Segundo a Square Enix, o remake de Final Fantasy VII já vendeu 5 milhões de cópias mundialmente, seja em edição física ou digital. O jogo lançado em abril deste ano é a estreia da Square Enix com melhores vendas no PlayStation e será um exclusivo da plataforma por um ano.

Tendo bons números de vendas, FF VII Remake vendeu mundialmente a mesma quantidade que o novo Animal Crossing vendeu apenas no Japão (para ter uma noção do que é o fenômeno New Horizons). Esse é o segundo Final Fantasy favorito dos japoneses, de acordo com enquete da NHK, ficando atrás apenas de FF X.

O game ainda vai ganhar um livro especial no Japão, Final Fantasy VII Remake Material Ultimania, com informações sobre o desenvolvimento, artes especiais, e outros materiais interessantes para fãs, com lançamento marcado para outubro. Esse parece ser um ano de novidades na franquia, sendo que recentemente anunciaram uma nova atualização de Final Fantasy XI, após 5 anos.

Assim como o jogo original foi dividido em vários CDs, a história está sendo dividida em vários jogos, com algumas novidades. O diretor já está trabalhando na segunda parte. O original foi lançado em 1997 para o PlayStation 1.


Fonte: Gematsu, Siliconera


Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicada e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamava SquareSoft). O primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.