Em geral, nas séries de Precure, após a adição de uma nova heroína no meio de uma temporada, os episódios que se seguem são mais mornos e simples, pelo menos até um vindouro novo ponto de virada que faz a história correr novamente.

Para driblar essa sensação de ociosidade normal em uma série com “monstros da semana”, esses episódios costumam mostrar como a simples presença da nova heroína pode revigorar as interações do time.

Só que infelizmente, a introdução de Amane/Cure Finale ao grupo de Delicious Party Precure trouxe poucas mudanças à dinâmica do time e até mesmo alguns dos episódios mais enfadonhos da temporada até o momento.

Amane e sua falta de vigor

imagem: amane e seus irmãos.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Foi o caso dos capítulos 19 e 20 de Delicious Party, que pareciam mais versões animadas e sem graça de algum programa televisivo de variedades.

O episódio 19, por exemplo, foi mais focado na “disputa” das garotas para criar o melhor bolo de aniversário para os irmãos gêmeos de Amane, do que nas relações da heroína com seus familiares de fato.

E sejamos sinceros: por mais que a série tente, os irmãos de Amane são tão secundários que toda a história da “briga” deles com bolos de aniversário foi apenas sem graça e com o peso emocional de um grão de farinha.

Já o episódio 20 trouxe alguma graça com as aulas de etiqueta ministradas por Amane para as outras meninas. Ainda assim, falhou ao criar uma conexão rasa entre Kokone e Amane – o que é curioso, pois as duas meninas tem suas similaridades e Kokone é uma das personagens que mais tem apresentado material para crescer na série.

É compreensível que Amane não vai ter uma personalidade extremamente chamativa por ser uma jovem mais reservada e uma pequena “dama” em meio a adolescentes, mas a sensação que fica é que Delicious Party não está sabendo trabalhar a personagem.

Mesmo as ações da garota como Gentlu pouco foram abordadas nesses últimos capítulos, como se os roteiristas ignorassem a bagagem emocional que isso poderia trazer à passagem de Amane pela história.

Ran-Ran ao resgate

imagem: ran ran e sua avó.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Felizmente, o capítulo 21, focado em Ran/Cure Yum-Yum trouxe maior energia à temporada. É fato que Ran é a protagonista mais carismática e engraçada das quatro, com seu jeito agitado e incomum.

Entretanto, esse episódio foi realmente bom pelas diversas situações e ensinamentos que trouxe. Fazer com que Ran brigasse (ainda que brevemente) com Amane, por exemplo, foi um passo relativamente corajoso para a temporada.

Além disso, o capítulo soube expor bem a importância de uma loja de doces para a memória de Ran e das demais pessoas da cidade. Isto fortaleceu demais as sensações de perigo e preocupação trazidas quando as memórias são roubadas pelos vilões da temporada.

Até mesmo a “lição moral” do episódio foi bonita e emocionante, com Ran entendendo que tudo na vida tem um fim e que muitas vezes o velho precisa dar espaço para o novo nascer (e as metáforas que podem ser tiradas daqui são diversas).

Por fim, importante dizer que a cena do final é uma das mais lindas de toda a temporada.

Um Black Pepper confuso

imagem: o takumi na sua roupa transformada.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

No episódio 22, tivemos finalmente um capítulo focado em Takumi/Black Pepper, que durante a temporada não tem fugido muito do papel de “Tuxedo Mask” que muitos imaginavam que ele teria na série.

O capítulo, pelo menos, mostrou um novo lado de Takumi como um bom cozinheiro e até abraçou algumas de suas inseguranças. É verdade que seria melhor se os problemas internos do personagem se encaixassem melhor com a sub-trama do rapaz que busca animar a amiga no hospital, mas ver um pouco de Takumi é sempre interessante.

Ele até mesmo ganhou novos ataques durante a batalha da semana. Seria muito interessante inclusive se a série desse aos espectadores uma grande luta entre Black Pepper e Narcistoru, já que os dois personagens parecem estar criando uma rivalidade entre si – mas no fim acho que quem vencerá o vilão será Cure Finale, que foi usada por ele no começo da temporada.

Por falar em Narcistoru, fico me perguntando por quanto tempo a série colocará ele como único vilão a invocar monstros nos episódios. Seria interessante se Secretoru também deixasse a base secreta para enfrentar diretamente as precures em algum momento.

Ou talvez a série nos apresente um novo vilão mais para frente. As possibilidades são muitas, não é mesmo? Só espero que a Delicious Party não demore a entregar mais novidades em sua história.

P.S.: Confesso que senti que Yui estava meio apagada nesses episódios. Acho que a líder das precures acabou ficando com uma personalidade tão genérica que talvez até os roteiristas tenham dificuldades de dar destaque a ela como fazem com Ran ou Kokone.

Confira as outras resenhas da série:

Episódio 1, 2-4, 5-7, 8-11, 12-15, 16-18.


Delicious Party Pretty Cure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.