Em 28 de novembro de 2008…

… o JBox noticiava sobre o fim das negociações da Focus Filmes para o lançamento de O Fantástico Jaspion em DVD por aqui. O lançamento ficou para 2009, com dois boxes trazendo a série completa — anos depois relançados em um único digipack.

O padrão visto em Jaspion serviu como “modelo” para os lançamentos seguintes de tokusatsu pela empresa (que também apostou em Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban e National Kid). A primeira caixa sempre vinha dentro de uma lata, com espaço para receber a segunda caixa em seguida.

Nessa edição de lata, também rolavam alguns brindes, sendo que Jaspion contou com cartões postais e um boneco um tanto esquisito (pra dizer o mínimo) do protagonista. O que se conta é que a empresa responsável pela miniatura havia prometido algo completamente diferente do resultado final, porém a Focus estava com o prazo estourado para por o produto no mercado e foi “obrigada” a aceitar o que chegou.

imagem: boneco do Jaspion, de frente e de costas

O famoso boneco. | Foto: JBox

Confira algumas fotos do box:

 

Considerando o empenho na época, é um dos poucos casos em que um produto de home video daqui ganhou um lançamento mais caprichado que no Japão, onde foram lançados somente os DVDs avulsos (até porque o apelo do personagem é infinitamente maior entre os brasileiros).

Os DVDs de Jaspion, além da dublagem clássica, traziam pela primeira vez de forma oficial o áudio original com legendas. Como extras, havia comentários em áudio tocados pelo cantor Ricardo Cruz (JAM Project, Danger 3, Anison Lab), Eugênio Furbeta (do portal TokuBrasil), os jornalistas Rodrigo Guerrino e Marcelo Goto durante os primeiros 14 episódios. Também havia uma entrevista com o sr. Toshihiko Egashira, que foi responsável pelo licenciamento original da série no Brasil.

Jaspion teve também mais “sorte” se comparado aos seus colegas. Depois dele, todos os lançamentos de tokusatsu pela Focus Filmes apresentaram algum problema, desde os mais simples (mas que irritam os fãs mais exigentes), como vinhetas de intervalo ausentes, a episódios com logo do canal Toei Channel ou legendas mal traduzidas.

Esse segue sendo, até hoje, o único lançamento da série em DVD no Brasil, embora uma edição pirata tenha chegado às prateleiras de algumas lojas em 2018 e, no mesmo ano, uma edição em Blu-ray (sem remasterização) chegou aos EUA. Vale lembrar que o seguimento de home video foi como o herói foi lançado em nosso país, antes mesmo da estreia na Manchete, através de fitas de VHS (e toda a série foi lançada nesse formato).

Hoje, e desde 2015, a produção é distribuída pela Sato Company, e está em serviços de streaming apenas com opção legendada (como o Prime Vídeo, e o próprio canal da Sato no YouTube). Esse e outros tokusatsu exibidos no Brasil da “época da Manchete” já estiveram no streaming dublados, mas as versões brasileiras foram retiradas por questões ligadas aos direitos conexos dos dubladores, sem expectativa de uma solução breve.

 

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Oficial: Focus Filmes lançará Jaspion em DVD!, por Fábio Soares


No Instagram

Pela hashtag #ArquivoJBox, relembramos notícias como essa quinzenalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!