A emissora filipina GMA-7 divulgou nesta quinta (14) um teaser de Voltes V: Legacy, um remake em live action do animê mecha Chodenji Machine Voltes V (Voltes Five, 1977~78), a segunda série da clássica Robot Romance Trilogy, do finado diretor Tadao Nagahama, formada junto com Combattler V (de 1976~78) e Daimos (de 1978~79).

Com intermédio da Telesuccess Productions, empresa de licenciamento da Toei nas Filipinas, a GMA-7 adquiriu os direitos de produção do remake. Por enquanto, não há previsão de lançamento para a TV local.

No vídeo podemos conferir a sequência de transformação e a ativação da Espada Ultra Eletromagnética (ou “Espada Laser” nas Filipinas).

Assista o teaser:

Por curiosidade, a GMA-7 exibiu Voltes V em 1978, com dublagem em inglês. Após uma exibição com apenas cinco episódios, Ferdinand Marcos, então presidente da emissora, decidiu banir o animê por conter “violência em excesso”.

Havia rumores, na época, de que o banimento se deu pelo fato de Voltes V tratar de temas como rebeldia e rebeliões. O cancelamento de Voltes V só ajudou a impulsionar sua popularidade, fazendo com que o clássico de tornasse num ícone da cultura pop nas Filipinas.

Em 1986, Voltes V voltou a ser transmitido pela emissora PTV-4. Em 1999, a GMA-7 voltou a exibir o animê, dessa vez com dublagem em filipino. Se despediu da TV do país em 2017, com nova dublagem.

Para se ter uma ideia da popularidade do robô gigante nas Filipinas, “Voltes V no Uta“, o tema de abertura da série, ainda é tocado por bandas de escola e em paradas militares (assista aqui). Em 2006, a cantora Jhonalene Sison, candidata do reality show musical Philippine Idol, chegou a cantar “Voltes V no Uta” na audição (assista aqui).

Imagem: Pôster promocional de 'Voltes V'.

Voltes V, a máquina super eletromagnética | Divulgação/Toei, Nippon Sunrise.

Totalizando 40 episódios exibidos aos sábados pela TV Asahi, entre 4 de junho de 1977 e 25 de março de 1978, Voltes V conta a saga de cinco jovens que pilotam um robô gigante (mecha) para enfrentar a horda de monstros do violento Império Boazan.

O animê é uma criação da equipe de roteiristas Saburo Hatte (a mesma das franquias Super Sentai e Metal Hero) e seus temas principais foram interpretados por Mitsuko Horie (abertura) e Ichiro Mizuki (encerramento).

No Brasil, Voltes V foi lançado em VHS nos anos 1980 pela antiga Brazil Home Video (atual Sato Company) e chegou a ser exibido na extinta Rede Manchete na década de 1990.

Só que a versão que conhecemos era um resumo de alguns episódios e não tinha desfecho.

Atualmente, o canal Toei Tokusatsu está lançando dois episódios de Voltes V, semanalmente aos sábados, a partir do meio-dia (horário de Brasília).

Apenas os dois primeiros episódios estão com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Outra opção para assistir Voltes V no YouTube é pelo canal Bandai Spirits, com episódios selecionados e legendas em inglês (em português através da mesma tradução automática).

Assista o primeiro episódio via Toei Tokusatsu:

Assista o primeiro episódio via Bandai Spirits:

https://www.youtube.com/watch?v=uUy-z70h5V0


Fonte: Crunchyroll