Tetsuo Kurata (52), ator que interpretou Issamu Minami (Kotaro Minami) nos clássicos Kamen Rider Black (1987) e Kamen Rider Black RX (1988), causou polêmica no último sábado (3), dia em que a franquia Kamen Rider completou 50 anos.

Durante uma transmissão no 17LIVE, um aplicativo de transmissão ao vivo, Kurata questionou se o espectador de Kamen Rider era “realmente seu fã” e “por que você está aqui se não vai fazer nada (doar)?”. O ator se refere às doações de meet & greet, que é muito comum no Japão. Por isso, ele disse que  “passou a gostar e não gostar de fãs também”, e até chegou a bloquear fãs que não lhe contribuíram financeiramente.

Kurata também comentou sobre Kamen Rider Black Sun, o reboot de Black, a série que consagrou seu estrelato no Japão. Contrariando os fãs que esperavam a comemoração de Kurata, ele acabou fazendo declarações controversas.

Fizeram-me comentários, mas eu não gosto muito de falar de Kamen Rider, desculpa. Tá?! Desculpa. Estão dizendo que é o aniversário de 50 anos de Kamen Rider. Obrigado, mas eu não sou o Kamen Rider. Já faz tempo que eu fiz o personagem. Perdão, mas eu não estou afim de comentar. Eu sei que todos estão animados, mas me desculpe. É o que eu acho, mas entendo que querem falar sobre o Rider comigo. No ano que vem farão o (reboot) de Black e entendo que vocês ficaram animados, mas não quero falar de Kamen Rider. Foi mal. Vou cortar essa conversa por aqui.”, disse Kurata durante a live.

Obviamente, os fãs ficaram decepcionados com tais declarações de Kurata, principalmente por ser um dia especial para a franquia Kamen Rider.

Confira o vídeo com as recentes declarações do ator:

https://www.youtube.com/watch?v=iWu-jVfH9Qk

Em 6 de novembro de 2020, numa entrevista ao Tamashii Web, Kurata afirmou que muitos fãs de Kamen Rider Black visitaram sua loja. Eles esperavam que o ator reprisasse o papel. Na ocasião, Kurata disse acreditar que era seu destino continuar a ser Issamu Minami.

Kurata é dono do restaurante Billy the Kid, onde imagens de Kamen Rider Black estão presentes nas dependências do estabelecimento. Em fevereiro deste ano, uma revista japonesa entrevistou o escultor A-san, que fez gratuitamente uma estátua em tamanho real do herói para o ator em 2018. Havia uma condição: de que Kurata não usasse a estátua para fins comerciais. Porém o ator não honrou o compromisso e expôs o material por 3 anos no Billy the Kid.

Ela (a estátua) deveria ter sido usada para uso privado, mas está sendo usada ilegalmente para atrair clientes para a loja de Kurata.“, declarou A-san. Kurata acredita que seus fãs são aqueles que querem vê-lo na loja e, por isso, diz que “não tem escolha” a não ser exibir a estátua no restaurante.

A estátua de Black no restaurante Billy the Kid | Foto: Reprodução/Love Tokusatsu

 

Nesta quarta (7), Kurata pediu desculpas em um post no seu Instagram oficial.

Para mim, Kamen Rider BLACK RX é um adorável parceiro, que vive comigo há décadas. (…) Eu me pergunto por que fiz tal declaração, embora o amasse e tivesse um longo relacionamento com ele desde que nasceu (Kamen Rider Black RX). Pode ter sido apenas uma palavra, por que eu estava muito frustrado com várias coisas e com raiva de mim mesmo. (…) Fãs, todos os envolvidos e meu parceiro de vida: BLACK RX, eu sinto muito. (…) Decidi encerrar minhas transmissões ao vivo no 17LIVE.

https://www.instagram.com/p/CNWtTYaDhlw/

Em 2009, Kurata retornou ao papel de Issamu Minami nos episódios 26 e 27 de Kamen Rider Decade. Ou melhor, ele interpretou duas versões alternativas do herói, como Black e Black RX. No mesmo ano, apareceu rapidamente no final de Kamen Rider Decade the Movie: All Riders vs. Dai-Shocker. Em 2015, interpretou os dois Minamis no filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3. Ainda no mesmo ano, Kurata atuou como Ko/Satria Naga nos episódios 40 e 41 da série indonésia de tokusatsu Satria Garuda BIMA-X.

O ator já esteve no Brasil como atração do Anime Friends 2015.


Fontes: Love Tokusatsu, TokuDoc e Kyoudai Express


Sobre Kamen Rider Black

Foto: Divulgação/Toei

Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.

Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power RangersVR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.