A contagem regressiva começou! Kamen Rider Black Sun finalmente ganhou data de estreia mundial via Amazon Prime Video. Será em 28 de outubro, daqui a exatamente oito semanas.

Não tenho dúvidas de que esta será a grande série tokusatsu de 2022. Tanto por ser o reboot da série clássica Kamen Rider Black – que completa 35 anos em outubro, quanto por ter Hidetoshi Nishijima, astro principal do premiado filme Drive My Car – vencedor do Oscar deste ano, na categoria de Melhor Filme Internacional –, no papel de Issamu Minami (Kotaro Minami, no original).

Começamos a semana com a imagem do Monstro Mutante Aranha desta versão – tivemos cinco logo no primeiro episódio da série de 1987. Quando vi a imagem, a primeira coisa que veio à minha mente foi A Besta do filme Krull (1983), pois são meio parecidos.

Outro ponto interessante é que Nobuhiko Akizuki/Kamen Rider Shadow Moon terá um antagonismo equivalente ao Magneto em X-Men, liderando uma revolução dos kaijin contra os humanos. Mas o que me chamou mais atenção mesmo foi o fato de que os membros de Gorgom serão interpretados por atores reais.

Quem assistiu o Black original sabe que tivemos atores que interpretaram o sacerdote Danker (Darom), a sacerdotisa Pérola (Bishum), o espadachim das trevas Taurus (Bilgenia). Já o sacerdote Baraom e os monstros mutantes Morcess e Baleia eram monstros interpretados por dublês e atores de voz. Só que todos eles serão interpretados por atores em Black Sun.

Os sacerdotes Danker, Baraom e Pérola serão interpretados por Baikaiju Nakamura II, Pretty Ota e Yo Yoshida, respectivamente. Baraom terá uma versão humana desta vez, sendo que sua contraparte original havia aparecido como humano em alguns disfarces – até se passando como Nobuhiko, inclusive. Taurus já tinha uma versão humana e apareceu poucas vezes em versão civil.

A curiosidade mesmo será como a produção irá tratar Morcess e Baleia, que eram monstros na série clássica. O primeiro – que é uma referência ao Homem-Morcego (não é o Batman, tá?) da primeira série Kamen Rider – era um serviçal de Gorgom que morreu no antepenúltimo episódio. E o segundo foi um grande aliado de Black na batalha final contra Gorgom. Agora, qual será o propósito de suas versões humanas no reboot? Ainda é cedo para a resposta.

Só o que sabemos, até agora, é que o Monstro Baleia será interpretado por Gaku Hamada, o garoto Tsutomo Niiboshi no filme Ultraman Tiga, Ultraman Dyna & Ultraman Gaia: A Batalha no Hiperespaço (1999). E Takahiro Miura, o novo Taurus, foi Jean Kirstein nos filmes live action de Attack on Titan (2015) e um jornalista no filme Shin Godzilla (2016).

Fica uma expectativa no ar sobre a possibilidade deles se transformarem. Não tenho dúvidas disso, até por causa das figuras que eles irão representar. Colocar atores, boa parte com visuais civis, é uma excelente estratégia para o produto ser mais convidativo para o público adulto. Kamen Rider Amazons, outra produção da Toei em parceria com o Prime Video, se destacou por sua temática extremamente violenta. Black Sun seguirá o mesmo caminho e terá uma versão mais subversiva de Gorgom.

Torço para que Black Sun consiga se destacar também fora da esfera do fandom de tokusatsu, seja aqui no Brasil ou em outros países. Não só por ter um astro de um filme premiado, mas também pelo seu grande potencial. O Prime Video já começa a se destacar por produções como a nova série de O Senhor dos Anéis e isso pode ser um bom sinal.

Assista ao novo trailer de Kamen Rider Black Sun:


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.