Ainda está pra nascer outra estrela de animesong que se iguale à ternurinha chamada Yumi Matsuzawa. É difícil não curtir as suas músicas ou mesmo não admirar sua meiguice. Não apenas por essas características, mas a cantora de 45 anos mostrou em seu recente show no Anime Friends, realizado no dia 13 de julho, que continua encantando com sua performance, vontade de aprender a língua portuguesa e preparar boas surpresas para os amantes de animes.

Chikyuugi é de longe o maior clássico de sua carreira e a essa altura não tem como não ficar num momento qualquer dos seus shows. O tema da saga de “Hades” em Os Cavaleiros do Zodíaco se tornou praticamente uma tradição para iniciar suas apresentações. Como tinha que ser, Yumi estava com um belíssimo vestido branco que remete indiretamente à figura da deusa Atena no anime. E melhor ainda foi ouvi-la cantando a versão brasileira, interpretada originalmente por Larissa Tassi. A música teve uma leve pegada rock’n’roll graças a banda Gaijin Sentai.

Daí em diante foram 10 músicas num espaço de uma hora de duração. O show foi divido em duas partes, sendo que a primeira foi praticamente dedicada à obra de Masami Kurumada. Com muita alegria, Yumi disse (tentando falar num bom português): “Já faz muito tempo. Estou feliz vendo vocês de novo. Eu amo vocês“. Logo anunciou Takusu mono he – My Dear, segundo tema de encerramento de “Hades” (fase Inferno). A canção também teve uma pegada de rock em algumas partes, mas o refrão tinha um tom moderado quando havia o momento de “reverência” que Yumi vem fazendo nos últimos anos ao cantá-la de joelhos.

Pra encerrar esse trio de “Hades”, Yumi cantou Kimi to Onaji Aozora, o primeiro encerramento dessa saga dos Cavaleiros, em versão acústica. Claro, com um toque a mais de doçura transmitido pela melodia e até pela expressão de seu sorriso.

Yumi dedicou a primeira metade da apresentação para cantar as canções de Cavaleiros

A faixa seguinte contou com a participação de Nordan, o vocalista do Gaijin Sentai. O dueto foi com o segundo tema de abertura de Cavaleiros, Soldier Dream (interpretado na série por Hironobu Kageyama). Yumi caiu num ritmo um pouco diferente – mais agitado que o habitual, conduzindo a animação do público. Encerrando o bloco de tributo a Cavaleiros, Yumi cantou Blue Forever, do primeiro encerramento (cantado originalmente por Nobuo Yamada), com muito entusiasmo e intensa batida dos instrumentos. Yumi ainda relembrou que sua primeira música foi lançada há 23 anos, para o anime Nadesico (exibido no Brasil pelo extinto canal pago Animax). Assim, interpretou o primeiro grande sucesso de sua carreira: You Get to Burning.

O show teve uma pausa de alguns minutos para Yumi trocar o vestido. Enquanto isso, a banda Gaijin Sentai segurou o tempo tocando temas instrumentais de games famosos. Em seguida, o público gritava incessantemente “Yumi, Yumi, Yumi” até a cantora voltar ao palco com um vestido preto. As próximas faixas foram uma grata surpresa para os fãs da animação japonesa.

A primeira da segunda metade do show foi Unravel, tema de abertura de Tokyo Ghoul (canção de TK), que ganhou uma roupagem muito mais pop do que no anime de 2017. Dani, também vocalista do Gaijin Sentai, subiu ao palco para mais um dueto, que foi, sem dúvida, o ponto alto do show. As duas cantaram Magia, do segundo encerramento de Madoka Magica (canção do recém-extinto grupo Kalafina). Yumi surpreendeu cantando um tema mais sombrio e caiu na dança durante a parte instrumental, mostrando que pode sim interpretar uma batida diferente (que não é qualquer coisa) sem deixar o carisma de lado.

Vestida de preto, a cantora abriu a segunda parte do show com o tema de abertura de Tokyo Ghoul

Esta é a música do Gaijin Sentai. Eu achei muito legal. Eu ‘escrever’ a letra em japonês“, disse Yumi ao anunciar o último dueto do show com Nordan. A música DeLorean foi gravada no Japão para o segundo CD da banda e também teve parte da letra original em português cantada ao vivo.

O show chegou na reta final quando Yumi chamou ao palco as idols Yuko Hayama e Misao Ueda (vencedoras do concurso da Asetia para repórteres oficiais da edição paulista do Anime Friends), o trio Snowkel, os atores Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto – os irmãos Toha e Manabu Yamashi, respectivamente, da série tokusatsu Jiraiya (exibida por aqui pela extinta Rede Manchete) – e Nordan e Dani da banda Gaijin Sentai. Todos se reuniram para cantar Pegasus Fantasy, da primeira abertura de ‘Cavaleiros‘ (canção de Nobuo Yamada), como é uma tradição antiga nos eventos de anime.

O interessante é que Yumi tem se esforçado para falar português. Quase sempre dizia “a próxima canção se chama…” nos anúncios das faixas. Fez questão de creditar os músicos da banda e dizer seus respectivos instrumentos. E ainda teve uma palhinha da Gaijin Sentai para cantar um trecho do tema de abertura de Jiraiya para saudar a presença dos dois “Takumis”. A despedida da cantora foi com um singelo “eu amo vocês“, fazendo um coração com as mãos.

Em dueto com a vocalista Dani, da banda Gaijin Sentai, Yumi canta o segundo tema de encerramento de Madoka Magica

Por mais que Yumi seja lembrada pelas músicas de ‘Cavaleiros’, não tem como afirmar que o show foi um mais no mesmo. As emoções foram diferentes e ela superou as expectativas. Soube equilibrar a nostalgia com uma considerável variedade de músicas novas em seu repertório. Se o tempo fosse maior do que o padrão de um hora, Yumi poderia abrir um leque de músicas de animes de sucesso dos últimos tempos. Ainda assim, a duração foi o suficiente para marcar a memória de quem esteve presente.

Com a carreira de mais de 20 anos, Yumi provou que a idade não é nenhuma barreira quando se tem grande disposição para cantar um bom animesong. “Dezessete anos para sempre“, como ela mesma diz. E qualquer canção memorável do gênero pode ficar tão ou mais legal que a versão original. Ela soube nos conquistar mais uma vez e como ninguém.

Veja o setlist do show:

  • Chikyuugi (versão brasileira da primeira abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco – Saga de Hades)
  • Takusu mono he – My Dear (segundo encerramento de Os Cavaleiros do Zodíaco – Saga de Hades)
  • Kimi to Onaji Aozora (primeiro encerramento de Os Cavaleiros do Zodíaco – Saga de Hades)
  • Soldier Dream (segunda abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco)
  • Blue Forever (primeiro encerramento de Os Cavaleiros do Zodíaco)
  • You Get to Burning (tema de abertura de Nadesico)
  • Unravel (tema de abertura de Tokyo Ghoul)
  • Magia (segundo encerramento de Madoka Magica)
  • DeLorean (single do segundo álbum da banda Gaijin Sentai)
  • Pegasus Fantasy (primeira abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco)