A Promotoria Pública de Tóquio pede que Yuji Naka seja condenado a 2 anos e meio de prisão e também a pagar uma multa de 2,5 milhões de ienes em caso de insider trading envolvendo Final Fantasy VII: The First Soldier e Dragon Quest Tact. O julgamento está previsto para 7 de julho.

Sendo esta provavelmente a primeira condenação penal de Naka, caso o juiz concorde com a pena da Promotoria, o designer de jogos ainda estaria elegível a receber sursis (suspensão condicional da prisão) — ela vale no Japão para quem nunca foi preso e recebe uma pena de prisão de até 3 anos.

Vale pontuar que seria uma pena de prisão mais alta que, por exemplo, Hidekazu Tanaka recebeu em caso de importunação sexual de menor. O roteirista de Act-Age, Tatsuya Matsuki, também recebeu pena de prisão menor que a proposta para Naka em crime similar ao de Tanaka. E é pena próxima à que um dos mangakás de Tom & Jerry Nanairo recebeu em caso análogo a estupro de vulnerável. Todos os citados receberam sursis, e estão ainda em período probatório da suspensão da pena.

Insider trading é a compra ou venda de ações de uma empresa estando em posse de matéria não-público sobre a mesma — a maioria dos países considera crime comprar ações de uma empresa quando se tem informações privilegiadas que ainda não vieram a público sobre a mesma.

 

ENTENDA O CASO

Em 17 de novembro, Yuji Naka, Taisuke Sazaki — ambos ex-funcionários da Square Enix — e uma terceira pessoa, cujo nome não foi divulgado pela imprensa, foram presos por suspeita de insider trading relacionado a Dragon Quest Tact. Eles teriam comprado ações da Aiming, que codesenvolveu o jogo, antes do anúncio, com o objetivo de revendê-las por um preço bem maior após o anúncio.

No fim de dezembro de 2022, os dois ex-funcionários e um terceiro novamente não identificado foram presos em caso parecido, mas agora envolvendo insider trading relacionado a Final Fantasy VII: The First Soldier, coproduzido pela Ateam.

Algumas pessoas encararam as notícias ligadas a Naka com certo ceticismo, supondo que há alguma movimentação dentro da Square Enix para “sujar a barra” do game designer — ele deixou a empresa em termos complicados, tendo processado a Square Enix devido ao jogo Balan Wonderworld. Mas depois das prisões surgiram matérias apontando que Naka era abusiva com seus subordinados na Square Enix.

Naka talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho em diversos jogos de Sonic, tendo participado do time de criação do personagem, mas já não se envolve mais com a franquia.


Fonte: ABEMA


Sursis x Liberdade Condicional

Embora possam parecer a mesma coisa, suspensão condicional da pena e liberdade condicional são conceitos um pouco distintos. Um preso em liberdade condicional (ou livramento) está, tecnicamente, cumprindo sua pena, só que é colocado para cumprir ao menos parte dela em liberdade.

Já quando ocorre sursis, uma suspensão condicional, a pena deixa de ser aplicada (é como se ela fosse “anulada”). Neste caso, há um “prazo” (período probatório) dentro do qual a suspensão pode ser revogada (e então a pena de prisão seria aplicada). Ou seja, se o réu desrespeitar as condições durante o período, ele passará a cumprir a pena originalmente imposta.

Segundo o Código Penal japonês, pode receber sursis quem nunca foi preso e for condenado à pena de prisão de até 3 anos. Quem já foi condenado à prisão uma vez, mas receber pena de até 1 ano em caso de reincidência, também poderia ter a mesma suspensa.