Saudações inca-venusianas! (Awika!) Toei Tokusatsu inicia sua programação regular; confira as atrações nesta edição. Editora dos quadrinhos de Power Rangers fecha parceria com a Netflix. E Ultraman cita cinco novos mandamentos para a quarentena. Essas e outras a partir de agora na Coluna do Daileon. Let’s combine!


A overdose continua!

O canal Toei Tokusatsu World Official está no ar desde o dia 6 deste mês (dia 5 para o Brasil) e está fazendo muito sucesso entre os fãs que residem fora do Japão. Já são mais de 60 mil inscritos no YouTube, e dentre eles brasileiros que comentam e mostram interesse por séries que eram inéditas por aqui, até então.

Em sua segunda semana de existência, o Toei Tokusatsu inicia sua programação regular com os episódios 3 e 4 de sete dos clássicos disponíveis por aqui. Confira:

 

Suki! Suki!! Majo Sensei (1971)

Uma bela e simpática professora chamada Hikaru Tsuki começa suas atividades numa determinada escola. Só que ela é, na realidade, uma guardiã da paz vinda do planeta Alpha, situado na Nébula de Andrômeda. Usando secretamente os poderes mágicos do seu Moonlight Ring para ajudar seus alunos, Hikaru investiga o comportamento dos terráqueos. Mas essa benevolência acaba gerando mais problemas no decorrer dos 26 episódios deste clássico inspirado no mangá original de Shotaro Ishinomori. Exibido nas noites de domingo pela emissora japonesa TBS, Suki! Suki!! Majo Sensei (algo como “Amor! Amor!! Professora Bruxa“) pode parecer uma espécie de Jeannie é um Gênio ou A Feiticeira do tokusatsu (com efeitos especiais rudimentares para os nossos dias), mas é uma comédia interessante que ainda mostra Hikaru encarando monstros logo nos primeiros episódios – e sem se transformar. Falando nisso, no meio da série ela revela ser uma super-heroína chamada Andro Mask. Suki! Suki!! Majo Sensei foi estrelada pela graciosa Yoko Kiku, que mais tarde participou em alguns episódios de Kikaider e Henshin Ninja Arashi. Yoko tinha toda uma carreira pela frente e seu principal papel carrega uma triste memória. Infelizmente a atriz foi assassinada em 29 de abril de 1975, aos 24 anos, por seu namorado, o ator Yojiro Fujizawa (Yamogeras em Kamen Rider e Sai Tank em Kamen Rider V3). O segundo episódio teve a participação especial de Hideki Kawaguchi, que na época interpretava o pequeno Jiro Sakata em O Regresso de Ultraman.

Dois novos episódios às segundas-feiras, a partir do meio-dia (horário de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Robot 8-chan (1981)

Esta foi a primeira série da franquia Toei Fushigi Comedy Series, criada por Shotaro Ishinomori – e de onde surgiu Patrine. 8-chan (leia: Hacchan) é um robozinho que se perdeu e foi acolhido por um cientista. Ele faz amizade com a família Haruno e protagoniza altas confusões. Por não ser registrado por uma agência de controle de robôs, 8-chan é alvo constante do desmontador Barabara Man, que presta serviço para a tal agência. Pioneiro da fase de robô/criaturinhas da franquia e visivelmente inspirado no sucesso Ganbare!! Robocon (também de Ishinomori), Robot 8-chan teve 52 episódios exibidos nas manhãs de domingo da Fuji TV entre 4 de outubro de 1981 e 26 de setembro de 1982. Curiosamente, o ator Jiro Dan e a atriz Rumi Sakakibara, respectivamente Hideki Go/Ultraman Jack e Aki Sakata em O Regresso de Ultraman, voltam a contracenar juntos. O primeiro episódio teve a participação de Shun Ueda, o Gasami 2 em Jaspion. E o episódio 4 teve a participação da atriz Hitomi Yoshioka, a Dra. Porter em Sharivan, como a Barabara Girl. Ah, o tema de encerramento do vilão principal é quase uma paródia do famoso tema do filme faroeste Três Homens em Conflito (estrelado por Clint Eastwood em 1966), do compositor Ennio Morricone.

Dois novos episódios às terças-feiras, a partir do meio-dia (horário de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Space Cop Gavan (1982)

Filho de uma mãe terráquea e de um pai oriundo do planeta Bird, o Policial do Espaço Gavan é designado para lutar contra o sindicado do crime Makku. Na Terra, Gavan assume um disfarce como Retsu Ichijoji. Ao seu lado está Mimi, que é apaixonada pelo herói e é filha do comandante da Polícia da União Galática. Para enfrentar os mutantes da Makku, Gavan veste seu traje de combate e conta com a ajuda da nave-mãe Dolgiran, que se transforma no dragão mecânico Dolu. Uchuu Keiji Gavan fez um sucesso quase imediato no Japão e foi a salvação financeira da Toei Company, após o desgaste do henshin boom dos anos 1970. Foi a primeira série da trilogia dos Policiais do Espaço (dando origem à franquia Metal Hero) e contou com grandes nomes como o astro Kenji Ohba (que já esteve no Brasil numa edição da CCXP), roteiros do saudoso Shozo Uehara, trilha sonora produzida por Chumei Watanabe e grande parte das canções interpretadas por Akira Kushida (que participou de vários eventos de cultura pop no Brasil). Totalizando 44 episódios exibidos originalmente nas noites de sexta da TV Asahi, Gavan passou no Brasil ao longo do distante ano de 1991 pelas emissoras Globo e Gazeta como Space Cop (sim, o nome foi uma sugestão comercial da Toei), junto com Shaider e Bicrossers.

Dois novos episódios às quartas-feiras, a partir do meio-dia (de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Hard Gumi (1987)

Hiroshi é um líder de um quinteto formado pelos estudantes Satoru, Susumu, Takeo e Yasuko – todos da quinta série e dotados de diferentes talentos. Um dia, Hiroshi cria em seu computador o personagem Matenro, um fantasma que misteriosamente aparece no mundo real. Quando Matenro rouba o computador de Hiroshi e o desafia, ele e seus amigos decidem formar um esquadrão de detetives. Entrepondo comédia, aventura e ficção científica, Hard Gumi foi a sétima da franquia Toei Fushigi Comedy Series e a primeira de duas séries da fase de detetives – encerrada com Marin Gumi (de 1988). Com 50 episódios exibidos aos domingos pela Fuji TV, a série teve a participação de Junichi Haruta, que tanto interpreta a forma humana de Matenro quanto veste o traje do vilão mascarado. Outro rosto conhecido pelos brasileiro é o da atriz Megumi Ueno, a Kasumi em Jiraiya e a Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX, que aqui interpreta Yasuko, a única garota da equipe. E a comediante Rie Shibata, a Detetive Honda em Patrine, atua como a mãe de Susumu.

Dois novos episódios às quintas-feiras, a partir do meio-dia (de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Winspector (1990)

Em 1999, a criminalidade aumenta devido à acensão da tecnologia e da ciência. Para enfrentar os bandidos, entra em ação uma divisão especial da polícia, liderada pelo Chefe Shunsuke Masaki, que reúne também habilidades avançadas para operações de resgate. Os grandes heróis são o agente Liuma Ogawa (Ryouma Kagawa na versão original), que se transforma no herói Fire, e os irmãos robôs Biker (Bikel) e Highter (Walter). Sucesso da extinta Rede Manchete durante a febre d’Os Cavaleiros do Zodíaco, Esquadrão Especial Winspector (Tokkei Winspector) foi a nona série Metal Hero e a primeira da trilogia Rescue Police, formada também por Solbrain (de 1991) e Exceedraft (de 1992). Teve 49 episódios exibidos nas manhãs de domingo da TV Asahi e foi co-estrelada pelo veterano Hiroshi Miyauchi (como Chefe Masaki), que interpretou heróis setentistas como Kamen Rider V3 e Kaiketsu Zubat. Fire aparece nas cenas pós-créditos do filme Kyuranger vs. Space Squad, mas uma sequência ainda não foi confirmada pela Toei.

Dois novos episódios às sextas-feiras, a partir do meio-dia (de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Magical Girl Chukana Paipai (1989)

Paipai é uma bruxa do Reino Mágico Chuka, situado no planeta Makai (baseado na China), e havia sido prometida para se casar com o Rei Gomoku. Ao ser rejeitado, Gomaku transforma Raymond, o namorado de Paipai, numa… tigela de ramen (!) e o arremessa para o espaço. Em busca de seu amor, Paipai vem para a Terra. Enquanto busca pistas sobre Raymond, a garota trabalha para a família Takayama. Porém, ela é perseguida por Nurhaci e Taklamakan, a dupla de capangas de Gomaku. Mahou Shoujo Chukana Paipai foi a nona série da franquia Toei Fushigi Comedy Series e a pioneira da bem sucedida fase das garotas mágicas. Vale citar que esta foi a primeira produção de tokusatsu estreante na era Heisei. Por causa da morte do Imperador Hirohito (e o consequente fim da era Showa), Chukana Paipai sofreu atraso de uma semana e foi ao ar pela primeira vez em 15 de janeiro de 1989. Com carreira em acensão, a cantora Natsuki Ozawa foi escolhida para mudar definitivamente o estilo do bloco dominical, algo que deixou a Toei e a Fuji TV empolgadas. Após problemas nos bastidores, Ozawa pediu demissão e a Toei se viu obrigada a encerrar a série após 26 episódios, e produzir a sequência direta Mahou Shoujo Chukana Ipanema para 23 de julho daquele ano. Em tempo, Shun Ueda aparece com o vilão Nurhaci e os comediantes Shigeru Saiki (Hayato Nakami em Patrine) e Rei Shibata (Detetive Honda na mesma série) aparecem como Yukio Takayama e Sayuri Sangenjaya, respectivamente. Curiosamente, Natsuki Ozawa se tornou estrela de filmes pornô em meados dos anos 2000 e atualmente está afastada do meio artístico (que coisa, não?).

Dois novos episódios às sextas-feiras, a partir do meio-dia (de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

 

Combattler V (1976)

Por nome talvez você não conheça, mas provavelmente deve se lembrar de uma cena do episódio 30 de Jiraiya onde Kei e Manabu estão assistindo a um animê do estilo mecha. Bem, eu tô falando de Chodenji Robo Combattler V, a primeira da chamada Robot Romance Trilogy, do diretor Tadao Nagahama (falecido em 4 de novembro de 1980) e formada junto com Voltes V (Five, de 1977) e Daimos (de 1978). Criado pela equipe de roteiristas Saburo Hatte, o animê conta a saga do quinteto Hyoma, Daisaku, Juuzo, Kosuke e Chizuru, que opera cinco veículos que juntos formam o robô gigante Combattler V (bem familiar, não acham?). Os vilões são os milenares Campbelianos, liderados pelo General Garuda. Combattler V teve 54 episódios exibidos nas noites de sábado da NET (atual TV Asahi) e os temas de abertura e encerramento foram interpretados pelo veterano Ichiro Mizuki, cantor de várias séries como Metalder, Inzuman, Akumaizer 3, Zubat, The Kagestar, Ninja Captor, Guy Slugger, Mazinger Z e tantos outros clássicos.

Dois novos episódios aos sábados, a partir do meio-dia (de Brasília). Assista ao primeiro episódio aqui.

OBS: Legendas em inglês disponíveis nos dois primeiros episódios de cada série (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Os episódios 3 em diante estarão disponíveis em japonês por enquanto, mas podem haver inserções de legendas. Veja detalhes sobre o catálogo aqui e aqui.

*Colaborou Ricardo Cerdeira.


Audiência da semana

De acordo com o Observatório da TV (portal UOL), as séries Changeman, Jiraiya (foto) e Jaspion registraram média de 1,7 ponto para a Band. Os episódios exibidos das 10h30 às 12h30 neste domingo (12) conquistaram 4,1% de share e pico de 2,4.


Próximos episódios

Os próximos episódios previstos para domingo que vem são estes:

Esquadrão Relâmpago Changeman
#8 – As Mulheres Vampiras
#9 – A Bola Dragão Salva a Humanidade

Jiraiya – O Incrivel Ninja
#8 – O Anjo da Paz
#9 – A Emboscada

O Fantástico Jaspion
#9 – A História de uma Árvore
#10 – O Ataque do Pirossauro


Programe-se!

Neste fim de semana tem reprise de Power Rangers – O Filme no Telecine Pipoca. Hoje a partir das 23h40 e no domingo (19) às 17h50. Confira aqui a programação das próximas reprises de filmes japoneses e adaptações ocidentais na grade da Rede Telecine.


Status de produção

Os filmes de Ultraman Taiga, Kamen Rider Den-O e Phantomirage! seguem adiados e sem data de lançamento, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

As gravações de Kiramager foram interrompidas após Ryo Komiya contrair a COVID-19. Semana passada, o ator de 17 anos anunciou via Twitter que já teve alta e estará em repouso por duas semanas.

Eventos como a apresentação de palco de Kiramager e Ryusoulger Final Live Tour 2020, que aconteceriam agora no primeiro semestre, estão cancelados.


R.I.P.

Morreu neste domingo (12) o dublador japonês Keiji Fujiwara, aos 55 anos, vítima de câncer. Ele foi a voz de Cheeda Nick em Go-Busters e de Jackpot Striker em Lupinranger VS Patranger. Além de atuar como Maes Hughes em Fullmetal Alchemist e Leorio, no remake de Hunter x Hunter de 2011 (leia mais aqui).


SAC_2045

Consegue imaginar esses dois universos juntos? Tudo bem, eles ainda não se juntaram de verdade, mas Ghost in the Shell: SAC_2045 e a nova temporada do animê ULTRAMAN podem ser vistos juntos no novo trailer divulgado pelo canal da Netflix japonesa. Leia mais aqui.


Em vídeo

A primeira temporada de ULTRAMAN será lançada em Blu-ray no Japão, em 24 de junho.


Versão animada?

A BOOM! Studios, editora que publica as séries de quadrinhos de Power Rangers, fechou uma parceria com a plataforma de streaming Netflix. O contrato de dois anos permite produção de séries live action e animadas.

Não sabemos ainda se Power Rangers está nos planos, mas tudo é possível.

Comentário: Recomendo a análise dos meus amigos Raphael Maiffre e Ana Luíza, no canal Mega Power Brasil, sobre a possibilidade.


Formas reveladas

Em seu canal oficial no YouTube, a Tsuburaya lançou nesta quinta (16) um vídeo de Ultraman Z. O herói terá 3 formas: Alpha Edge (com os poderes de Zero, Seven e Leo), Beta Smash (de Ultraman, Ace e Taro) e Gamma Future (de Tiga, Dyna e Gaia). O dispositivo de transformação chama-se Ultra Z Riser, que possui um cartão de acesso que escaneia as medalhas dos Ultras para ativar novos poderes.

Quem está de volta é o ator Tatsuomi Hamada, o Riku Asakura/Ultraman Geed. O jovem herói terá uma nova forma com poderes de Ginga, X e Orb. Veja as imagens na galeria:

O tema de abertura “Goshouwa kudasai ware no na wo” será cantado por Masaki Endo (da banda JAM Project) e o encerramento “Connect the Truth” pela cantora Nami Tamaki.

Com direção de Kiyotaka Taguchi (o mesmo de Ultraman X e Orb), Ultraman Z (Zett) estreia na TV Tokyo em 20 de junho. Assista ao vídeo:


Casa nova

Kouhei Takeda (34), ator que interpretou Otoya Kurenai/Ixa em Kamen Rider Kiva e Kazumi Sawatari/Grease em Kamen Rider Build, anunciou via Instagram que está se transferindo para outra agência de entretenimento.

Segundo Takeda, ele deixou a agência A.L.C. Atlantis no dia 1º deste mês, onde trabalhou por dois anos. Desde então, ele faz parte da agência chamada Central.


Os cinco mandamentos

Ultraman apareceu em novo vídeo no canal oficial da Tsuburaya para transmitir cinco novos mandamentos Ultra para esse tempo de quarentena.

  1. Faça o seu melhor para ficar em casa.
  2. Gargareje e lave sua boca adequadamente.
  3. Continue lavando as mãos até cantar sua música favorita até o fim.
  4. Faça o exercício que puder em casa e mova seu corpo.
  5. Continue fazendo o que puder e não desista.

Ao citar os cinco mandamentos, Jiro se despedindo de Jack no final de O Regresso de Ultraman

Para quem não sabe, existem cinco mandamentos (ou cinco juramentos) Ultra que são ensinados para os guerreiros da Terra da Luz, e que foram mencionados pela primeira vez em O Regresso de Ultraman (de 1971)*. São eles:

  1. Não ir pra escola com fome.
  2. Pular da cama ao nascer do sol num dia bonito.
  3. Tomar cuidado com os carros quando passar na rua.
  4. Não se aproveitar dos outros.
  5. Brincar descalço no chão.

*NOTA: Transcrição da versão brasileira do último episódio da série.

O momento foi marcado com o pequeno Jiro se despedindo de Hideki Goh/Ultraman Jack, enquanto citava os mandamentos correndo na praia, no momento em que o herói embarcava numa longa viagem para sua “região natal“.

Em 2011, os cinco mandamentos foram adaptados na ocasião do terremoto e tsunami de Tohoku, ocorrido em 11 de março daquele ano.


Fórum

Inauguramos neste fim de semana o JBox Fórum. O nosso espaço de discussão dentro do nosso site (ainda em fase de testes). Dentre os cinco espaços diferentes, falamos também sobre tokusatsu. Mais detalhes você confere aqui.

A gente se fala a qualquer momento no fórum e/ou na próxima edição da Coluna do Daileon. “Chest!