Saudações inca-venusianas! (Awika!) Tsuburaya anuncia as crônicas de Ultraman Zero e Geed na TV japonesa. Sato Company anuncia novidades sobre Jaspion em painel na CCXP. Joe Odagiri reencontra ex-colegas de Kamen Rider Kuuga. Tudo isso e muito mais na Coluna do Daileon de hoje que está em ritmo de fim de ano. Dezembro chegou. Vamo curtir o que ainda resta desse ano cheio, minha gente.


Zero à décima potência

A Tsuburaya anunciou a série Ultraman Chronicle Zero & Geed para as manhãs de sábado. Na realidade, trata-se de mais um “tapa-buraco” durante o primeiro semestre do ano, onde alguns dos heróis reapresentam episódios em destaque até a estreia do herói (oficial) do ano em julho.

Vale lembrar que esse é a quarta série “Chronicle”, sendo que as anteriores foram Ultraman Zero The Chronicle (de 2017), Ultraman Orb The Chronicle (de 2018) e Ultraman New Generation Chronicle (de 2019).

Ultraman Chronicle Zero & Geed será uma série comemorativa de 10 anos de Ultraman Zero. A primeira aparição do filho de Ultraseven foi em dezembro de 2009 no filme Mega Batalha na Galáxia Ultra (licenciado no Brasil em 2011 pela Focus Filmes) e de lá pra cá se destacou com participações em outras produções da franquia Ultraman, principalmente em Ultraman Geed.

A série será co-estrelada por Ultraman Geed, o filho de Ultraman Belial. Ainda que seja reapresentação semanal de episódios, Zero & Geed fará uma conexão entre os dois heróis e com o legado deixado por seus respectivos pais (tanto para o bem quanto para o mal). Tatsuomi Hamada, o jovem ator que interpretou Riku Asakura/Ultraman Geed, reprisará o mesmo personagem.

Em tempo, a Tsuburaya promete ainda anunciar um novo projeto de aniversário de Ultraman Zero.

Previsto para totalizar 25 episódios, Ultraman Chronicle Zero & Geed estreia no dia 11 de janeiro de 2020 e será exibido aos sábados a partir das 9h da manhã, ocupando a faixa de Ultraman Taiga na TV Tokyo.


Por etapas

Fotos: Adriano Almeida (fora do estande) | Heitor Lemos (exposição)

A CCXP já está rolando em São Paulo e está em exposição no painel da Sato Company a armadura original de Jaspion, preservada pela Toei desde 1985, ano em que a série foi produzida. A mesma também apareceu rapidamente no filme Space Squad: Gavan vs. Dekaranger (de 2017).

Na edição deste sábado (7), Nelson Sato, o CEO da distribuidora brasileira, estará ao lado de Yuusei Nagamatsu, executivo da Toei Company, e de Rodrigo Bernardo, diretor do filme brasileiro de Jaspion. Os três irão falar sobre o cronograma oficial das etapas de produção do filme projetado para os próximos dois anos.

Com apresentação de Marcelo Del Greco e encerramento feito pelo cantor Ricardo Cruz, a palestra acontecerá no Auditório Ultra das 13h às 13h45.


Mothra ressurge?

Mike Dougherty, diretor do filme Godzilla II: Rei dos Monstros, explica em entrevista para o portal Comic Book Movie que haveria uma segunda cena pós-créditos envolvendo a Deusa Selvagem.

Originalmente, teríamos duas cenas pós-créditos. Há aquele que filmamos com Charles Dance comprando a cabeça do King Ghidorah, mas há uma segunda que tínhamos escrito, embarcada e até tivemos os locais pesquisados e as roupas prontas para serem usadas. Basicamente, ele envolveu a personagem de Zhang Ziyi e isso ficou definido no filme. Ela está em Tóquio e entra em algum tipo de restaurante ou bar, desce uma escada e acaba no que parece ser um templo antigo que é assustadoramente semelhante ao que vimos no início do filme na China.

Então, ela se encontra com sua irmã gêmea idêntica e ela está expressando suas preocupações sobre se devem continuar com isso ou não, que essas meninas são tão jovens e não têm certeza se estão prontas. Ziyi diz: ‘Nós fomos uma vez’ e elas emergem nesta câmara gigante onde revelamos um segundo ovo de Mothra e na frente há duas menininhas, talvez com três ou quatro anos de idade, também gêmeas idênticas e cantando a canção de Mothra  para o ovo chocar. Fiquei com o coração partido por não termos filmado porque teria confirmado que ela estava interpretando as gêmêas de Mothra(as Shobijin), o que é uma referência profunda dos filmes originais.

Por enquanto, não há nenhuma confirmação oficial por parte da Legendary e nem pela Warner. Mas essa declaração de Dougherty aumenta ainda mais as nossas expectativas para o filme em novembro do ano que vem.

Nota: Godzilla vs. Kong será dirigido por Adam Wingard, o mesmo do recente filme de Death Note.


Vulcan

A Bandai divulgou um trailer da S.H.Figuarts Kamen Rider Vulcan, baseado no agente da A.I.M.S. da série vigente Kamen Rider Zero-One. O produto já está em pré-venda por 6,050 ienes e com previsão de lançamento para abril de 2020.

Além disso, Vulcan incluirá as armas Attache Caliber e Attache Shotgun, que serão inauguradas em fevereiro. Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ri59955ItUc&feature=emb_logo


Gigante tecnológico

A Good Smile Company anunciou a action figure GIGAN-TECHS Gridman Primal Fighter. Baseada na versão do herói no animê SSSS.Gridman, a figure terá aproximadamente 12 polegadas e LED nos olhos e no capacete e incluirá a arma Gridman Callibur.

GIGAN-TECHS Gridman Primal Fighter vai custar ¥15,909. A pré-venda começa em 13 de fevereiro, com previsão de entrega para maio de 2020. Assista ao vídeo promocional:


Setup!

Kamen Rider X ganha lançamento em Blu-ray no Japão, com qualidade em Full HD. O clássico de 1974 será distribuído em duas boxes. A primeira em 11 de março e a segunda em 13 de maio de 2020. O material terá como extras as participações do astro Ryo Hayami e do dublê Kazuo Niibori (o homem que vestiu os trajes dos vermelhos nas primeiras séries Super Sentai, de Battle Fever J a Jetman). Cada box custará ¥22,000.


Volume 2

O segundo e último volume do BD-box de Ultraman Taiga será lançado no Japão em 27 de fevereiro de 2020. A capa é essa que você confere acima e o conteúdo terá os episódios de 14 a 25, mais disco de extras.

A primeira box do BD de Ultraman Taiga será lançada no próximo dia 25 (veja aqui).


Parodiando

O animê Detective Conan terá uma minissérie de quatro episódios onde fará paródia de Kamen Rider e Godzilla.

Detetive Conan: Kaiju Gomera vs. Kamen Yaiba será uma sequência de The Crimson Love Letter (2017). Detective Conan: Kaiju Gomera vs. Kamen Yaiba vai ao ar a partir de 4 de janeiro e será exibido por quatro sábados seguidos pela emissora japonesa Nichiuri TV.


A volta de Joe

Vários atores de Kamen Rider Kuuga se reuniram neste fim de semana. Miho Kido, que interpretou a vilã Me-Garima-Ba na série de 2000, postou no Twitter o registro. Para a a surpresa e alegria de nós fãs, o ator Joe Odagiri estava presente.

Odagiri estrelou como Yusuke Godai, o alter-ego do herói-título. Anos após a série, o ator revelou que não curte tokusatsu e que aceitou o papel principal ao ser convencido pelo produtor Shigenori Takatera. Tal declaração fez com que os fãs pensassem que Odagiri quisesse riscar o personagem de seu currículo, o que não é verdade. Apesar desse pesar, Odagiri fez um grande papel e conseguiu nos convencer com esse trabalho. É um excelente profissional.

Em tempo, também estavam presentes: Wakana Aoi (Minori Godai; atualmente assina como Wakana Chizaki), Miho Kido (Me-Garima-Ba), Mie Nanamori (Rose Monster Ra-Baruba-De), Akira Nogami (Zu-Zain-Da), além do diretor Hidenori Ishida, do produtor Shigenori Takatera e do roteirista Naruhisa Arakawa. A imagem acima seguiu o formato 16:9 da série (ainda com barras pretas) e com o relógio que regularmente aparecia no início de cada cena.

Kamen Rider Kuuga completa 20 anos no dia 30 de janeiro de 2020.


Crescendo com a heroína

Shieri Ohata (21), a Tsukuyomi de Kamen Rider Zi-O, falou em entrevista para o portal WWD Japan sobre como começou a trabalhar no entretenimento.

Quando estava no terceiro ano do ensino médio, ela já estava sendo sondada pelas agências do ramo. Embora não tivesse um forte interesse para atuar como atriz, ela trabalhou em escritório e seu desejo era de ser uma modelo. Ela passou por algumas aulas de atuação e se interessou pela profissão.

Ohata afirmou que seu trabalho mais memorável foi em Kamen Rider ZI-O, pois era um projeto de longo prazo. Ela experimentou muitas coisas, como morar sozinha pela primeira vez e aparecer em cenas de ação. Ela sentiu que era capaz de crescer a partir de sua experiência, especialmente ao improvisar.

A atriz ficou surpresa ao saber que as crianças não eram as únicas a curtirem Kamen Rider, mas também seus pais. Ela percebeu que a franquia é amada por pessoas de todas as idades. Além do desejo de tarefa cumprida, ela planeja melhorar suas habilidades de atuação para poder assumir uma variedade de trabalhos.

Shieri Ohata vai reprisar o papel de Tsukuyomi nos filmes Kamen Rider Reiwa the First Generation e Kamen Rider Zi-O NEXT TIME: Geiz, Majesty.


R.I.P.

No dia 28 de novembro morreu Nobuo Yajima, aos 91 anos. Ele foi diretor de efeitos especiais de várias produções de tokusatsu. Em 1965, fundou a empresa Tokusatsu Kenkyujo, que fornecia serviço para as produtoras japonesas.

Para citar, Yajima contribuiu para os efeitos especiais de séries como Robô Gigante, Captain Ultra, Spectreman, Ultraman Leo, Gavan, Jaspion, Changeman, Kamen Rider Black, Liveman, Jiban e tantos outros.

Rest in piece!