Daquele jeito, sem alarde nenhum, o Amazon Prime Video deu uma atualização essa semana na série Sonic X, mantendo uma bela baguncinha. A plataforma agora apresenta os 26 primeiros episódios do animê (somente com dublagem em português), mas mantém os 13 episódios duplicados em duas versões. Vamos tentar explicar…

A plataforma de streaming da Amazon já tinha 13 episódios de Sonic X em seu catálogo. Esses 13 episódios são de um pacote limitado que já foi lançado por aqui em DVD anos atrás pela Spot Films e Focus Filmes, e contam com uma imagem esticada bem “prejudicada”. Esses 13 episódios continuam lá, em uma página específica só com eles.

Agora o serviço abriu uma nova página, com os 26 primeiros episódios (incluindo esses 13 aí) vindos de outra fonte, com uma imagem melhor – é a mesma fonte que chegou recentemente à Netflix com o dobro de episódios. Outra diferença besta nas duas versões é a abertura,  já que a “versão de 13 episódios” traz a mesma introdução de quando o animê passou na TV brasileira nos anos 2000, com 30 segundos de uma letra que se resume a “Sonic X, Sonic X” cantada repetidas vezes. Na “versão de 26 episódios”, a abertura é maior e com a letra (em inglês) da canção “Gotta Go Fast“. Essa mesma música é a que toca em versão reduzida nos créditos finais e que ganhou adaptação em português, mantida em ambas as versões.

Acesse a página com 26 episódios aqui.

Se quiser ver a página de 13 episódios por “curiosidade” (pois não vale a pena), clique aqui.

Página de ‘Sonic X’ com 26 episódios no Prime Video. Detalhe para a ausência da imagem da série, substituída pelo logo do estúdio TMS.

Produzido em 2003 pela TMS Entertainment (a mesma de Saint Seiya: The Lost Canvas), Sonic X começa quando o Dr. Eggman coleta todas as 7 Esmeraldas do Caos e está prestes a ter poder supremo pra governar o mundo. É aí que Sonic interfere, causando uma grande explosão que envia ele e seus amigos à Terra. Em nosso planeta, o ouriço é resgatado por um garoto de 12 anos chamado Christopher, que o ajuda a encontrar seus companheiros para coletar todas as poderosas esmeraldas e derrotar o malvado vilão.

Com uma versão editada pela extinta empresa americana 4Kids, a série estreou por aqui em 2004 e teve 65 episódios exibidos pelo Jetix. Em TV aberta, a Globo chegou a passar mais que isso, começando a transmitir o animê em 2007, porém ao final restringiu a exibição para o sinal da parabólica. Ambos os casos tiveram mais episódios exibidos que o próprio Japão – que só transmitiu 52 pela TV. Em seu país de origem, Sonic X não teve uma audiência tão satisfatória quanto nos Estados Unidos, onde houve a “encomenda” de mais 26 episódios (totalizando 78) na chamada saga Metarex – que deve ser exibida pela 1ª vez na TV japonesa a partir de janeiro do ano que vem (pegando embalo no filme).

Em 2009, a Editora Online publicou no Brasil a série Sonix X Em Quadrinhos, trazendo material original publicado nos Estados Unidos pela Archie Comics, baseado no animê. Lá fora a publicação rendeu 40 edições, mas por aqui não foi além da número 5.

Ainda na época em que Sonic X era transmitido na TV paga, a Spot Films lançou 4 DVDs no Brasil reunindo 12 episódios, que foram relançados por outros selos “obscuros” posteriormente, até ganhar outro lançamento pela Focus Filmes em 2016 – e também começar a figurar serviços de on demand. O Looke também disponibiliza esses 12 episódios + 1, no já supracitado “pacote de 13 episódios”.

[Via Prime Video]