Em 12 de dezembro de 2013…

imagem: recorte com notícia da época
… o JBox noticiava a exibição de Knights of Sidonia pela Netflix, o primeiro animê do streaming a carregar o selo de “original”.

Como ocorreu com muitas outras, a animação foi primeiramente exibida na TV japonesa — de 11 de abril a 27 de junho de 2014 — chegando ao serviço internacionalmente no dia 4 de julho de 2014, com opção de dublagem em português.

A animação rendeu mais uma temporada, que chegou ao serviço no dia 3 de julho de 2015, também com dublagem — essa foi transmitida na TV japonesa de 10 de abril a 26 de junho daquele ano.

Embora só tenha estreado na plataforma depois da exibição no Japão, vale pontuar que a rapidez com a qual a série chegou com dublagem — menos de 15 dias após a transmissão do último episódio — é bem maior que o padrão atualmente (geralmente, levam-se alguns meses entre a exibição japonesa e a estreia dublada no serviço).

Apesar de ser comum que os “originais” da Netflix passem, algum tempo depois, em canais de TV — mostrando que a exclusividade é por tempo limitado em mídias que não sejam streaming –, hoje sabemos que até para o streaming o selo possui validade: no ano passado, a então Funimation (hoje Crunchyroll) anunciou a aquisição das duas temporadas, que devem estrear na Crunchyroll em algum momento.

Além disso, a empresa também prometeu a exibição do filme de 2021 no cinemas dos EUA — essa estreia também não ocorreu ainda — e a exibição da vindoura terceira temporada, anunciada em 2017. Dado o tempo transcorrido desde o anúncio, é possível que a série ainda esteja passando por algum tipo de trâmite burocrático (ou o streaming está apenas esperando um momento que considera mais oportuno).

Essa não é a primeira promessa não cumprida da Funimation: a estreia de Robotech, anunciada também em 2021, segue sem notícias.

O mangá original de Knights of Sidonia foi publicado por completo no Brasil pela Editora JBC, que também acompanhou a vinda do autor, Tsutomo Nihei, na CCXP de 2016. Na época, outra de suas obras, Blame!, tinha uma animação anunciada também pela Netflix (e essa continua por lá).

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Netflix exibirá anime Knights of Sidonia, por Fábio Soares

Fonte adicional: Netflix’s first original anime series ‘Knights of Sidonia’ debuts July 4th, por Carl Franzen (The Verge)


No Instagram

Pela hashtag #ArquivoJBox, relembramos notícias como essa quinzenalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!