O texto a seguir contém spoilers da série ‘Domestic Girlfriend’. Esteja ciente antes da leitura.


Histórias de amor são sempre bem vindas, de vez em quando é gostoso ver adolescentes se apaixonando (de forma saudável, por favor), mas também é gostoso ver histórias com um amor mais maduro, com pessoas que já tem certa experiência e veem o amor e o relacionamento de maneiras diferentes que as protagonistas adolescentes de shoujoDomestic Girlfriend (Domestic na Kanojo) tenta misturar essas duas visões em um triângulo amoroso meio… problemático. Por tal motivo, irei focar em uma análise na relação entre os 3 personagens principais.

A história é do adolescente Natsuo Fujii, que está apaixonado por sua professora Hina Tachibana. Natsuo é um garoto romântico, sonha em ser um escritor e inclusive, durante metade da trama, está escrevendo um romance. Mas ele sabe que seu amor é praticamente impossível por razões óbvias e aceita o convite de seus amigos para ir em uma festa de solteiros, para tentar esquecer de sua professora. Lá ele conhece Rui Tachibana, uma garota com dificuldade de comunicação e que parece não estar entrando no clima da festa. Eles se encontram fora da sala de karaokê e, após uma conversa meio esquisita, Rui pede a ele para tirar sua virgindade, pois quer saber qual a sensação. Natsuo hesita, mas aceita.

Passado um tempo, o pai de Natsuo conta que está se casando novamente e que eles irão conhecer sua nova esposa e filhas. E é obvio que as novas irmãs de Natsuo são Hina e Rui. Há um choque muito grande nos personagens por diferentes razões: Hina é professora de Natsuo e se surpreende, pois não tinha ligado seu sobrenome ao namorado de sua mãe. Natsuo perdeu a virgindade com a irmã mais nova da mulher que ama. Não precisa muito para sabermos que os episódios serão cheios de confusões, lágrimas e mal entendidos, certo?

É claro que a relação sexual em questão é mantida em segredo, já que agora além de serem irmãos, eles irão conviver juntos. E aqui eu aponto o primeiro incômodo no anime. Ele fica te lembrando que, apesar das relações que irão acontecer, eles não são irmãos de sangue e portanto não há nenhum problema nessas relações. Inicialmente parece que o autor tenta arranjar uma desculpa para fazer um incesto que não seja tão errado. Talvez fosse mais digno colocar a cara a tapa, como Kaori Yuki fez em Angel Sancturary (1995). Com o desenvolver da história, a gente percebe que há outras questões que parecem ser colocadas, mas pouco trabalhadas.

Primeiro precisamos entender qual o relacionamento entre Natsuo e Rui. Eles perderam suas virgindades sem ao menos se conhecer e vivem juntos agora, porém o interessante é que o fato de terem transado foi superado e eles constroem uma relação de irmãos mesmo. Rui não consegue se relacionar bem com as pessoas e é uma tecla pressionada o tempo inteiro, e Natsuo a ajuda a conseguir outras amigas e mostrar para as pessoas um lado diferente. Eles contam um com o outro, há uma certa confiança crescendo entre eles e que não tem nada sexual ou romântico nisso. Rui quer entrar em algum clube da escola e pede ajuda ao seu meio irmão, é uma cena gostosinha de se ver, dá mesmo para ver que a relação deles está progredindo para algo saudável. Mas saudável é uma coisa que nós não veremos em Domestic Girlfriend e isso incomoda.

Incomoda, pois a amizade bonitinha que eles começam a criar se transforma rapidamente em um amor platônico pelo lado de Rui, mas ela não sabe que é amor ainda já que nunca se apaixonou, e acaba beijando Natsuo, pedindo que eles continuem a se beijar secretamente de vez em quando. Ele aceita, porque enfim, qual o problema de beijar sua meia irmã não é mesmo?

Além disso, o anime parece querer forçar um novo conflito amoroso com a apresentação da personagem Miu Ashihara. Ela e Natsuo são apenas colegas de escola e se interessam por literatura, muito mais que isso, ambos escrevem e querem ser escritores. É tão forçado ao ponto dos dois serem colocados em uma situação por um professor (!) de terem que se beijar para entenderem melhor sobre relacionamentos e escrever romances mais realistas. Porém, Natsuo não sede (em algum momento ele tinha que ter bom senso) e decide que pode escrever romances com sua própria visão de amor.

E aqui tem uma coisa que incomoda, e muito, em Domestic Girlfriend: a indecisão e hipocrisia de Natsuo. Ele sabe que seu amor é errado, ele sabe que o que faz com Rui é errado, mas em momento algum ele tenta controlar a situação ou dizer a ela que não podem continuar se pegando escondido, ele continua sedendo e ao mesmo tempo corre atrás de Hina. Ele se irrita ao descobrir que Shuu, namorado de Hina, trai a esposa há anos e acha isso completamente errado e imoral. Não que o confronto seja errado, mas por que ele acha imoral o cara trair a esposa para ficar com outra pessoa, mas beijar sua meia irmã escondido e amar sua outra meia irmã e professora está tudo bem?

Hina, por outro lado, é apresentada como uma personagem mais pé no chão (mas não é). Ela é completamente diferente de Rui, mais sociável e comunicativa. Quando Natsuo se declara pela primeira vez, ela o coloca contra a parede e mostra que há certa diferença entre uma relação mais jovem e uma mais adulta, que assusta um pouco o garoto, mas que também o frusta. E até pensamos que por sempre colocar uma parede, esse relacionamento não aconteça e vá gerar um questionamento no garoto.

Afinal, quem nunca se apaixonou por um professor? Não é algo incomum, são pessoas que conseguem passar admiração para seus alunos e quando estamos na infância/adolescência é comum, é inocente. Quando crescemos entendemos que aquela paixão não passava de uma grande admiração e vínculo que criamos e pode até se tornar um aprendizado. Infelizmente, não tem aprendizado aqui.

Natsuo é insistente em deixar claro o seu amor e Hina sede, se apaixona, se entrega. Onde está todo o discurso de adulto versus criança? Onde está o discurso de que é uma relação errada, principalmente porque pode machucar seus pais? Onde está a responsabilidade que Hina insistentemente dizia ter? Acredito que o anime começa a pecar quando permite que a relação deles se aflore e se desenvolva e não questione.  Mas é claro que Natsuo vai manter em segredo (salvo seu melhor amigo, que sempre soube de seu amor) e o óbvio seria que, apesar do segredo, começasse a cortar Rui e deixasse claro que seu relacionamento deveria ficar apenas no campo da amizade e fraternidade. Tudo bem ter um triângulo amoroso e questionar esses relacionamentos, tudo bem criar um drama em cima da garota com seu amor platônico e ter uma situação delicada e seria até interessante ver como eles irão lidar com esses sentimentos, como podem amadurecer. Mas isso não acontece e é desconfortável ver como eles tentam desenrolar esses problemas.

Em um momento Natsuo quebra a perna ao cair da escada e precisa de repouso e ajuda com alguns afazeres, um deles é o banho. Rui entra nua e diz que sua mãe pediu para que ela o ajudasse a se banhar, Natsuo a questiona, mas ela diz que ele já a viu dessa forma uma vez. Ele já está em um relacionamento com Hina neste momento, mas ele não repreende Rui, ele só pensa que aquilo não deve ser uma traição e pede desculpas mentalmente a sua namorada. Mas não foi ele que fez um escândalo com o ex-namorado de Hina por trair a própria esposa?

É irritante ver as atitudes de Natsuo e Hina, eles parecem decididos com seu relacionamento, mas fraquejam quando há interferência de Rui. Alguns episódios tive vontade de desistir exatamente por isso. Mas refletindo um pouco, percebo o óbvio do porquê daquilo ser da forma que é: o autor tenta mesclar emoções mais amadurecidas com as mais jovens e inexperientes e personifica em seus personagens. Natsuo é um adolescente que tenta se afirmar como um homem já formado, mas ele não é. É óbvio que ele vai ter atitudes infantis, é óbvio que ele vai ser mais impulsivo, pois quando somos adolescentes as consequências são as últimas coisas que pensamos, queremos viver o agora intensamente. Mas a vida não é assim.

Apesar de concordar (em partes) com o final, a sensação que tive ao terminar Domestic Girlfriend é a de um anime corrido, com diversos acontecimentos e resoluções em um único episódio, deixando tudo meio raso. Quando Natsuo se fecha, os pais deles dão a entender que de alguma forma descobriram sobre seu relacionamento, mas nós não sabemos como. Foi Hina? A escola? O próprio Natsuo, Rui? As coisas só acontecem e são mal explicadas. Parece que eles quiseram tentar contar uma história bem elaborada com pontos bem explicados, mas não tiveram tempo (12 episódios pode ser muito pouco dependendo da narrativa), então correram para dar um fim.

Acredito que o romance seria mais interessante sem transformar todo mundo em irmão e teríamos uma narrativa sem desconforto e criando uma discussão e reflexão com o espectador. O anime parece querer gerar isso, porém o que ele consegue é reforçar uma rivalidade feminina não só desnecessária, mas absurda. As irmãs que pareciam ter uma conexão forte e uma amizade bonita, se estranham por um moleque que acabaram de conhecer. Homens sempre tiveram um discurso de “não pode ser talarico“, do “respeito” pela mulher do amigo ou do irmão ser sempre muito forte, só que quando invertemos a situação, a mulher é sempre colocada como a invejosa, a que vai roubar o homem da amiga. Afinal, mulher é um ser promíscuo e não vai respeitar nem a própria irmã.

Domestic Girlfriend até tenta contornar assuntos que sejam delicados e problemáticos, só que em cada episódio ele só se afunda mais nessas situações. É um anime ruim? Nem tanto, há pontos positivos que podem ser tirados dele, como por exemplo Natsuo se levantar e transformar sua frustração em uma obra. Eu me senti, particularmente, inspirada em como ele pôde agarrar aquilo e transformar a situação em algo positivo e que gerou uma onda de ações positivas a sua volta. Mesmo que façamos algo e que as consequências sejam ruins, podemos tirar mais do que uma lição de vida, mas algo físico, material, positivo e inspirador. É uma obra que consegue agarrar a sua atenção, seja por estar descrente que aquelas coisas estejam mesmo acontecendo, seja porque você realmente se sentiu atraído pelo desenrolar do romance.


O texto foi baseado nos 12 episódios de Domestic Girlfriend. Aqui no Brasil, a série foi disponibilizada oficialmente pela Crunchyroll com áudio original e legenda em português.


Outros reviews da Temporada de Inverno 2019: