Fechando a trinca de atrações inéditas para os fãs de tokusatsu, as redes do Anime Friends confirmaram hoje (19) a vinda de Kiyomi Tsukada, conhecida pelos brasileiros por ter vivido a Anri de O Fantástico Jaspion. Ela estará em todos os três dias do evento paulista.

Tsukada pisará no Brasil pela primeira vez, se juntando à Mai Oishi (Change Phoenix de Changeman), Makoto Sumikawa (Lady Diana de Spielvan), Takumi Tsutsui (Jiraiya na série homônima) e Takumi Hashimoto (Manabu em Jiraiya) entre os convidados do gênero no evento.

Kiyomi Tsukada como Anri em ‘O Fantástico Jaspion’ (1985) | Reprodução Toei Company

A atriz começou sua carreira em 1982 e chegou às séries de efeitos especiais em 1984, como parte do elenco principal de Machineman — onde viveu a fotógrafa Gunko Hayama (Maki Hayama, no original). Em janeiro de 1985, participou do episódio 41 de Shaider como a repórter do espaço Vivian. A partir de março do mesmo ano, Tsukada pôde ser vista como a atrapalhada androide Anri em O Fantástico Jaspion, série que foi um fenômeno no Brasil ao ser exibida pela extinta Manchete.

Sua última participação numa produção de tokusatsu foi em 1992, quando esteve no filme Shin: Kamen Rider como Sarah Fukamachi. Ela deixaria o meio artístico em 1995, mudando-se para a Inglaterra.

Em junho de 2020, Tsukada apareceu de surpresa em um encontro on-line com fãs brasileiros do ator Hiroshi Watari, promovido pelo Alma Tokusatsu. Em outubro do mesmo ano, participou como convidada da edição on-line do Alma Tokusatsu, mais uma vez ao lado de Watari e também de Junichi Haruta. Ainda neste evento, interagiu com a 2ª dubladora brasileira da Anri, Cecília Lemes.

Em edição comemorativa de 20 anos, o Anime Friends acontece entre os dias 13 e 16 de julho no Distrito Anhembi, na zona norte da cidade de São Paulo, com venda de ingressos já aberta (e já no 2º lote). A edição do Rio de Janeiro não será realizada neste ano.


Fonte: Anime Friends