A agência de talentos Sigma7 informou nesta terça-feira (28 de fevereiro) que o dublador Shozo Iizuka faleceu no ultimo dia 15 de fevereiro, vítima de insuficiência cardíaca aguda, aos 89 anos.

Nascido em 23 de maio de 1933, Iizuka era conhecido por papéis como Ryu Jose em Mobile Suit Gundam, Nappa em Dragon Ball Z, Caramel Man em Dr. Slump, Jangal em Voltes V, Heart em Hokuto no Ken, entre outros personagens em animês.

No gênero tokusatsu, Iizuka emprestou sua voz para inúmeros papéis, especialmente vilões, como Hakaider em Kikaider, Satan Egos em Battle Fever J, Hell Satan em Sun Vulcan, entre tantos outros. Só pra citar séries exibidas no Brasil, Iizuka foi a voz original de Eikes (Alien Genos) em Spectreman, Debonoba em Lion Man (branco), Monsu em Machineman, Dick (Jeeg) e Savoo em Changeman, Danker (Darom) em Kamen Rider Black, Bosgan em Kamen Rider Black RX e M1 em Ultraman X.

Ainda em tokusatsu, ao longo da década de 1980, Iizuka se destacou nas séries Metal Hero, emprestando sua voz para os vilões Don Horror em Gavan, Maoh Saiki (Maoh Psycho) em Sharivan, Kubilai em Shaider, Satan Goss em Jaspion, General Deslock (Deathzero) em Spielvan, alguns vilões do Império Neroz em Metalder, Dokusai em Jiraiya e Dr. Jean Marrie (Dr. Giba) em Jiban.

Iizuka também era famoso por dublar no Japão os filmes de faroeste, mas destacou-se também em animações estadunidenses, sendo a voz do protagonista Carl Fredricksen em Up – Altas Aventuras e do Dr. Jumba Jookiba em Lilo & Stitch, além de narrar programas da TV japonesa.

Seus trabalhos em Jaspion e Dragon Ball Z podem ser conferidos oficialmente no Brasil, com legendas — o primeiro pelo Amazon Prime Video e o segundo via Crunchyroll.

Deixamos aqui os nossos sentimentos.


Fonte: Anime News Network