Saudações inca-venusianas! (Awika!) Recentemente nos despedimos da era Heisei. Na data de hoje, em 1999, acontecia algo parecido para nós brasileiros. O fim da Rede Manchete aconteceu e virou história. Enquanto isso, outra geração de amantes da cultura pop japonesa surgia com a estreia de um fenômeno dos animes na TV brasileira chamado Pokémon. Então, não poderíamos deixar a data passar em branco. Hoje vamos homenagear a saudosa emissora dos Bloch com um especial que reúne os 20 grandes momentos do tokusatsu que marcaram a memória dos espectadores da Manchete. Tem ainda as últimas atualizações sobre Kamen Rider Zi-O, Power Rangers, Garo e muito mais. E como mesmo diria o locutor-padrão Eloy Decarlo: o JBox passa na Manchete.


Primeiro amor

Kenji Matsuda e Yu Takahashi ao lado de So Okuno | Foto: Divulgação

O novo arco de Kamen Rider Zi-O será exibido nos dias 12 e 19 de maio. O tributo da vez é dedicado ao Kamen Rider Kiva (de 2008). O ator Kenji Matsuda (47) e a atriz Yu Takahashi (28) retornam à franquia após 10 anos. Matsuda foi, anteriormente, Zanki em Kamen Rider Hibiki, e depois foi Jiro/Garulu em Kamen Rider Kiva. Já Takahashi interpretou Yuri Aso, o interesse romântico de Otoya Kurenai.

Está confirmada também para esses episódios a atriz Yumiko Shaku (40) como Yuko Kitajima/Another Kiva. Para quem não lembra, Shaku esteve em Kamen Rider G – uma paródia apresentada no extinto programa SmaSTATION!!, da TV Asahi em janeiro de 2009. Ela também foi a Tenente Akane Yashiro em nos filmes Godzilla x Mechagodzilla (de 2002) e Godzilla: Tokyo S.O.S. (de 2003).

A quarentona Yumiko Shaku e o vilão Kamen Rider Ginga | Foto: Divulgação

E finalmente veremos Kamen Rider Ginga em cena. Curiosamente, a Toei relevou o personagem em 1º de abril, mas não era nenhuma brincadeira. Tomokazu Sugita, a voz de Kivat em Kamen Rider Kiva e de Ultraman Ginga, é quem vai dublar o novo inimigo. Sugito emprestou a voz para monstros das séries Super Sentai.

Os episódios 35 e 36 de Kamen Rider Zi-O serão escritos por Toshiki Inoue (Jetman, Kamen Rider Agito, Kamen Rider 555), autor principal de Kamen Rider Kiva.


Quase lá

Esboço da capa da HQ ‘O Fantástico Jaspion’, por Michel Borges. | Editora JBC

A Editora JBC divulgou na última edição do programa Henshin Online o esboço da capa do mangá de O Fantástico Jaspion. Atualmente os quadrinhos seguem em processo de aprovação pela Toei Company. Segundo Marcelo Del Greco, supervisor de conteúdo da editora, não há data de lançamento, mas pretensão é para ainda esse ano.

Confira mais detalhes aqui.


Mais perto do que longe

Power Rangers Beast Morphers está garantido no Brasil! Segundo informações exclusivas do canal Mega Power Brasil (tocado pelo meu amigo Raphael Maiffre e sua equipe), a Hasbro está negociando mais uma vez com o canal pago Cartoon Network. Em março, a empresa informou durante o evento ABRIN 2019 que o contrato com o Cartoon havia sido expirado e que os produtos de Beast Morphers deverão ser lançados no segundo semestre.

Se tudo correr bem, a estreia vai acontecer em algum momento entre julho e dezembro.

Há pretensão da distribuidora de lançar a atual temporada na TV aberta a partir de 2020.


Reunião das Sailors

O final da era Heisei marcou um momento interessante para os fãs de tokusatsu e principalmente de Sailor Moon. As atrizes do live-action da guerreira da lua se reencontraram em 29 de abril. O registro foi feito no dia seguinte por Ayaka Komatsu (32), a Sailor Venus, em sua conta oficial no Instagram.

Na foto também estão: Keiko Kitagawa (Sailor Mars), Rika Izumi (Sailor Mercury), Mew Azama (Sailor Jupiter) e Miyuu Sawai (Sailor Moon) e Komatsu.

Produzida pela Toei Company, Bishojo Senshi Sailor Moon foi uma adaptação do mangá de Naoko Takeuchi para o estilo tokusatsu. A série ia ao ar nas manhãs de sábado da emissora japonesa TBS entre 4 de outubro de 2003 e 25 de setembro de 2004, totalizando 49 episódios e mais 2 especiais direto-para-vídeo.

Nota do colunista: Miyuu Sawai participou do primeiro episódio de Ryusoulger como Master Pink.

As Sailors no anúncio oficial em agosto de 2003


Memória

Em 10 de maio de 1999, dia da estreia de Pokémon pela Record e da extinção da Manchete, um clássico da franquia Metal Hero se despedia da TV brasileira.

Sharivan – O Guardião do Espaço era reprisado pela Record Rio de março daquele ano até então, de segunda à sexta, às 13h05. Machineman era exibido na sequência das 13h35 às 14h, e ficou na mesma programação local até 7 de maio de 1999 (segundo registros).

Essas foram as últimas exibições oficiais das séries licenciadas pela Oro Filmes.


Expresso da meia-noite

Está no ar o teaser trailer de Garo: Gekkou no Tabibito. O novo guerreiro de máscara branca persegue Raiga e Mayuri, que estão num misterioso trem. O vídeo releva a data de lançamento: 4 de outubro nos cinemas do Japão. Além disso, o tema de encerramento do filme será “Raiga – Moonbow Traveler“, interpretado pelo grupo JAM Project.

O vídeo possui opção de legendas (somente em inglês).

Saiba mais nas edições #40 e #46.


De volta à ação!

Austin St. John (44) vai reprisar o papel de Jason, o primeiro Ranger Vermelho de Power Rangers. Sua participação será num episódio especial da segunda temporada de Power Rangers Beast Morphers, em 2020. O elenco da nova série está finalizando as filmagens na Nova Zelândia.

Os fãs especulam que o tal episódio especial possa ser uma adaptação do filme Kyoryuger vs. Go-Busters (2014), onde aconteceu a reunião dos líderes das equipes de dinossauro Zyuranger e Abaranger.

Estrela da primeira temporada de Mighty Morphin Power Rangers (1993), St. John saiu da série e permaneceu até o episódio 28 da segunda temporada (1994), quando ele, Walter Jones (Zack) e a saudosa Thuy Trang (Trini) foram substituídos pelos atores Steve Cardenas (Rocky), Johnny Yong Bosch (Adam) e Karan Ashley (Aisha), respectivamente.

O ator voltou à encarnar Jason em Power Rangers Zeo (1996) como o segundo Ranger Dourado e ainda apareceu no filme Turbo: Power Rangers 2 (1997). Sua última aparição até o momento foi em “Eternamente Vermelho“, episódio 34 de Power Rangers Força Animal (2002).

Austin St. John atualmente trabalha como paramédico e participa de eventos de cultura pop.


Eterno herói

O cantor Hiromi Go (63) vai interpretar um herói de tokusatsu no especial de verão The Weirdest Story ’19 Rain Special Edition, que vai ao ar na Fuji TV no dia 8 de julho, a partir das 21h (horário oficial de Tóquio). O veterano da música japonesa vai estrelar ao lado de Ayane Shiraishi, que viverá a filha do personagem de Go, e Yuu Kamio (Kamen Rider OOO, Ultraman X, Kamen Rider Amazons) com um coadjuvante.

O especial remete referências aos heróis de tokusatsu da era Showa. Go interpreta Hiroto Oba, um homem que tenta conciliar o tempo para cuidar de sua filha Aki (Shiraishi) e assumir o codinome Eternal Hero para lutar contra monstros.

Veja as imagens:


Playlist

A Avex Group, distribuidora da trilha sonora das séries Kamen Rider, lançou recentemente mais músicas da franquia no iTunes. Os usuários agora têm mais opções para curtir como temas de abertura e instrumentais dos motoqueiros mascarados da era Heisei.


Despedida

https://twitter.com/HasegawaMayu/status/1123134961932881920

A atriz Mayu Hasegawa (28), a Moa Azaki de Ultraman Geed, anunciou via Twitter que vai deixar o meio artístico. Ela aproveitou o ensejo para agradecer ao público.

Hasegawa reprisou o papel no filme Ultraman Geed The Movie: I’ll Connect With the Wish! (2018).


Aparição surpresa

Yu Inaba (26) reprisou o papel de Go Shijima/Kamen Rider Mach no segundo e último episódio de Drive Saga: Kamen Rider Brain.

As últimas aparições do herói secundário de Kamen Rider Drive haviam sido em 2016 nos especiais Kamen Rider Drive Saga: Kamen Rider Heart e Kamen Rider Drive Saga: Kamen Rider Mach.


Casada!

A atriz Yukari Taki (31) anunciou nesta quarta (8) via Twitter e blog oficial que se casou.

Ela esteve nos filmes Kamen Rider W Returns: Kamen Rider Accel (2011), Gavan: The Movie (2012). Porém, Taki é mais conhecida como Arisa Sugita em Ultraman Ginga S (2014) e Sawa Takigawa em Kamen Rider Build (2017).


20 momentos em Manchete

O famoso “M” da Manchete no topo do Edifício do Russel | Foto: Reprodução

Hoje faz exatamente 20 anos que a Rede Manchete saiu do ar. Melhor dizendo, foi vendida para o grupo TeleTV e passou por uma transição que duraria 6 meses até a inauguração oficial da RedeTV!.

A Manchete deixou saudades para seus espectadores. Durante quase 16 anos, a marcou história com transmissão de filmes, musicais, novelas, jornalismo, debates, esportes e até eventos carnavalescos. Ainda nos primeiros dias, exibiu animes como Patrulha Estrelar, Don Drácula, Pirata do Espaço, etc (veja aqui). Mas foi graças ao boom d’Os Cavaleiros do Zodíaco que a Manchete ajudou a alavancar o sucesso do filão que se popularizou também em outros canais de TV.

Mas o foco dessa coluna é o gênero tokusatsu. Até hoje, a Manchete é uma referência da história do gênero no Brasil. Foram ao todo 18 séries exibidas entre 1988 e 1999. Por ordem de lançamento, foram ao ar: Jaspion, Changeman, Flashman, Lion Man (laranja), Lion Man (branco), Jiraiya, Jiban, Cybercop, Spielvan, Maskman, Kamen Rider Black, Patrine, Winspector, Solbrain, Kamen Rider Black RX, Superhuman Samurai (adaptação americana de Gridman) e até mesmo reprises dos clássicos Ultraman e National Kid.

Para esta edição, selecionei os 20 episódios de tokusatsu que aconteceram e viraram Manchete (sem trocadilho) na memória do público, que guarda com carinho aqueles velhos tempos e belos dias que não voltam mais. Prepare o coração e embarque nessa viagem no tempo:

1) “A Morte de MacGaren” – Episódio 29 de Jaspion

Satie é capturada por MacGaren, o filho de Satan Goss, para se tornar uma de suas rainhas. Enquanto isso, ele planeja um atentado contra Tóquio através de uma bomba-relógio que está prestes a espalhar um gás venenoso. Para salvar a garota, Jaspion trava uma batalha mortal contra MacGaren, que tem seu braço decepado e morre em seguida com o golpe fatal do herói, o Cosmic Laser.

Nesse mesmo episódio aparece pela primeira vez a bruxa galática Kilza, que ressuscita MacGaren através de sua magia negra. Satan Goss fala pela primeira vez nesse episódio. Os rumos da trama mudam a partir de então e passa a ter um tom mais sisudo.

 

2) “A morte de Buba” – Episódio 52 de Changeman

A luta do Esquadrão Relâmpago contra o Império Gozma chega à sua reta final. O destino de Shima é traçado. Ao entardecer, Change Dragon e Buba se enfrentam pela última vez, ao som de uma música clássica.

Após as gravações do episódio, o dublê Yoshinori Okamoto (Buba) ficou gravemente ferido em um acidente e passou vários meses em repouso. Ele voltou a trabalhar no episódio 43 de Flashman como Bo Galdan, o segundo comandante dos caçadores espaciais.

 

3) “O extermínio do robô” – Episódio 15 de Flashman

Surge Sir Kaura, o líder dos caçadores espaciais. Jin e seus amigos enfrentam o maior pesadelo desde a chegada do Império Mez à Terra. Flash King enfrenta os monstros Za Zukonda. Ao derrotá-los, o robô gigante cai numa armadilha e perde um dos braços. Cena chocante que marca o início do arco que introduz o segundo robô gigante da série: Titan Jr. Uma inovação na franquia Super Sentai.

Este foi o primeiro episódio que foi recontado no filme Choushinsei Flashman: Big Rally! Titan Boy!.

 

4) “A morte de Kamen Rider” – Episódio 47 de Kamen Rider Black

Após a morte dos sacerdotes Pérola (ep. 45) e Baraom (ep. 46), os Gorgom se preparam para a batalha final. Issamu Minami decide enfrentar Shadow Moon num embate de vida ou morte. Na esperança de salvar a alma do irmão adotivo Nobuhiko, que foi transformado em Shadow Moon, Kamen Rider é derrotado. O mundo perde um herói e a humanidade teme as forças da diabólica seita.

De longe, é o episódio mais triste das séries tokusatsu exibidas na Manchete. O tema de encerramento “Long Long Ago 20th Century” (de Tadao Sakai) nunca comoveu tanto o público quanto nesse capítulo sombrio dos motoqueiros mascarados.

 

5) “A morte de Jiban” – Episódio 34 de Jiban

Outro episódio que deixou os espectadores com lágrimas nos olhos. Durante uma missão especial, nosso Policial de Aço enfrenta Madogarbo e o monstro da semana Sainoide. O ataque surpresa da Rainha Cosmos foi crucial para Jiban perder as forças e ter o braço cortado por Madogarbo. O herói morre diante de um radiante pôr-do-sol. Os policiais da Central City ficam impotentes contra a vitória de Biolon. Mas a guerra não está perdida…

 

6) “A ressurreição de Jiban” – Episódio 35 de Jiban

Biolon inicia uma série de atentados contra o Japão. Yanagida corre contra o tempo para ressuscitar Jiban. Mas Ayumi está desaparecida e a garotinha é a única chave para realizar o milagre. Jiban renasce com um novo poder: o Perfect Jiban, que consiste nas armas Poder Braquial, Agulha Giratória e Auto-Canhão. Um belo exemplo de deus ex machina no tokusatsu.

Curiosamente, o monstro Kumoda, do episódio 22 de Jaspion, aparece (sabe-se lá de onde, como e que fim levou).

 

7) “A Vida ou a Morte” – Episódio 10 de Jiraiya

Num evento em Yokohama, Manabu recebe de uma garota um estimulante chamado Sekijatan, que causa uma extrema mudança de comportamento. Toha Yamashi, Rei Yagyu e Ryu Asuka. Investigam uma organização que está distribuindo a droga para os jovens do Japão. Em meio à trama, aparece o ninja bêbado Kanin Dragon. Toha deixa se levar pela autoconfiança e enfrenta a poderosa força de Dragon, porém surge inesperadamente Kanin Chang Kung-Fu Jr., o filho do vilão morto por Jiraiya no episódio 4.

O episódio marcou os fãs com as frases de Kanin Dragon como “eu sou só um bêbado”, por exemplo. Mais do que isso: esse é um ponto de transição na saga do incrível ninja.

 

8) “A vingança do Kung-Fu” – Episódio 11 de Jiraiya

Continuação do episódio anterior. A armadura olímpica de Jiraiya é destruída graças a Dragon e Chang Kung-Fu Jr. Os olhos de Reiha brilham misteriosamente e o fenômeno salva a vida de Jiraiya. Tetsuzan busca a ajuda de um velho amigo para consertar a armadura olímpica.

A última parte desse arco inaugura o Jiraiya Power Protector, formado por ombreiras, gargantilha, o Supra-Visor (Jiraiya Searcher) e a pistola Olimpic Laser (Jirai Buster).

Há um erro de continuidade aqui. Manabu, que estava internado no hospital, aparece de repente voltando da escola com mochila nas costas. Oi, Toei??? ¯\_(ツ)_/¯

 

9) “O desafio de Lúcifer” – Episódio 17 de Cybercop

O emissário do demônio quer vingança! Ao saber do desafio que Lúcifer fez a Takeda/Júpiter, Ryoichi/Saturno vai ao ponto de encontro e cai numa emboscada. Sem piedade, Lúcifer atira em Saturno, que consegue registrar o momento em uma gravação.

Este é o segundo episódio em que o anti-herói (com nome de capeta) aparece na trama e o mais violento de Cybercop. Além de Saturno, Marte e Júpiter são feridos por Lúcifer. Em poucos episódios, Lúcifer descobre que a morte de seus amigos era uma armação do Barão Kageyama para culpar Júpiter.

 

10) “O super robô” – Episódio 31 de Winspector

Brian, um robô policial que atua em Nova Iorque, está sendo controlado misteriosamente por um criminoso para matar pessoas e principalmente os motoqueiros do Japão. Fire, Biker e Highter tentam impedi-lo, mas sem êxito. Mesmo sem testes, uma poderosa arma jamais utilizada pelo Esquadrão Especial é usada pela primeira vez. É a Giga Stream.

Sem dúvida alguma, esse é o episódio de Winspector mais lembrado pelo público brasileiro. Porém, o melhor episódio – e ainda mais violento – da série foi o seguinte, que encerra o arco do bandido Yuuichi Hirosaki. Já o visual de Brian é nada menos que uma reciclagem da armadura de MacGaren, de Jaspion.

Participação especial de Tota Tarumi, o Jin/Red Flash de Flashman, como Hirosaki.

 

11) “O nascimento de Roborider” – Episódio 15 de Kamen Rider Black RX

Segunda parte do arco de quatro episódios que apresenta duas formas alternativas do Kamen Rider. Maribaron havia sequestrado Hitomi, a filha caçula dos Sahara, para que ela renasça como Princesa Garonia. Os planos parecem estar frustrados quando Hitomi é supostamente assassinada por Desgaron. Nesse momento, RX sofre profundamente e milagrosamente se transforma no cibernético Roborider, o príncipe da tristeza.

RX não foi o primeiro herói a ter mais de uma forma (o posto é de Rainbow Man, herói da Toho do ano de 1972). Porém, o elemento foi adotado pelos Kamen Riders e pelos Ultramen da era Heisei.

 

12) “Biorider” – Episódio 17 de Kamen Rider Black RX

Última parte do mesmo arco. Shigeru e o novo aliado Joe Kazumi são capturados pelo Império Crisis. Ao cair numa armadilha mortal, RX se transforma pela primeira vez em Biorider. O príncipe da ira é um guerreiro com poder maior de velocidade/agilidade e capaz de se liquefazer. RX salva Joe e Shigeru (que descobre que o herói é na realidade Issamu Minami), mas ainda tem que convencer Garonia de que é Hitomi.

Tanto Roborider e Biorider foram comercialmente divulgados pela extinta fábrica de brinquedos Glasslite antes mesmo do arco ir ao ar na Manchete.

 

13) “Do Winspector para o Solbrain” – Episódio 23 de Solbrain

Terceira e última parte do arco que contou com a volta do Esquadrão Especial. Liuma/Fire, Biker e Highter estão em uma missão secreta para deter Messayer, um super robô capaz de se transformar em qualquer ser humano. O mecanismo de destruição de Messayer está ativado. Há dois pontos de vista conflituosos nesta corrida contra o tempo. Liuma quer eliminar Messayer a qualquer custo. Porém Daiki/Solbraver acredita que o robô possa ter algum sentimento humano.

Nota-se que Liuma se transforma em Fire com outro carro e a mudança do dublador de Highter, já que Afonso Amanjones emprestava sua voz para Solbraver.

 

14) “Sou o filho de Satan Goss!” – Episódio 45 de Jaspion

Penúltimo episódio da série. O Poderoso Satan Goss e seu filho MacGaren se preparam para a batalha final e armam um ataque ferrenho contra o Japão. Ao encontrar a quinta e última criança radiada pelo Pássaro Dourado, Jaspion enfrenta pela última vez MacGaren numa batalha épica e melancólica.

 

15) “Kaura, é o seu fim!” – Episódio 48 de Flashman

Os caçadores espaciais Kaura e Galdan desafiam o Monarca La Deus. Galdan é transformado no monstro Galdez, graças ao Dr. Keflen. Enquanto Sara está desaparecida, Jin trava um duelo contra Kaura diante de um avermelhado pôr-do sol. Uma das batalhas épicas que marcara a fase clássica da franquia Super Sentai.

Curiosamente, a Toei retocou a cena de ação do Flash King contra Galdez com o devido tom avermelhado do final do dia (pois não tinha isso originalmente). Tal atualização aconteceu também na coleção em DVD pela Focus Filmes.

 

16) “Kamen Riders: todos juntos na luta!” – Episódio 44 de Kamen Rider Black RX

A série entra na reta final quando o Império Crisis propõe um acordo com autoridades japonesas e o mesmo é recusado. Começa assim um ataque maciço contra o arquipélago. RX enfrenta Bosgun e o Super Guerreiro Kaima Grandailas. Impetuosamente surgem os 10 Kamen Riders que antecederam Issamu Minami na luta contra as forças do mal.

Momento importante da trama que apresentou para o público brasileiro os heróis Ichigo, Nigo, V3, Riderman, X, Amazon, Stronger, Skyrider, Super-1 e ZX (leia: zê-cross). Curiosamente, Issamu não está familiarizado com os heróis, apesar dele mesmo ter se autodenominado como Kamen Rider Black no início da série anterior.

 

17) “Os falsos Cybercops” – Episódio 22 de Cybercop

Os Policiais do Futuro enfrentam seus sósias construídos pelo Dr. Ploid, da Destrap. Apesar da semelhança, os falsos Cybercops vestem um colante preto. O falso Júpiter ainda possui uma força equivalente à Cyber Thunder Arm. A estima de Takeda e cia é abalada, mas Tomoko se esforça para ajudar seus companheiros.

Note que o título da série é Cybercop, no singular. Já Cybercops, no plural, é referido apenas aos personagens.

 

18) “O novo herói!” – Episódios 34 e 35 de Solbrain

Um sequestro de um garoto, uma ameaça de bomba e um caso de uma extinta firma estão relacionadas a um novo inimigo. O terrorista Ryuichi Takaoka conta com um estranho mutante conhecido como homem-metal. Para salvar Solbraver, Soljeanne e Soldozer, surge um “forte companheiro” (nas palavras do Chefe Masaki). Seu nome: Knight Fire. O alter-ego é Liuma Ogawa, capitão do Winspector. O Solbrain e a ICPO (da França) se unem para deter Takaoka.

Episódio duplo que introduz Liuma como personagem secundário de Solbrain.

Takaoka foi interpretado por Masaki Terasoma, o dublador original de Shadow Moon, vilão de Kamen Rider Black.

 

19) “Adeus, Planeta Terra!” – Episódio 50 (final) de Flashman

Os Flashman correm contra o tempo. Faltam apenas 10 horas para o quinteto deixar a Terra, devido ao fenômeno Anti-Flash.

Durante um especial de 35 anos de Super Sentai exibido pela TV Asahi em janeiro de 2011, a Toei elegeu o final de Flashman como um dos três melhores da franquia. Os outros finais eram de Jetman e de Dairanger. Merece a menção nesta lista.

O conceito de robô gigante destruído no último episódio se repetiu em Magiranger.

 

20) “Quem é o Grande Rei?” – Episódio 50 de Kamen Rider Black

A base secreta dos Gorgom é encontrada. O Monstro Baleia cai numa cilada. Black e Shadow Moon se enfrentam pela última vez. Nos minutos finais, o vilão chama Battle Hopper e toma o controle da moto.

Esse é o penúltimo episódio de Kamen Rider Black. Sempre que era exibido, a Manchete começava reprises da série, que jamais chegou ao seu final por aqui. Reza a lenda que o episódio foi dublado e que foi exibido uma única vez em afiliadas da extinta emissora. Mas isso nunca foi comprovado. E há quem diga que final teve a metade do tempo padrão de 23 minutos, o que sabemos muito bem que tal afirmação não procede.

A Focus Filmes cogitou lançamento de Black em DVD para meados de 2012, mas o título foi cancelado antes mesmo de acontecer. Uma pena, pois provavelmente teríamos mais um final inédito com dublagem. :/

Outras séries que ficaram sem final na Manchete foram: Lion Man (branco), Jiban, Cybercop, Spielvan, Patrine, Kamen Rider Black RX, Ultraman e National Kid.

 

Nota do colunista: publiquei hoje dois textos no meu blog ligados ao assunto. O primeiro é um registro das séries de anime e tokusatsu durante a crise da Manchete e o segundo é sobre a exibição das mesmas na fase experimental da RedeTV!.

*Colaborou nesta edição: Matheus Mossmann (do blog Dynablack Asylum).