Sejam bem-vindos à terceira edição da Sakuga no Hanashi. Estamos aqui novamente para falar sobre animação e produção de animês!

Não faz muito tempo desde que ficamos sabendo sobre algumas grandes mudanças na composição da equipe responsável pela animação de Jujutsu Kaisen, mudanças que com certeza estão gerando um grande impacto positivo na obra! Chegando de cara nova, a segunda temporada está retificando algumas das principais críticas que aqueles fãs com olhar mais técnico expuseram em relação à primeira fase.

Com a nova leva chegando aí em julho, durante a Temporada de Verão de 2023, e com um novo trailer divulgado no último dia 21 de maio, por que não aproveitamos para falar sobre essas mudanças? Sobre a saída de Sunghoo Park e a entrada de Shota Goshozono, dentre outras mudanças no resto da equipe de produção do animê. Além de discutir o impacto dessas alterações sob a produção, algo que já podemos ver de forma evidente só pelos dois trailers divulgados até então.

 

Quem é Shota “Gosso” Goshozona?

Dentre as mudanças anunciadas na equipe que irá assumir a segunda temporada de Jujutsu Kaisen, temos como a principal e mais impactante, a saída de Sunghoo Park (朴性厚), o diretor da primeira temporada e do filme prequela, Jujutsu Kaisen 0. Assumindo a direção da série para essa nova temporada, temos agora um brilhante animador e diretor de unidade, Shota Goshozono (御所園翔太), trazendo várias mudanças na parte técnica e artística — evidente em simplesmente todo o material de divulgação divulgado até o presente momento, desde os trailers, até mesmo nos pôsteres ou key visuals. Algo que na verdade já era tão evidente, que muitos já cogitavam a substituição de Park por Goshozono, desde que a primeira imagem promocional da temporada foi divulgada.

imagem: key visual de Jujutsu Kaisen 2

Key visual de Jujutsu Kaisen 2. | Imagem: Divulgação/MAPPA

Quando digo que Gosho é brilhante, não é de forma nenhuma um exagero. Pode-se dizer que ele é de fato um prodígio, ganhando grande destaque nesses últimos anos, e consequentemente escalando rapidamente na hierarquia de produção.

A segunda temporada de Jujutsu, marca a estreia de Shoto “Goss” Goshozono como diretor geral de uma série, ou Kantoku (監督); tendo ele anteriormente apenas trabalhando como animador ao longo dos seus últimos sete a oito anos de carreira, onde atuou em produções como Eromanga Sensei, Fate/Apocrypha, Black Clover, Mob Psycho 100 II, entre alguns outros projetos. Foi apenas durante a primeira temporada de Jujutsu, sob a direção de Park, que ele teve a oportunidade de comandar o seu primeiro episódio. Assim, Gosho fez sua estreia como diretor de episódios, ou enshutsu (演出), ao dirigir o oitavo capítulo.

IMAGEM: cenas do 8º episódio de Jujutsu Kaisen

Cenas do 8º episódio de Jujutsu Kaisen. | Imagem: Reprodução/MAPPA

 

Esse episódio se destaca dos demais graças ao seu “jogo de câmera”, onde Gosho apresenta enquadramentos criativos e altamente dinâmicos, além de contar com um bom acervo de animadores talentosos trabalhando ao seu lado. Isso garante um capítulo que não é só criativo em sua direção, mas também forte em sua animação.

Esse seu jogo de câmera e ângulos inusitados acabariam se tornando o fator mais marcante de sua direção, juntamente com seu domínio de ferramentas de 3DCGI, incorporando animação 3D no planejamento e conceitualização das suas sequências de ação. Assim, desde a própria animação, até os seus storyboards tradicionais ou os que utilizam CGI, todos possuem um forte senso de tridimensionalidade.

A companhia de ótimos animadores é algo que ocorre sempre com Gosho! Esse seu fator característico se tornaria cada vez mais impressionante ao longo dos anos seguintes, e a cada novo projeto no qual estivesse encarregado. Seja nos seus dois episódios de Ranking of Kings (Ousama Ranking) ou no oitavo episódio do animê de Chainsaw Man. Excelentes storyboards e uma direção igualmente equiparada, apresentando ângulos e enquadramentos rebuscados, uma forte perspectiva tridimensional e sempre acompanhado por um acervo de animadores altamente talentosos.

IMAGEM: cenas do 21º episódio de rANKING OF kINGS

Cenas do 21º episódio de Ranking of Kings. | Imagem: Reprodução/Wit Studio

Graças a essa soma, sua ascensão foi rápida, e em menos de cinco anos Gosho se tornou provavelmente um dos melhores e mais intrigantes diretores, como também animador-chave, atualmente trabalhando na indústria. Pois a cada novo projeto, a antecipação e a expectativa aumentava, e mesmo assim ele – na maioria das vezes – conseguia superar essas expectativas. E agora ele fará sua estreia como diretor geral de uma série, e pode ter certeza de que mais uma vez vai dar um show!

Só baseado no que foi dito aqui até então, já dá pra perceber porque essa mudança de direção é motivo para os fãs comemorarem. Ainda mais levando em consideração que Gosho comandará um dos arcos mais aclamados pelos fãs da obra original. É possível ver que sua influência nos trailers é gritante, através de cada escolha minuciosa de enquadramento.

 

 

Designer de personagens, Sayako Koiso

Em todo material de divulgação disponibilizado até então, é possível se observar os designs atualizados dos personagens do animê, e definitivamente são visuais bem mais limpos e práticos do que os que tivemos na primeira temporada.

imagem: Designs de personagens atualizados de Gojo Satoru, Fushiguro Toji, Geto Suguru e Ieiri Shoko.

Designs de personagens atualizados de Gojo Satoru, Fushiguro Toji, Geto Suguru e Ieiri Shoko. | Imagem: Divulgação/MAPPA

Enquanto que o designer de personagens da temporada anterior e do filme, Tadashi Hiramatsu (平松禎史), continua creditado com essa função na nova temporada, nesta segunda também temos a adição, ou devo dizer, a promoção de Sayaka Koiso (小磯沙矢香) ao cargo de designer de personagens. Ao longo da fase anterior, ela trabalhou não só como sub-designer da série, mas regularmente se destacou como uma das melhores diretoras de animação dentro da produção. Ambos são muito bons lidando com os designes originais de Gege Akatumi (芥見下々), então não é surpresa que guiados pela nova direção, a dupla conseguiu proporcionar uma eficiente atualização dos designs em relação aos anteriores.

IMAGEM: Comparação entre os designs de Gojo Satoru na primeira e segunda temporada.

Comparação entre os designs de Gojo Satoru na primeira e segunda temporada. | Imagem: Reprodução/MAPPA

Esses novos visuais base são mais eficientes, se enquadrando à visão mais prática e minimalista de Goshozono, optando por desenhos limpos, onde percebe-se a ausência do sombreamento pesado, o amassado das roupas e a aplicação de texturas desnecessárias que tínhamos presentes nos designs anteriores. Com certeza a melhor mudança técnica e artística dessa nova temporada, juntamente da mudança nas cores da série – mas isso é o assunto seguinte. Enquanto que alguns fãs ainda podem preferir desenhos mais detalhados, é inegável que esses novos designs são muito mais eficientes e flexíveis para uma animação, tornando-os muito mais fáceis para os animadores do projeto trabalharem. Além de também adicionar uma camada estética a mais que destaca essa temporada da anterior.

 

Designer de cores, Eiko Matsushima

Por último, fechando as mudanças mais impactantes na equipe de Jujutsu Kaisen, temos a saída de Chikako Kamata (鎌田千賀子) do papel de designer de cores da série, seguido pela promoção de Eiko Matsushima (松島英子), que agora assume a função.

imagem: cena de Jujutsu Kaisen

Imagem: Divulgação/MAPPA

Pode-se dizer que o trabalho realizado com as cores na primeira temporada, junto ao trabalho da equipe de fotografia, liderada por Teppei Ito (伊藤哲平), foram um dos aspectos mais criticados pelos público que estava atento a esses detalhes. O trabalho de ambos os departamentos simplesmente não conseguiu harmonizar, como também não foi esteticamente agradável na maioria do tempo. Então é bom ver que a equipe parece ter conseguido resolver esse problema.

IMAGEM: cenas de Jujutsu Kaisen

Imagem: Divulgação/MAPPA

Eiko Matsushima foi responsável pelo design de cores de ambas as aberturas dirigidas por Shingo Yamashita (山下清悟) na primeira temporada, onde tanto o trabalho do design de cores, quanto da fotografia eram um dos seus principais pontos de destaque. Agora, junto à nova direção, é possível observar que Matsushima e Ito desenvolveram uma nova estética funcional para a sequência; conseguindo finalmente harmonizar o trabalho desses dois departamentos.

Sob a nova direção de Gosho, a equipe parece ter conseguido solucionar um dos principais aspectos que foram alvos de fortes críticas durante a temporada anterior. Realmente mostrando o impacto positivo e a importância que a direção pode ter em relação à estética e à apresentação geral de um projeto, e que essa nova liderança está trilhando todos os passos necessários para buscar corrigir as deficiências anteriores do animê.

 

Sai Sunghoo Park, entra Shota Goshozono

Sem desmerecer o seu trabalho de qualquer forma, pode-se dizer que Jujutsu Kaisen sob o comando de Sunghoo Park se destaca através da inegável habilidade do ex-diretor em construir sequências de ação super dinâmicas e altamente frenéticas. No entanto, em relação ao seu aspecto artístico e à sua composição visual, o animê deixava muito a desejar. O que resultava em sequências de ação impressionantes, mas que não conseguiam juntar e harmonizar todas as camadas que compõem ao produto final, criando algo que não era tão criativo, porém bem direto.

Apesar de que Park não era apenas um excelente diretor de ação, mas também um fantástico animador de ação! Então mesmo que a sua direção tenha deixado a desejar no aspecto estético, como animador de ação, a sua saída – talvez definitiva – da adaptação, é sem dúvidas uma grande perda.

IMAGEM: cenas de Jujutsu Kaisen

Imagem: Divulgação/MAPPA

Por outro lado, pelo que já podemos ver, Jujutsu Kaisen sob o comando de Shota Goshozono será um projeto esteticamente bem diferente. Corrigindo diversas críticas em relação ao aspecto estético da série, ao mesmo tempo que manterá uma forte direção de ação, agora baseando-se no estilo característico de direção de Gosho, com sequências de ação que darão foco a um planejamento cuidadoso em relação à escolha de seus ângulos e enquadramentos, além de uma forte ênfase na tridimensionalidade de cada cena, mediante a habilidade do profissional com ferramentas de animação 3D.

Como em seus projetos anteriores, pode-se ter certeza de que essa nova temporada também estará repleta de animadores fantásticos! Proporcionados tanto pelo estúdio, quanto pelos próprios contatos do novo diretor.

 

De CHAINSAW MAN para JUJUTSU KAISEN

Apesar de termos uma equipe forte, aparentemente dando todos os passos certos com essa nova temporada, são inevitáveis algumas ressalvas um pouco preocupantes, algo que está além do controle do grupo de produção. Como de costume, o cronograma de produção pode se mostrar o maior desafio a ser enfrentado pela equipe. Mas para entender isso é necessário olhar para o projeto anterior desse mesmo time, Chainsaw Man.

IMAGEM: cena de Chainsaw Man

Imagem: Divulgação/MAPPA

Pode-se supor que a estreia de Goshozono como diretor de série (kantoku) será um trabalho árduo e desafiador logo de cara, dado as suas circunstâncias.

As equipes de produção de Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man são as mesmas, e não é nenhum segredo que a produção de Chainsaw Man passou por algumas complicações por causa do seu cronograma. Isso foi algo até que bastante discutido antes da estreia do animê, com rumores sobre animadores comentando a respeito dos problemas enfrentados pela equipe durante a produção, principalmente em relação ao tempo de entrega.

Não há dúvidas de que as complicações sofridas pelo animê do Homem Motosserra devem impactar a produção de Jujutsu, dado que ambos dispõem do mesmo time, e ambos os projetos foram produzidos sem um grande intervalo de tempo entre eles.

IMAGEM: Cenas do 8º episódio de Chainsaw Man.

Cenas do 8º episódio de Chainsaw Man. | Imagem: Reprodução/MAPPA

Ressaltando que assim como a sua primeira temporada, a segunda também contará com dois cours, somando um total de, provavelmente, 25 episódios. Então já existe uma preocupação aí, o que levará o novo diretor a ter que tomar algumas sérias decisões. Como que essa equipe irá equilibrar sua abordagem artística e ambiciosa, sem arriscar um colapso da produção mediante ao seu cronograma supostamente apertado? Principalmente levando em consideração o quão grande é o foco dado para a ação durante o arco de Shibuya. Com certeza um arco bastante exigente.

 

Concluindo…

São grandes as expectativas para essa segunda temporada de Jujutsu Kaisen, com a estreia do promissor Shota Goshozono como diretor geral de sua primeira produção. Trazendo uma nova temporada com uma equipe capaz, e que promete ser tão forte em relação a sua direção, quanto em seu aspecto artístico. No entanto, complicações herdadas do cronograma de produção caótico de Chainsaw Man, podem se mostrar um problema para o diretor estreante e seu time.

imagem: novo pôster de Jujutsu Kaisen

Divulgação: Shueisha

Por aqui se encerra a terceira edição do Sakuga no Hanashi. Mais uma vez, espero que esse texto tenha sido informativo, como também proveitoso para você. Ajudando a entender as principais mudanças na equipe de Jujutsu Kaisen e conhecendo mais sobre um promissor animador e enshutsu, agora kantoku, e o impacto que esse talentoso diretor estreante deverá ter sobre o animê dessa obra.

Até a próxima!


▶ Confira todas as colunas aqui.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.