicou o mangá original entre abril de 1952 e março de 1963.

A primeira série animada, datada de 1963 e inédita por aqui, é considerada o primeiro animê no formato de programa comercial de meia hora para TV. No Brasil, assistimos pela Record nos anos 1980, O Menino Biônico (Jetter Mars), uma “versão genérica” do Astro, criada pelo próprio Tezuka junto à Toei Animation. Em 2003, tivemos um remake do herói original, que passou aqui pelo Cartoon Network e pela Rede Globo, além de ter sido lançado completo em DVD e exibido pelo streaming do Crackle.

Em 2007, três volumes de um mangá de AstroBoy foram lançados no Brasil pela Panini. O mangá em questão é uma releitura de Akira Himekawa, portanto a obra original de Tezuka continua inédita. Em 2012, um especial da Turma da Mônica Jovem reuniu figuras como Kimba, o próprio AstroBoy e a Princesa Safiri (de A Princesa e O Cavaleiro) com Mônica, Cebolinha e os demais em uma história ecológica. Novos crossovers surgiram anos depois nos quadrinhos.