O comitê do Comic Market (Comiket) anunciou na terça-feira da semana passada (17/11) que planeja realizar o Comiket 99 entre os dias 2 e 5 de maio, em 2021. Os organizadores planejam realizar o evento nos salões de exposição sul e leste do Tokyo Big Sight, e não utilizarão os salões de exibição Aomi.

O Comic Market, mais popularmente conhecido como Comiket, é a maior feira de doujinshi (quadrinhos independentes) do mundo, que acontece duas vezes por ano em Tóquio, Japão. A primeira edição da Comiket aconteceu em 21 de Dezembro de 1975 e contou com a presença de 32 círculos participantes e cerca de 600 visitantes. Hoje o evento costuma reunir mais de 500 mil visitantes a cada edição. Muitos autores de mangá populares, como CLAMP e Ken Akamatsu, começaram suas carreiras publicando quadrinhos nesse evento.

O anúncio trouxe a declaração de que, devido as novas restrições de limite de público, é “extremamente provável” que um sorteio será realizado para escolher quem poderá participar. Sendo assim, nem todos os círculos de doujinshi, empresas, participantes e cosplayers que desejam ir ao evento ganharão tickets. Apesar da Comiket normalmente chegar ao nível de ter mais de 200 mil participantes por dia de evento, a próxima edição será limitada para algumas milhares de participantes por dia.

Mesmo que um sorteio provavelmente torne-se a maneira de selecionar os participantes que poderão ir à convenção, todos os interessados devem comprar o certificado de participação para serem elegíveis. Pessoas que não estiverem usando máscaras corretamente terão a entrada negada no local.

Os organizadores pediram para que todos os participantes usem o aplicativo do governo japonês de rastreamento de contatos durante o período do evento. O anúncio também informou que pessoas que vivem em prefeituras com altos índices de infecção de COVID-19, assim como pessoas de países que o Japão não está liberando vistos no momento, não poderão participar.

O comitê da Comic Market anunciou em julho que planejava transferir o Comic Market 99 de inverno para a semana de feriados japoneses, chamada de Golden Week, em 2021 (entre abril e maio). Na época, mencionaram problemas com agenda devido ao fato de que o Tokyo Big Sight ficará indisponível até o outono japonês de 2021 devido às Olimpíadas de Tóquio, além das dificuldades de seguirem as medidas de prevenção e limite de público no local do evento devido a pandemia de COVID-19.

Ainda informaram estar considerando os projetos para o aniversário de 45 anos da feira em dezembro, baseando-se no conceito do “Air Comiket“, que foi realizado em maio quando o Comiket 98 foi cancelado.

O Comiket 98 que estava planejado para acontecer entre 2 e 5 de maio de 2020 foi cancelado para prevenir que a pandemia de COVID-19 se alastrasse pelo país. O evento foi transferido para maio ao invés de ser realizado tradicionalmente em agosto devido as Olímpiadas de Tóquio de 2020 que aconteceriam entre julho e agosto. No entanto, elas também foram adiadas para 2021 devido à pandemia.


Fonte: Anime News Network


Foto de capa: Mimi Dietderich via Gaijin Post