O segundo encerramento de Tokyo Revengers, com a música “Tokyo Wonder”, de Nakimushi, foi postado no YouTube. Quem assiste a série pela Crunchyroll vai notar uma diferença entre essa versão e a do streaming: os manji, símbolo budista, estão presentes nas roupas dos personagens aqui:
A versão internacional retirou (ou escondeu) esses símbolos provavelmente pela semelhança com a suástica nazista – o uso desse símbolo causa polêmica por se associar com a estética de gangues de motos nacionalistas e também por uma estética próxima ao nazismo, e deve ter sido retirado pela associação direta que o público internacional faria entre o símbolo e o nazismo, independente de conhecer todo o contexto dentro do Japão.
Aqui está um exemplo da versão no streaming:
Tokyo Revengers é originalmente um mangá de Ken Wakui publicado nas páginas da Shonen Magazine, da Kodansha, desde 2017, com 22 volumes até o momento, mas a série pode estar já se despedindo, apesar do sucesso. Por enquanto, o quadrinho é inédito no Brasil.
A trama gira em torno de Takemichi Hanagaki, cuja vida não anda nada bem. Para piorar tudo, sua ex, Hinata Tachibana, é assassinada por uma gangue criminosa altamente perigosa. No meio dessa bagunça, o jovem acaba viajando para o passado, 12 anos antes dos eventos que vivia, quando ainda namorava a garota. Então, ele decide se infiltrar na gangue para salvar Hinata.
A animação do estúdio LIDEN FILMS que adapta a história está sendo transmitida no Japão e pode ser vista simultaneamente pela Crunchyroll, inclusive com dublagem. Confira nossa resenha do primeiro cour do animê.
Fonte: Release de imprensa.
Acho que eu nem preciso comentar, a dublagem dessa segunda temporada tem que acontecer, eu sei que ainda tão fazendo isso com a primeira, mas temos que apoiar o mais cedo possível.
Tokyo Revangers tem uma ótima dublagem e se um dia surgir um ”novo Loading” na tv aberta (algo que so vai acontecer de novo em 2.040), ele tem que passar la completo e sem censura.
Em pleno 2021,já devia ser conhecimento público que a suástica manji é um símbolo budista,eu acho engraçado é gente que se ofende ainda,sendo que esse símbolo existe muitos anos antes que o nazismo.
Especialmente para quem já acompanha os animês a muito tempo, isto não é novidade. Esta censura é uma grande frescura. Além disto, o símbolo não é exatamente o mesmo do nazismo. Se fosse o “cicrulo branco, com a suástica inclinada no centro”, ai tudo bem.
Se esse novo canal aparecer, quero ver se ele vai trazer os Tokusatsus de volta pra tv aberta, por o loading so trouxe power ranger e o Ultra Man ficou só na promessa.
E a cnn nem vai pensar nisso.
Cara não culpo por isso, vamos ser sinceros ainda a muita resistência de países ocidentais em relação a cultura oriental, mesmo com esse boom dos animes e tal ainda enfrentam censura, proibições e alterações.
Nesse caso ele teriam a alternativa de ensinar o que é o símbolo Manji, só que sabemos q tem desocupados na internet e afins q não tão nem ai pra explicações e iam acusar de apologia ao nazismo e ponto. Internet é isso ae, expandiu n só o conhecimento como tbm a ignorância. Eles só recorreram a saída mais rápida.
E fácil pra gente que já ta inserido nesse meio reconhecer isso, mas pra esses pais babacas, conservadores idiotas e até a galerinha q paga de engajadinha pra ganhar curtida ia levar essa pro lado erra.
Infelizmente nem todo mundo tem esse conhecimento e sabemos como tem gente retardada na internet que gosta de arranja confusão sem antes procurar se informa. Acho q só recorreram pra saída com menos aporrinhação.
Complicado. Acho idiota? Com certeza. Mas pra gente que já curte anime e tal é mole saber que não tem nada haver com nazismo, mas pra quem tá de fora é outros 500. E hj numa era que qualquer coisa já vira alarde sem verificar, entendo o pq dessa escolha. Infelizmente nem todo mundo tá disposto a aprender e ae rola esse tipo de decisão preguiçosa.
Pessoal acredita em fake news em 2021, maioria do pessoal não sabe o que é um livro, melhor não sabe o que é ler e você espera que saibam que isso é uma suástica invertida?
Acho que é melhor retirar mesmo, pois de retardado já tá cheio na internet e iam acabar associando o anime com coisas ruins.
Então você acha certo o Japão censurar algo da cultura deles por causa de imbecils ignorantes? É a mesma coisa em Demon Slayer que querem tirar aquele simbolo do sol nascente dos brincos do Tanjirou por que remete ao Japão Imperial sendo que é algo desde os primordios do Japão.
Não! tem que mostrar sim,e que se dane esses idiotas ignorantes.
Não é segunda temporada, é o segundo cour, que faz parte da primeira temporada
O pessoal tem uma certa dificuldade em diferenciar cour de temporada, eles pensam que um anime com dois cours possuem duas temporadas e não uma única temporada, sobre suástica esse foi um símbolo modificado, pervertido e ressignificado pelos nazistas, eu lembro que algo similar aconteceu com o personagem Kazemaru de Yu Yu Hakusho na década de 90, pois o dono da emissora era Judeu, até explicar a origem do símbolo que é demais de 5 mil anos atrás e representa algo diferente para cada cultura sendo hinduísmo, budismo entre outras culturas asiáticas, inclusive é visto entre os celtas, contudo é mais fácil censurar, com esse mundo polarizado de hoje se esse anime aparecesse em TV aberta e você tivesse comprado uma camiseta que mostra esse símbolo, ninguém iria te perguntar o significado já iriam te rotular como neo nazista, entre outros adjetivos, portanto é mais fácil censurar do que aprender, nessa sociedade que primeiro você bate e depois pergunta.
Pena que o Marketing fala mais alto pro lado dos ignorantes.