Segundo uma reportagem do Sensor Tower, o jogo mobile Umamusume: Pretty Derby, lançado em 2021, já teria arrecadado 2 bilhões de dólares (9,8 bilhões de reais) nesses dois anos no ar. Vale pontuar que, até o momento, o game está disponível apenas no Japão e em alguns outros territórios da Ásia, sem lançamento global (e nem em inglês), embora, talvez, haja planos.

O jogo tem feito certo barulho desde seu lançamento no Japão: ao longo de 2021, ele dominou os assuntos no Twitter japonês, conquistando mais de 10 milhões de downloads em 7 meses após ficar disponível.

A restrição geográfica não impediu a Cygames de ter em seu portifólio um dos jogos mobile mais rentáveis do mundo (em meados de 2022, já eram mais de 1,5 bilhão de dólares gastos por consumidores do jogo segundo a Data.AI, mas as informações da Sensor Tower diferem um pouco).

O lançamento mundial pode parecer um passo óbvio, mas seria preciso fazer estudos sobre potencial recepção de mercado em outros territórios e outros fatores, além de definir estratégias de divulgação: até o momento o Japão representa 95% da receita do jogo.

Umamusume é uma franquia multimídia da Cygames, já possuindo vários mangás e duas temporadas de animê, ambas disponíveis pela Crunchyroll. O nome, “Garotas Cavalo”, já dá uma dica do conteúdo da série: são garotas com rabo e orelhas de cavalo tentando se tornar grandes corredoras e idols.

O jogo oficial da franquia foi lançado em 2021 e se tornou um dos maiores destaques daquele ano, sendo o 8º jogo no qual os consumidores mais gastaram mundialmente em 2021 — o relatório ressalta que o game está disponível apenas no Japão. Foram 7,9 milhões de downloads (segundo os japoneses, mais de 10 milhões) e mais de 1,5 bilhão de dólares gastos. O título já é um dos jogos para celulares mais rentáveis do mundo.

Esse ano, a franquia ganha duas novas animações: Umamusume Pretty Derby: Road to the Top, em exibição no YouTube, e a terceira temporada do animê principal.


Fonte: Sensor Tower