Saudações inca-venusianas! (Awika!) Veja as primeiras imagens de The Rise of Ultraman, a nova série de quadrinhos do herói de M-78. Após quase 30 anos, episódios finais de Jiraiya serão reprisados a partir deste domingo na Band. Morre Neuza Azevedo, a voz de Mermaid em Changeman. Essas e outras novidades sobre o universo tokusatsu a partir de agora na Coluna do Daileon.


Primeiras imagens

A Marvel divulgou algumas imagens da série de quadrinhos The Rise Of Ultraman, incluindo o mítico encontro entre Hayata e Ultraman. Veja na galeria:

Fruto de uma parceria entre a Tsuburaya e a Marvel Entertainment, The Rise of Ultraman será lançado nos EUA em setembro. A equipe criativa de Kyle Higgins e Mat Groom co-escreveu o projeto com arte de Francesco Manna.


Luz e trevas

O primeiro episódio de Ultraman Geed (2017) está disponível no canal da Tsuburaya, no YouTube, desde segunda (3). O revival se deve à participação do seu alter-ego, Riku Asakura, nos recentes dois episódios de Ultraman Z (Zett). Legendas em inglês (com tradução automática em português nas configurações do YouTube). Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=64IfLWpg5K4


Alpha Edge

Começou a pré-venda do S.H. Figuarts Ultraman Z Alpha Edge. A figure, que é baseada na forma principal de Zett, que combina os poderes de Ultraman Zero, Ultraseven e Ultraman Leo, será lançada em dezembro e vai custar 3.850 ienes. Veja as imagens:


Audiência

Neste domingo (2) na Band, Changeman obteve 0.9 ponto. Jiraiya marcou 1.1 ponto. E Jaspion atingiu 1.6 ponto.


Finalmente liberados!

O encontro entre Jiraiya e Jane não foi reprisado no longínquo ano de 1999 | Divulgação

A Band exibe a partir deste domingo (9) A Conspiração de Morgana (39) e A Traição (40), episódios de Jiraiya que não são exibidos na TV brasileira desde 1991.

No final de 1998, os direitos da série foram renovados e adquiridos pela extinta distribuidora Tikara Filmes, do sr. Toshihiko Egashira (anteriormente pertenciam à Top Tape). Portanto, Jiraiya reestreou na Manchete em 7 de dezembro do mesmo ano.

Até o dia 10 de maio de 1999, data da transferência de concessão da emissora dos Bloch para o grupo TeleTV, foram exibidos os primeiros 38 episódios da série (exceto o 15 e o 16). Essa mesma remessa foi reprisada exaustivamente em vários horários da RedeTV!, ainda em sua fase experimental.

Em tempo, Jiraiya saiu do ar em 31 de outubro de 1999, quando também saíram do ar Maskman e os animês Shurato e Yu Yu Hakusho.

Cá pra nós: já passou da hora de chamar esse e os outros clássicos de reles “tapa-buracos” da emissora do Morumbi. 21 semanas não são 21 dias, não é mesmo?


Antes de Jane

Sumiko Kakizaki, a Jane em Jiraiya, foi protagonista da série Dori-chan (1978) | Divulgação

O episódio 40 de Jiraiya apresentou a kunoichi Honin Jane, uma ninja vidente que pede ajuda à família Yamashi (Yamaji). Ela foi interpretada pela ex-atriz Sumiko Kakizaki (55) e dez anos antes da série, em 1978, ela foi protagonista de Tômei Dori-chan (foto), série tokusatsu criada por Shotaro Ishinomori que durou apenas 25 episódios. Na época, ela tinha apenas 13 anos.

No Brasil, vimos Kakizaki em Sharivan, como Miyuki, a líder das garotas da Ilha Iga. Além disso, ela já participou de episódios de Kikaider 01, JAKQ, Battle Fever J, Sun Vulcan e Spider-Man.


Go go Megaforce!

A plataforma japonesa de streaming Toei Tokusatsu Fan Club disponibiliza todos os 20 episódios de Power Rangers Megaforce (2013), com legendas, desde o último sábado (1º).

Esta mesma versão já foi exibida pelo Toei Channel de outubro a dezembro de 2016.


Positivo!

Mais dois atores de tokusatsu foram diagnosticados com COVID-19.

Toshihiko Seki, a voz de Momotaros em Kamen Rider Den-O, testou positivo na última segunda (3). Sua agência informou que a condição do ator está estável no momento, mas ele foi hospitalizado no dia seguinte.

Hiroki Ijima, o astro principal de Kamen Rider Ex-Aid, também sentiu os sintomas do novo coronavírus e testou positivo nesta terça (4). Felizmente, ele está apenas com pequenos sintomas e sua febre diminuiu desde então.


Casamento

Koji Seto (32), o astro principal de Kamen Rider Kiva (2008), anunciou que pretende se casar ainda este ano com a atriz Mizuki Yamamoto (29). Foi anunciado pela primeira vez que eles estavam namorando em setembro de 2019, depois de co-estrelarem juntos numa série de TV.


Adeus, Mermaid

Faleceu neste fim de semana a dubladora Neuza Azevedo. Ela estava afastada da dublagem há cerca de 10 anos, devido ao mal de Alzheimer. A notícia foi divulgada pela dubladora Denise Simonetto (a primeira voz de Anri em Jaspion) neste domingo (2) em sua página no Facebook. Leia mais aqui.


Venusianos de plantão, tenho um anúncio importante a fazer: esta é a última edição da Coluna do Daileon

…com o formato atual. (Não espera molhar o bico… 😬)

A partir da semana que vem, as notícias sobre tokusatsu serão veiculadas diariamente aqui no site. Este espaço será quinzenal, com artigos especiais sobre os heróis faiscantes e monstros de borracha que a gente tanto gosta.

Tome nota! A próxima edição da Coluna será no dia 21 de agosto!

A gente se fala a qualquer momento por aqui.

Awika!