Foi anunciado que todas as séries de Macross (Guerra das Galáxias, para os amigos de longa data) lançadas a partir de 1987 chegarão em breve, mundialmente, ao Disney+ — a previsão é que os 18 títulos entrem ainda neste ano (ou ao menos comecem a entrar).

As produções vão desde The Super Dimension Fortress Macross: Flash Back 2012 (1987) até Macross Delta the Movie: Absolute Live!!!!!! (2021).

Não estão inclusos Super Dimension Fortress Macross (1982-1983) e o filme Do You Remember Love? (1984) fora do Japão. Segundo um acordo anterior entre a empresa japonesa BIGWEST e a americana Harmony Gold, esses dois têm presumidamente distribuição internacional pela Harmony, enquanto o resto é da BIGWEST, com quem a Disney fechou o acordo.

Isso encerra uma odisseia de anos ligada aos direitos de Macross, e traz, pela primeira vez, quase todo o conteúdo internacionalmente (embora, legalmente, a questão tenha sido finalizada em 2021).

 

Qual era a treta de Macross?

Aconteceu o seguinte: nos anos 1980, a Harmony adquiriu 3 séries diferentes da Tatsunoko (Macross, Southern Cross e MOSPEADA), e criou Robotech a partir delas. Só que, aparentemente, a BIGWEST, que também tinha direitos de Macross, não foi envolvida na negociação de direitos para a Harmony e uma disputa judicial se iniciou.

Depois de anos de litígio, o acordo de 2021 acertou a distribuição mundial da maioria das sequências e filmes de Macross, garantindo também que a BIGWEST não faria oposição ao lançamento no Japão de um live-action de Robotech, produzido pela Harmony.

A empresa americana também foi autorizada a utilizar 41 personagens de Macross na sua franquia, inclusive para vender bonecos internacionalmente (exceto no Japão) e ambas corporações trabalharão juntas na distribuição das franquias.

Nisso, a empresa japonesa teve os direitos internacionais de tudo de Macross lançado a partir de 1987, e as produções anteriores, presume-se, são internacionalmente da Harmony, ou estão em algum modelo misto de direitos.


Fonte: Site oficial