Durante o episódio 32 de Delicious Party Precure, há um momento em que Secretoru pergunta a Spiritoru se “Nada de especial aconteceu” e ele responde apenas “Nada”.

O diálogo breve parece resumir bem os últimos capítulos dessa temporada, que nem mesmo conseguiram desenvolver de forma eficiente suas protagonistas.

Volto a dizer que episódios sem grandes acontecimentos são comuns em Precure. O problema é sentir que esses episódios não acrescentam em nada ao espectador, nem mesmo passam uma sensação de alegria para o fã que assiste.

É verdade que alguns aspectos do “imaginário” que Delicious Party foram aprofundados, mesmo assim a sensação foi de que nada ali foi muito importante.

Viagem ao CoziReino

imagem: menino de chapeu.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Foi o que aconteceu no episódio 29, em que as protagonistas finalmente conheceram o famoso CoziReino. O episódio não foi ruim e fez aquilo que Precure costuma saber fazer: desenvolver histórias fechadas com foco um “personagem do dia”.

A história de Cerfeuil serviu para deixar o episódio mais ágil, mas também não teve nenhum ponto alto narrativo.

Este ainda foi o primeiro capítulo em que vimos Secretoru atuando “em campo”, embora a motivação que a levou atacar o CooKingdom e não a cidade das precures não tenha sido bem exposta.

Entretanto, foi somente no capítulo seguinte (de número 30) que descobrimos como os poderes de Secretoru influenciam a comida. Ao sequestrar fadas de comida, ela consegue fazer com que um determinado alimento seja “apagado” da existência e da memória das pessoas ao redor.

Isto foi um grande problema para Rosemary, que decidiu participar de uma competição de yakissobas no episódio. Pouco há a acrescentar aqui: Rosemary como um personagem em si não pareceu crescer nada e a lição de união entre o grupo já havia sido aprendida diversas vezes em capítulos passados.

Ao menos o “trailer” de divulgação do yakissoba de Rosemary criado pelas precures foi uma boa piada no meio de toda a situação.

A princesa e a precure

imagem: yui e a princesa.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Precure é uma franquia que possui uma fórmula bem explícita em seus episódios. Não há nenhum problema nisso, mas este fã que escreve confessa que adora quando essa fórmula é quebrada, ainda que apenas um pouco.

Foi o que aconteceu no episódio 31, que parecia mais uma versão de Precure da história de “O Príncipe e o Mendigo”. Não houve monstros, nem grandes vilões, mas no geral, a aventura de Yui, que se disfarçou como a Princesa Maira, foi divertida e reconfortante.

A ideia de mostrar alguém que precisa descobrir sua autoconfiança também é bem-vinda, principalmente em uma série infantil que busca abraçar ideias de amor e esperança em sua narrativa. Isto tudo é muito importante para as crianças em geral.

Dizer que Delicious Party não tenta trazer novidades e sair da fórmula da franquia seria mentira. Além deste episódio 31, a série adicionou um companheiro masculino para as meninas, uma narradora para os episódios e uma subtrama de romance para Yui e Takumi. O único problema é que são poucos os casos em que o resultado dessas quebras de fórmula é eficiente.

Mais um festival?

imagem: a fada pam-pam.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Ok, festivais em animes não são nada incomuns. Mas chega a ser engraçado que em um intervalo que Delicious Party Precure conseguiu colocar dois episódios focados em festivais de comida quase um atrás do outro. E mais interessante ainda é notar que ambos os episódios tinham como foco comidas preparadas com macarrão (yakissoba no capítulo 30 e udon no capítulo 32).

Ao menos este episódio 32 trabalhou um pouco mais a figura de Mem-mem e das fadinhas de comida. Ficamos sabendo que o pequeno dragão tem o dom da adivinhação com o macarrão e isso é pelo menos fofo.

Uma pena que é impossível acreditar que esse poder será reutilizado no futuro. Espero apenas que tenhamos um capítulo focado em Pam-Pam, pois Kome-Kome já tem destaque demais neste animê.

Com isso, fechou-se um mês de Delicious Party Precure sem grandes acontecimentos e sem nada realmente marcante. Mesmo os pontos positivos não foram extraordinários ou tiveram grande carisma. Considerando que o próximo capítulo é um especial de Halloween, acredito que esperaremos até o fim do ano para vermos esta história começar a se mover.

Confira as outras resenhas da série:

Episódio 1, 2-4, 5-7, 8-11, 12-15, 16-18, 19-22, 23-25, 26-28.


Delicious Party Pretty Cure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.