Saudações inca-venusianas! (Awika!) Ator de Kiramager testa positivo para a COVID-19 e Toei fecha estúdios por tempo indeterminado. Com o sucesso de Jaspion e cia, Band revê programação vespertina dos domingos, segundo jornalista. Gorenger e Kamen Rider Stronger completam 45 anos. Tudo isso e muito mais a partir de agora.


Medidas urgentes

Em coletiva de imprensa realizada pela TV Asahi nesta terça (31), a Toei Company confirmou que o ator Ryo Komiya (17), o Juru Atsuta/Kirama Red de Mashin Sentai Kiramager, testou positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

Komiya se sentiu mal e parou de trabalhar neste fim de semana. A Toei confirmou que a produção de Kiramager está interrompida, mas que tem material suficiente para ir ao ar até meados de maio. A TV Asahi e retransmissoras da série dominical declararam que não haverá problemas com a exibição a partir de agora.

Os estúdios da Toei, em Tóquio, foram fechados no mesmo dia somente para desinfecção e limpeza e não há previsão de reabertura.

Nesta quarta (1), a Toei divulgou um comunicado de imprensa com suas cinco decisões de prevenção contra o vírus:

  1. As pessoas que entraram em contato prolongado com Komiya estão em casa e sob observação médica (ao longo de 14 dias desde o último contato);
  2. Todas as áreas em que Komiya andou foram desinfetadas;
  3. As filmagens de Kiramager foram temporariamente interrompidas;
  4. A cantina do estúdio está fechada;
  5. A temperatura corporal está sendo medida na entrada e na saída do estúdio.

Nas redes sociais, vários atores de Super Sentai como Kohei Yamamoto (Yellow de Hurricaneger), Yousuke Itou (Green de Dekaranger), Shuhei Izumi (Yellow de Timeranger), Michiko Makino (Pink Five de Bioman), Ryuichiro Nishioka (Red de Go Go V), Seiju Umon (Mammoth Ranger de Zyuranger), Yuji Kishi (Red Racer de Carranger) e tantos outros prestaram mensagens de solidariedade para Komiya.

O Japão tem sofrido um grande aumento de casos confirmados. Como medida para achatar a curva de contaminação, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, fez um apelo na semana passada para que os cidadãos fiquem em casa até 12 de abril. As Olimpíadas em Tóquio tiveram que ser adiadas e posteriormente remarcadas para o período de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Segundo o primeiro-ministro Shinzo Abe, o Japão está à beira de um aumento maior nos casos, pois fica cada vez mais difícil rastrear o vírus e manter sua propagação sob controle. Abe advertiu que os cidadãos deveriam “estar preparados para uma longa batalha“.

Kiramager vai ao ar nas manhãs de domingo da TV Asahi, a partir das 9h30, logo depois de Kamen Rider Zero-One.

Comentário: Debates sobre o coronavírus têm que ser tratados entre pessoas maduras e com sobriedade. Não é hora de criar falsas dicotomias e muito menos usar de oportunismo para tentar politizar o vírus. A ameaça é real. É hora de união para vencermos a crise, pois todos estamos no mesmo barco. Cedo ou tarde, as gravações das séries da Toei seriam interrompidas por causa da pandemia. Em tempo, Coluna do Daileon deseja muita força para Ryo Komiya, que seja curado e volte logo com força total.

*ATUALIZAÇÃO (10h50): Nesta sexta (3), a Toei emitiu um comunicado de imprensa desmentindo que os estúdios estariam fechados desde 31 de março. Segundo a nota, os locais estão funcionando normalmente e seguindo as orientações do setor de saúde da empresa.


Tardes de domingo?

Segundo o colunista Flávio Ricco, a exibição do trio Changeman (foto), Jiraiya e Jaspion na Band registrou média de 2,3, com pico de 2,9 no Ibope. A emissora do Morumbi está bastante animada com o resultado e estaria estudando a possibilidade de estender os conteúdos “importados” para a faixa vespertina dos domingos. Leia mais aqui.

Comentário: O jornalista Gabriel Vaquer noticiou nesta quarta (1) para o portal UOL que a Band já está pensando em mudar a grade do futebol. Com isso, as partidas da Copa do Brasil Sub-20 podem migrar para outro horário no domingo ou mesmo para as tardes de sábado, quando essa quarentena passar. A força de Jaspion e cia está se manifestando mais uma vez e de maneira surpreendente em pleno 2020. Agora é hora da Band e da Sato Company pensarem em patrocínios para manter os clássicos no ar. Sendo assim, as chances de Flashman, Jiban e até Garo pintarem na TV podem ser maiores.


Programe-se!

Hoje tem Power Rangers – O Filme no Telecine Pipoca, a partir das 18h10. Confira as próximas reprises de filmes japoneses e adaptações americanas na grade da Rede Telecine aqui.


Lembrete

O canal Toei Tokusatsu World Official será inaugurado nesta segunda (6) no YouTube. Saiba mais aqui.


Visuais

A Marvel divulgou os visuais de alguns dos personagens dos quadrinhos The Rise of Ultraman, que vai adaptar a saga de Shin Hayata, o hospedeiro original do gigante prateado, para os dias atuais.

As artes são de Francesco Manna e apresentam Hayata, Capitão Muramatsu, a nova personagem Kiki, além da versão clássica do uniforme da Patrulha Científica e do novo uniforme, que referencia várias gerações da franquia. Veja na galeria:


Nos States

BraveStorm, o filme de releitura das séries setentistas Silver Kamen e Red Baron, será lançado em DVD e VOD nos EUA a partir de 7 de abril pela distribuidora Alliance Entertainment.

No Brasil, o filme é distribuído pela Sato Company e atualmente está disponível no Looke (aluguel ou compra).


Reviravolta

Estamos em abril. Vamos saber o que vai acontecer nos próximos de Kamen Rider Zero-One, através das páginas da Televi Magazine.

Os Riders unirão suas forças para derrotar Kamen Rider Thouser. Uma nova fase começa após a competição entre Aruto e Gai e os HumaGears em perigo. Yua se juntará mais uma vez para a A.I.M.S. para deter o ataque maciço. Para a nossa surpresa, Kamen Rider Jin luta ao lado de Zero-One.

Para combater as crescentes ameaças inimigas, a A.I.M.S. irá implementar um novo tipo de soldado – os Battle Raiders. Ao utilizar a Invading Horseshoe Crab Progrise Key, produzida em massa, juntamente com o dispositivo Raid Riser, os Battle Raiders entram em ação.

E finalmente, surge Naki, o terceiro membro da MetsubouJinrai.net. Veja as imagens na galeria:

Comentário: Olha, Zero-One perdeu muito tempo com a fase de disputas entre as empresas rivais Hiden e ZAIA. Quase tudo foi meio bobinho e isso acabou deixando de lado o ritmo frenético que a série teve nos primeiros 16 episódios. Episódio 29, que foi ao ar no domingo passado, compensou com a reviravolta que abre caminho para essa nova fase. Espero que o porvir seja empolgante.


Mashin Gattai!

O episódio 5 de Kiramager será exibido neste domingo (5), mesmo dia em que Gorenger, a primeira série Super Sentai, completa 45 anos. Vamos às scans da Televi Magazine.

Surge King Express, um novo mecha composto de dois veículos semelhantes a um trem: um deles pode se transformar em um modo semelhante a um dinossauro. Veja na galeria:


Falando nisso…

A Bandai não perdeu tempo e tratou de anunciar o DX King Express. O segundo robô gigante do novo esquadrão será o resultado da fusão de duas pedras Kirama: a branca Mashin Express e a púrpura Mashin Jokai.

O lançamento está marcado para abril. Veja as imagens:


Opening

O canal oficial GARO PROJECT divulgou a abertura de GARO -VERSUS ROAD- poucas horas da estreia nas emissoras Tokyo MX e BS11. O tema instrumental (vídeo acima) foi composto por Shiho Terada, com arranjos de Yoshichika Kuriyama.

O tema de encerramento se chama “VERSUS ROAD ~Surreal Survival~” e será interpretado (é claro) pela banda JAM Project, formada por Hironobu Kageyama e cia.


Eighty!

https://www.youtube.com/watch?v=G4jaPP_6KL8

O canal oficial da Tsuburaya lançou o primeiro episódio de Ultraman 80 (Eighty) nesta quinta (2), exatamente na mesma data em que a série foi ao ar pela primeira vez em 1980. Novos episódios às quintas-feiras, a partir das 7h da manhã (horário de Brasília), com disponibilidade de uma semana. Leia mais sobre Ultraman 80 aqui.


Quarentena Live

Nosso amigo Ricardo Cruz não para e, durante essa quarentena, produziu mais um clipe para o projeto Anison Lab. A releitura da vez é “Shutsugeki! Goggle Robo“, tema do robô gigante de Goggle Five, cantado originalmente por MoJo. Assista no vídeo acima.


Memória

Dois grandes clássicos da Toei Company completam 45 anos neste domingo, 5 de abril:

Stronger (à dir.) e sua fiel escudeira Tackle | Divulgação/Toei

Kamen Rider Stronger foi a quinta série dos motoqueiros mascarados, criados pelo lendário mangaká Shotaro Ishinomori. Após as séries anteriores ocuparem a faixa das 19h30 de sábado da NET (atual TV Asahi), Stronger ganhou espaço na emissora TBS (que transmitia as séries Ultraman na época), onde também exibiu Kamen Rider (Skyrider, de 1979), Super-1 (de 1980), Black (de 1987) e Black RX (de 1988).

Tudo começa quando o jovem Shigeru Jo se junta à Black Satan, após a morte de seu mentor Goro Numata. Jo sabe que a organização maligna matou seu amigo e por isso se infiltrou para adquirir superpoderes através de uma operação (antes de que pudesse sofrer lavagem cerebral). Como Stronger, ele luta contra Black Satan para vingar a morte de Numata. Após sua fuga, o herói conhece Yuriko Misaki, uma ciborgue originalmente criada por Black Satan que se transforma na guerreira Tackle. No fim da série, Tackle se sacrifica para salvar Stronger. O primeiro ciclo das series Kamen Rider se encerra com a aparição de 1-go (Ichigô), 2-go (Nigô), V3, Riderman, X e Amazon formando a aliança dos Sete Riders Lendários junto com Stronger para derrotar o grande líder.

Com temas musicais interpretados pelo grande Ichiro Mizuki, Kamen Rider Stronger teve 39 episódios exibidos aos sábados da TBS, das 19h às 19h30. Além de um filme, que foi uma reedição do episódio 7 e um especial de TV intitulado All Together! Seven Kamen Riders!!, exibido em 3 de janeiro de 1976.

Os sete Riders lendários | Divulgação/Toei

O astro principal foi Shigeru Araki, que mais tarde aparece em Ultraman Tiga (de 1996) como o engenheiro Omi Yanase, pai da heroína Rena Yanase. Em 14 de abril de 2012, Araki morreu aos 63 anos, vítima de pneumonia. E Tackle foi vivida por Kyoko Okada, falecida em 12 de agosto de 1986, aos 27 anos, devido a uma crise de asma. Uma versão alternativa de Tackle aparece no primeiro arco do filme Kamen Rider × Kamen Rider W & Decade: Movie War 2010 (de 2009). Ela foi interpretada pela modelo e atriz Alice Hirose, que já emprestou sua voz para Kimberly na versão japonesa do reboot de Power Rangers (filme de 2017) e para Luna no filme Doraemon the Movie 2019: Nobita’s Chronicle of the Moon Exploration (de 2019).

***

Esquadrão Secreto Gorenger | Divulgação/Toei

E logo depois da estreia de Kamen Rider Stronger, a NET lançava outra série criada por Shotaro Ishinomori. Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger) era apenas uma série isolada, da mesma forma que sua sucessora, JAKQ Dengekitai (Tropa Relâmpago JAKQ). Ou seja, originalmente elas não foram feitas para instituírem a franquia Super Sentai e só foram incluídas oficialmente no cânone somente em meados dos anos 1990. Historicamente falando, a franquia começou em 1979 com Battle Fever J, mas Gorenger passou a ser a equipe pioneira anos mais tarde.

O jovem Hiroshi Miyauchi foi o Ranger Azul da primeira equipe | Divulgação

Com o nascimento do Exército da Cruz Negra, a organização secreta EAGLE entra em ação para conter a ameaça. Sob as ordens do Comandante Gonpachi Edogawa, o quinteto formado pelos agentes Tsuyoichi Kaijo/Aka Ranger, Akira Shinmei/Ao Ranger, Daita Oiwa/Ki Ranger, Peggy Matsuyama/Momo Ranger e Kenji Asuka/Mido Ranger entram em ação para deter os planos do diabólico Führer da Cruz Negra.

Exibido aos sábados das 19h30 às 20h, Gorenger teve 84 episódios para a TV e mais 6 filmes, incluindo um crossover com o esquadrão JAKQ. Isso sem contar uma série de mangá apresentada nas edições da revista Weekly Shonen Sunday na mesma época da série de TV. A trilha sonora foi de Chumei Watanabe, o mesmo de Jaspion, Jiban e Sharivan, e os temas musicais foram interpretados por Isao Sasaki (o Prof. Nambara de Jaspion) e Mitsuko Horie (a voz original de Sailor Galactica em Sailor Moon Stars).

Um dos grandes destaques da série é o ator veterano Naoya Makoto, que antes foi o astro principal de Fireman (de 1973), herói-título produzido pela Tsuburaya. Ele reprisou o papel de Aka Ranger em alguns episódios de Gokaiger. Outro grande nome é o prolífico Horoshi Miyauchi (Ao Ranger), que foi ator principal das séries Kamen Rider V3 (de 1973) e Kaiketsu Zubat (de 1977), além de ser o quinto herói Big One em JAKQ. No Brasil, vimos Miyauchi como o Policial do Espaço Alan nos episódios 30 e 31 de Gavan e principalmente como o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain. Também foi o Chefe Miura em Ohranger (1995) e fez uma breve aparição no episódio final do drama Tokusatsu Gagaga (2019).