Saudações inca-venusianas! (Awika!) Saiba quais novidades sobre Ultraman rolaram na última semana. Diretor de Guardiões da Galáxia se destaca nos trending topics sobre Kamen Rider. Morre Susumu Yoshikawa, produtor da Toei Company e pai dos Metal Heroes. Vem com a gente, antes que o Sinonoide toque a 108ª badalada contra o Jiban!


Hoje faz exatamente 54 anos da estreia de Ultraman. Na sexta-feira passada os fãs comemoraram o Ultraman Day, que teve alguns anúncios. Aqui no Brasil também tivemos a estreia de mais um filme da franquia durante a semana. As primeiras cinco notas da coluna de hoje serão sobre as novidades da franquia. Acompanhe:


In America

A distribuidora SHOUT! Factory anunciou que obteve os direitos da franquia para streaming. A partir de novembro, a plataforma TokuSHOUTsu vai disponibilizar os seguintes títulos:

Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven, O Retorno de Ultraman, Ultraman Ace, Ultraman Taro, Ultraman Gaia, Ultraman Gaia – A Batalha no Hiperespaço, Ultraman Cosmos, Ultraman Nexus, Ultraman Max, Ultraman Mebius, Mega Batalha na Galáxia Ultra, Ultraman Saga, entre outros.

Os direitos para lançamentos em home-video continuam nas mãos da distribuidora Mill Creek Entertainment.

Assista ao vídeo de anúncio com a participação de Jason Narvy (o Skull de Power Rangers):


Cross Touch!

O canal oficial da Tsuburaya no YouTube lançou o curta especial comemorativo do Ultraman Day. Na história, Zett teve que coletar os sinais Ultra dos lendários irmãos para fazer uma surpresa para o Ultraman original. Assista (com legendas em português):


Luta do século?

O revival da semana no canal oficial da Tsuburaya é o episódio 10 de Ultraman, intitulado O Cientista Sinistro. Uma surpresa, pois Jiras ainda não apareceu em Ultraman Z (Zett). Curiosamente, o monstro é uma reciclagem de um antigo traje de Godzilla. Com a adição de barbatanas e tons esverdeados, surgia um novo monstro (!).

O episódio está disponível com legendas em inglês (com recurso de tradução automática do YouTube para o português). Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=0P7TXjxGXYU

Comentário: Errei no palpite que fiz na edição anterior, mas faz parte. O importante é curtir esse episódio, que é bem legal. Hehehe!


Coleção completa

A série de TV e o filme de Ultraman R/B serão lançados em Blu-ray pela Mill Creek Entertainment, a partir de 13 de outubro. O material vai custar $49,99. O anúncio foi realizado nesta sexta (10).


Select! Crystal!

E aqui no Brasil tivemos o lançamento de Ultraman R/B – O Filme: O Cristal da União, com opções dublada e legendada. Com distribuição da Elite Filmes, o título estreou nesta quinta (16) na plataforma Cinema Virtual. Confira as impressões sobre o filme (e sua dublagem) aqui.


Sem cortes

Ao contrário da exibição na semana anterior, os episódios 33 e 34 de Jaspion não sofreram cortes pela Band. Os fãs agradecem. :D


Em tempo

Changeman registrou 1 ponto de audiência, Jiraiya ficou com 0.9 e Jaspion marcou 1.4. Estão praticamente na média.


Até quando?

Se as exibições das séries tokusatsu continuarem com as dobradinhas dominicais na Band – e se não houver pausas, Jaspion deve ser finalizado em 23 de agosto, Jiraiya em 13 de setembro e Changeman em 4 de outubro. Por ora, isso é teoria. A previsão que temos é que o campeonato de futebol Sub-20 deve voltar do hiato em 23 de setembro. Ou seja, tudo pode mudar para os clássicos.


Grande Rei

Nelson Machado será a voz do Grande Rei na dublagem do último episódio de Kamen Rider Black. O dublador do Quico, no seriado mexicano Chaves e do Dan Shimaru, nos primeiros episódios de Lion Man laranja é quem dirige este trabalho no estúdio Centauro.

Élcio Sodré, Francisco Bretas e Luiz Antônio Lobue reprisam os papéis de Issamu Minami/Black, Shadow Moon e o narrador, respectivamente.


Chakka!

Desde o último final de semana, o primeiro episódio de Winspector (de 1990) passa a ter legendas em português no canal Toei Tokusatsu World Official (via YouTube).


Shao shao pai!

E como foi especulado há duas semanas aqui na Coluna (e tava na cara), o Toei Tokusatsu World Official lançou os episódios 3 e 4 de Mahou Shoujo Chukana Ipanema! na sexta-feira passada. Os dois primeiros episódios da décima atração da extinta franquia Toei Fushigi Comedy Series estão no ar desde a inauguração do canal no YouTube, em 5 de abril, com legendas em inglês.

A série entra no lugar de Mahou Shoujo Chukana Paipai!, finalizada no dia 3 de julho pelo canal. Ipanema! é uma sequência direta de Paipai! e originalmente não estava planejada. Foi criada emergencialmente após a atriz e cantora Natsuki Ozawa pedir demissão, por causa de problemas nos bastidores. Se vendo obrigada a dar um final forçado e prematuro para Paipai!, a Toei lançou Ipanema no dia 23 de julho de 1989. Segunda heroína-título da derradeira fase das garotas mágicas da franquia de Shotaro Ishinomori, teve seu final exibido pela Fuji TV em 24 de dezembro daquele ano, totalizando apenas 23 episódios. Foi a predecessora de Patrine, exibida aqui no Brasil em 1994 pela extinta Rede Manchete.

A atriz que viveu Ipanema foi a cantora pop Wakako Shimazaki (47), que continua firme no meio artístico – tanto na música quanto na TV e no cinema. Na série, ela ainda interpretou dois temas de inserção.

O canal Toei Tokusatsu lança semanalmente dois episódios deste clássico às sextas-feiras, a partir do meio-dia (horário de Brasília).


Licenciamento

No último dia 4, Luiz Angelotti, CEO da empresa Angelotti Licensing, cedeu entrevista para o nosso canal no YouTube. Além de falar sobre os licenciamentos de animês como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Sailor Moon, Angelotti afirmou que tem contrato firmado com a Toho Company para licenciar a marca Godzilla ainda este ano. Leia mais aqui.


#KamenRider

Sábado passado aconteceu o pré-lançamento do filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER nos EUA, no evento online Nerdist House 2020 (leia mais aqui). Por isso, a hashtag #KamenRider ficou em sexto lugar nos TTs estadunidenses.

Surpreendendo todo mundo naquela noite, James Gunn, roteirista dos dois filmes dos Guardiões da Galáxia, comemorou o feito nas redes sociais. Ele é fã de tokusatsu há longa data.

https://twitter.com/JamesGunn/status/1282127139211341824


Positivo

Tetsuji Sakakibara (30), o Spada/Kajiki Yellow de Kyuranger, e Yusuke Yamamoto, o Tsurugi Kamishiro/Kamen Rider Sasword de Kamen Rider Kabuto, testaram positivo para a COVID-19. Eles estão entre as doze pessoas do elenco do show THE★JINRO que foram infectadas. Todos elas estão recebendo tratamento ambulatorial e estão isoladas em suas casas até segunda ordem.

O espetáculo aconteceu de 30 de junho a 5 de julho.


Saraba, Yoshikawa!

Morreu às 6h da manhã desta sexta (10) o produtor Susumu Yoshikawa, aos 84 anos, em sua residência situada em Kanagawa. A causa do falecimento foi insuficiência respiratória e foi divulgada pela imprensa japonesa neste domingo (12). Leia mais aqui.


Troopers originais

Domingo passado aconteceu uma coletiva de imprensa com os atores Hiroshi Watari (Sharivan/Boomerman/Spielvan) e Seiko Senoo (Metalder), promovido pelo evento Alma Tokusatsu. Leandro “Larc” Oliveira, nosso companheiro de site, presenciou esse bate-papo junto com outros veículos da “tokunet brasileira”. Curiosamente, tivemos aí o encontro com as contrapartes originais de J.B. Reese e Ryan Steele, ambos do clássico trash VR Troopers. Leia mais aqui.


Comunicação e tokusatsu

E o quadro O Japão na Minha Vida está de volta no JBox TV, nosso canal no YouTube. Na reestreia, que ocorreu nesta quarta (15), o amigo Danilo Modolo fala sobre como ele se tornou fã de tokusatsu e criou o maior canal sobre o gênero, o TokuDoc. A entrevista foi gravada em julho de 2018. Assista no vídeo acima.


Sextou! Semana que vem tem mais Coluna do Daileon. Té +.