Saudações inca-venusianas! (Awika!) Produtor da Toei fala sobre possível lançamento de Kamen Rider nos EUA; Nome de nova série Ultraman é registrado; Após hiato de 20 anos, ator de Super Sentai participa de Ryusoulger. Essas e outras a partir de agora na Coluna do Daileon, o seu happy hour semanal com notícias de tousatsu. Hoje é só alegria! :D


Cinquentenário

Indagado por um fã no Twitter, Shinichiro Shirakura, produtor da Toei, falou nesta segunda (20) sobre a possibilidade de um lançamento de Kamen Rider em DVD ou em plataformas de streaming nos EUA. Ele respondeu o seguinte:

Nós começamos a considerar isso em relação ao 50º aniversário de Kamen Rider (2021).

O primeiro Kamen Rider

Com total de 98 episódios exibidos pela NET (atual TV Asahi), a série original de Kamen Rider estreou no dia 3 de abril de 1971. O herói foi criado pelo saudoso mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998) e rendeu mais séries durante as décadas seguintes. A era Showa da franquia terminou na TV com a exibição do episódio final de Kamen Rider Black RX em 24 de setembro de 1989. Nos anos 1990 tivemos os filmes Shin Kamen Rider, Kamen Rider ZO e Kamen Rider J. Mas foi a partir de 2000 que a franquia reconquistou espaço na TV japonesa com Kamen Rider Kuuga, iniciando a era Heisei, e segue até hoje com Kamen Rider Zero-One, o pioneiro da era Reiwa.

Aqui no Brasil assistimos, pela extinta Rede Manchete, as séries Kamen Rider Black (1987) e Kamen Rider Black RX (1988). Além disso, tivemos adaptações americanas. Elas eram a medonha série Saban’s Masked Rider (Black RX, ZO e J) e a instigante Kamen Rider – O Cavaleiro Dragão (Kamen Rider Ryuki).

O mercado japonês conta com lançamentos de todas as épocas da franquia em home-video e em plataformas de streaming como a Netflix. Atualmente, a primeira série Kamen Rider está em exibição semanal pela TOKYO MX.

O Riders deverão ter espaço garantido na terra do Tio Sam. Vamos lembrar que nos EUA a Shout! Factory vem lançando várias séries Super Sentai (que já triplicou a quantidade de títulos exibidos no Brasil) e a Mill Creek Entertainment com as séries e filmes de Ultraman. Se pode chegar no Brasil? Isso é uma outra história, mas tudo pode mudar, dependendo do interesse das licenciadores e também do próprio público.

Comentário: Já era sem tempo. Os motoqueiros mascarados merecem o mesmo tratamento “cult” assim como Ultraman. Tomara que isso aconteça de fato. Segundo fontes, já rolaram conversas com a Shout! Factory sobre lançamento de Kamen Rider. Seja quem for a distribuidora a cuidar da franquia nos EUA, que haja um planejamento para intercalar séries clássicas com as recentes e com um prazo considerável para os consumidores adquirirem com tranquilidade.

Sobre Kamen Rider – O Cavaleiros Dragão, surgiu um boato na última semana de que Kamen Rider Ryuki, a série original de 2002, havia sido cogitada para a Globo e que a emissora carioca “torceu o nariz” e resolveu colocar a adaptação de 2009. Cá pra nós: é tudo balela. A última série original da franquia que foi prospectada foi Kamen Rider Kuuga e não deu certo. Luiz Angellotti, o agente licenciador da Toei, já falou sobre isso em entrevista para o nosso canal no YouTube. O Cavaleiro Dragão passou no Brasil, Japão e outros países enquanto estava sendo exibido nos EUA. A aposta foi internacional, porém não deu certo. Então, cuidado com histórias que não condizem com a realidade. ;)


Oficializado!

A Tsuburaya registrou oficialmente o nome da próxima série Ultra. O novo herói se chamará Ultraman Z. Sem mais detalhes até o momento.

Comentário: Rumores dizem que o “Z” pode ser pronunciado como “Zeta” ou que pode ser uma referência ao Zoffy. Nada confirmado. Temos que aguardar as informações oficiais que devem ser divulgadas em abril.


Primeira imagem

Eis a primeira imagem de Ultraman Reiga, personagem que aparecerá no filme de Ultraman Taiga em março (veja aqui). A única informação que temos até o momento é que ele se transforma com o New Generation Eye. Confira:


Trailer

Ainda sobre o filme Ultraman Taiga The Movie: New Generation Climax, a Tsuburaya lançou o segundo trailer nesta sexta (24) com a aparição de Reiga. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=FV7B_DWDk6w


20 anos depois

Masaru Nagai (41), que interpretou Tatsuya Asami/Time Red em Mirai Sentai Timeranger (versão original de Power Rangers Força do Tempo), vai participar do próximo episódio de Ryusoulger, que vai ao ar neste domingo (26).

Como sua primeira participação de uma série tokusatsu em quase 20 anos depois do fim de Timeranger, Nagai fará o papel de Master Black, membro da Tribo Ryusoul e ex-mentor de Bamba/Ryusoul Black.

Comentário: Ryusoulger teve participações interessantes de alguns atores de tokusatsu e a volta de Nagai nesta reta final é uma grata surpresa para os fãs de Super Sentai. Pra quem ainda não viu Timeranger, boa parte do plot dessa série foi reaproveitada para Força do Tempo. Porém, há alguns elementos da série original que não foram adaptados para a versão americana e esses certamente cativam o espectador. Fica a dica. ;)


iTunes

A plataforma musical iTunes lançou recentemente a trilha sonora completa de Rider Time: Kamen Rider Shinobi, spin-off de Kamen Rider Zi-O. O álbum de 34 músicas são distribuídas pela Avex Entertainment.


Be The One

Outra novidade pela Avex Entertainment foi o lançamento da versão em inglês de Be The One, o tema de abertura de Kamen Rider Build. A cantora Bervely retornou para interpretar esta versão. Confira no vídeo acima.


Fim necessário

A série de quadrinhos Saban’s Go Go Power Rangers, da BOOM! Studios, vai terminar em 22 de abril, na edição #32. A atual saga é a Necessary Evil, que conta a origem do Ranger Branco.


Primeiro volume

Anunciado em setembro de 2019, o mangá Kamen Rider Kaixa (913), baseado no anti-herói de Kamen Rider 555 (Faiz), terá seu primeiro volume lançado no Japão em 27 de fevereiro.


Irmão mais velho

Makoto e as versões de sua irmã Kanon | Reprodução

Você conferiu na edição passada da Coluna do Daileon que a atriz Mio Kudo (20), a Kanon Fukami de Kamen Rider Ghost, foi escalada para interpretar Sayo Oharu/Kimara Pink em Mashin Sentai Kiramager.

Ryuosuke Yamamoto (24), ator que viveu o irmão de Kanon, Makoto Fukami/Kamen Rider Specter em Ghost, parabenizou a atriz via Twitter:

Eu gostaria de saber porque o Makoto-nichan está em alta… Kiramager! Parabéns, Mio-chan! Minha irmãzinha está se transformando!

Mio Kudo também foi parabenizada por outros atores de Ghost: Hayato Isomura (Alain/Kamen Rider Necrom), Takayuki Yanagi (Onari), Sotaro Yasuda (Jabel), Makoto Okunaka (Honami) e dos dublês Seiji Takaiwa e Atsushi Watanabe (de Ghost e Specter, respectivamente).

Comentário: Alguns fãs estão especulando que Yamamoto pode ser o sexto herói do grupo e que poderia ser o irmão mais velho de Kudo em Kiramager. Mas ainda é cedo pra falar sobre isso…


Rede de Morfagem

Dica de vídeo da Coluna pra você conferir. O canal Mega Power Brasil, tocado pelo meu camarada Raphael Maiffre, explica a Rede de Morfagem, conceito de Power Rangers que ganhou várias informações com o tempo. Entenda a importância dela na franquia assistindo ao vídeo acima.


O Rei contra… Miku

O Yahoo Movies Japan divulgou nesta semana os primeiros três minutos e meio do filme animado Shinkansen-Transforming Robot Shinkalion the Movie: The Mythically Fast ALFA-X That Came From Future. O nome pode ser estranho pra gente, mas Shinkalion é uma série popular no Japão.

Diretamente falando, o animê não tem muito a ver com tokusatsu, mas curiosamente o nosso Rei dos Monstros aparece no filme como “Snow Godzilla“. E não é só isso, não. Quem pilota o trem-mecha é nada mais e nada menos que a famosa idol virtual Hatsune Miku (!).

Shinkalion foi exibido no Japão entre janeiro de 2018 e junho de 2019, totalizando 76 episódios produzidos pela Takara Tomy (a mesma de Ryukendo e das séries Tomica Hero). Shinkalion também já colaborou com Neon Genesis Evangelion. Em parceria entre a Takara e a Toho, Shinkansen-Transforming Robot Shinkalion the Movie: The Mythically Fast ALFA-X That Came From Future estreou nos cinemas japoneses em 27 de dezembro de 2019 e ficou em oitavo lugar em seu primeiro fim de semana. Confira o trecho aqui.

Comentário: Olha, eu não sou um fã de Hatsune Miku (até porque idols virtuais não fazem meu estilo). Mas é curioso ver a personagem enfrentando o Rei dos Monstros. Outro dia rolou um crossover entre Godzilla e os personagens de Evangelion (veja aqui). Fanservices inusitados, hein.


Agora vou controlar minha maluquez e misturar com a minha lucidez. É, vida de detalhista maluco é uma beleza, Raulzito. (Entendedores entenderão. hahahahaha…) Sexta que vem eu tô de volta. Falou! ✌️