Dragon Ball Super: Broly estreou semana passada nos cinemas brasileiros, sendo destaque na mídia por ter superado a bilheteria de abertura da franquia por aqui, considerada também a maior estreia de um filme japonês no nosso mercado.

O público total do primeiro fim de semana do longa foi de mais de 410 mil espectadores, o que supera em muito os números dos filmes anteriores. A Batalha dos Deuses, lançado em 2013, levou 155.456 pessoas em sua primeira semana. Até mesmo a arrecadação total ficou abaixo da estreia de Broly: o filme que apresenta o deus Bills fechou com 383.449 em 3 semanas de exibição.

O Renascimento de Freeza teve um pouquinho mais: 157.423 pessoas no 1º fim de semana, mas fechando abaixo de ‘Batalha‘ na arrecadação final, com 332.833 ingressos vendidos em uma sobrevida maior, já que teve algumas salas estendo por 4 semanas.

Vale destacar que, quando os 2 filmes anteriores da franquia estrearam por aqui, Dragon Ball não estava tão em alta como hoje, com uma nova série exibida na televisão e também por streaming, fora as outras mídias.

Mas saindo de Dragon Ball e indo para o embate com outras franquias japonesas poderosas, Goku e companhia também não fizeram feio. O filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário levou no total 284.448 pessoas aos cinemas brasileiros em sua 1ª semana. A bilheteria total foi de pouco mais de 513 mil espectadores, marca que Broly tende a bater já na próxima semana.

Bater o filme CG de Seiya e os outros é uma marca aparentemente fácil, mas o caminho ainda é maior pra superar a primeira produção cinematográfica dos Cavaleiros lançada por aqui em 1995, quando o anime era uma febre. Há uma divergência de dados, mas em ambos os casos, o longa é superior. Os Cavaleiros do Zodíaco – O Filme levou 1 milhão e 48 mil pessoas no total, segundo a database do FilmeB (uma das fontes mais confiáveis no registro de números do nosso cinema). Segundo divulgação do jornal O Globo na época, o filme teria levado 1 milhão e 400 mil pessoas no total, o que pode ter sido um equívoco de digitação. A aventura ficou impressionantes 3 meses em cartaz naquele ano.

A estreia avassaladora de Broly também ainda não superou a marca de Mewtwo em nossos cinemas. Segundo informações da revista Pokémon Club nº7, no ano 2000, 467 mil pessoas assistiram a Pokémon – O Filme por aqui em seu 1º fim de semana, arrecadando R$ 2 milhões naquele período – tornando-se, na época, um dos filmes infantis com a maior bilheteria do país (não apenas o japonês). Vale lembrar que antes os filmes estreavam nas sextas-feiras, ou seja, Pokémon ainda teve um dia a menos na conta.

A bilheteria total de Pokémon – O Filme faz dele o filme japonês mais assistido do nosso cinema, com 1.809.124 de espectadores segundo o FilmeBPokémon – O Filme 2000 levou 1.058.086 pessoas, enquanto Pokémon 3 teria feito um público de 583.997 pessoas.

[Bilheterias via Adoro Cinema 1 | 2 | 3 | 4, FilmeB 1 | 2 e CavZodíaco]

Essa postagem foi atualizada em 10/01, às 13h33, com as informações do FilmeB. Agradecemos ao apontamento dos leitores.

O Filme – Dragon Ball Super: Broly é uma continuação direta do anime Dragon Ball Super, exibido pelo Cartoon Network e disponibilizado pela Crunchyroll. Na trama, algum tempo se passou desde o final do Torneio do Poder e Goku está treinando com Vegeta para aumentar os seus poderes. As lutas amigáveis são interrompidas por um plano de Freeza de juntar as sete esferas do dragão. Só que Freeza não está sozinho! O vilão conta com a ajuda de Broly, um sobrevivente da raça Saiyajin de força incomensurável resgatado de um planeta inóspito.

Confira aqui a nossa crítica do filme.