De acordo com estimativas divulgadas pelo The Box Office Mojo, Detetive Pikachu arrecadou em torno de 58 milhões de dólares em seu primeiro final de semana nos Estados Unidos (entre os dias 10 e 12 de maio). Com os devidos ajustes de inflação, essa é a melhor estreia de um longa baseado em alguma franquia de videogame, ultrapassando Lara Croft: Tomb Raider, que faturou 47,4 milhões de dólares em seus dias iniciais lá em 2001. Por lá, nesse fim de semana ele ficou atrás apenas de Vingadores: Ultimato, que segue como o mais assistido desde o seu lançamento.

Segundo levantamento da Variety, Detetive Pikachu juntou fora dos EUA mais ou menos 103 milhões de dólares em bilheteria, ocupando a primeira posição entre os filmes em cartaz. No Japão, tanto ele quanto Vingadores comeram poeira para outra produção de detetive: Detective Conan: The Fist of Blue Sapphire liderou as bilheterias pela segunda semana seguida, deixando o grupo do Capitão América em 2º e o Pikachu do Ryan Reynolds em 3º.

Dirigido por Rob Letterman (O Espanta Tubarões), Detetive Pikachu traz Ryan Reynolds (Deadpool) na voz original do personagem Pikachu, que na trama encarna um detetive que ajuda o jovem Tim Goodman (Justice Smith, ator de The Get Down) a resolver o mistério do sequestro de seu pai. Junto ao time também está a repórter Lucy Stevens (Kathryn Newton, atriz de Big Little Lies), acompanhada de seu Psyduck. O elenco também conta com Ken Watanabe na pele do detetive Yoshida, amigo do pai de Tim.

A produção é inspirada em um game de mesmo nome, lançado para o Nintendo 3DS. Uma sequência do filme já estaria garantida, com o mesmo diretor do filme do Sonic.

[Via ANN, Box Office Mojo e Variety]