O canal japonês BS10 Star Channel está exibindo um especial de 55 anos da série Thunderbirds, anunciou a exibição de uma versão compilada e HD por Hideaki Anno intitulada Shin Complete Thunderbirds. A versão HD estreia em 2022.

Em 1985, Anno trabalhou na compilação The Complete Thunderbird, sendo seu primeiro trabalho profissional de edição. Os materiais originais dessa edição foram encontrados em um armazém da Tohokushinsha Film Corporation (da série tokusatsu Garo).

O nome Shin Complete Thunderbird foi dado pelo próprio Anno – se tornou até “piada” no meio que o diretor trabalha em muitas versões “Shin” (“novo” em japonês), como é o caso de Shin Kamen Rider, Shin Godzilla, Shin Evangelion, Shin Ultraman.

Thunderbirds em Ação é uma série britânica de ficção científica criada por Gerry Anderson e Sylvia Anderson, com produção pela AP Films, com distribuição da ITC Entertainment. A obra utilizava marionetes eletrônicas, maquetes e efeitos especiais. Produzida de 1964 a 1966 (e exibida de 1965 a 1966), rendeu um total de 32 episódios de 50 minutos, distribuídos em 2 temporadas.

A trama se passava entre 2065 e 2067, trazendo a família Tracy, chefiada pelo industrialista ex-astronauta Jeff Tracy e seus 5 filhos (Scott, John, Virgil, Gordon e Alan), que fundaram uma organização secreta para salvar a humanidade.

Eles utilizam uma série de tecnologias ultra-avançadas e veículos espaciais, sendo chamados quando os métodos tradicionais de resgate não funcionam. O nome da série vem das cinco naves Thunderbirds, designadas a cada um dos irmãos.

A série é uma influência para muitas produções de tokusatsu do Japão, principalmente da Tsuburaya, mas impactando também outros criadores, como o próprio Anno.

No Brasil, a série estreou em 1967 na TV Record, tendo passagem pela TV Tupi na década de 1970 e uma reexibição no SBT a partir de 1º de maio de 1995, mesmo dia da estreia da “fase 2” de Cavaleiros do Zodíaco na Manchete.

Em 1991, estreou também na Record a série Thunderbirds 2086, nome americanizado do animê Scientific Rescue Team Techno Voyager (1982) do estúdio Jin Productions, com certa inspiração no seriado britânico, mas sem envolvimento dos criadores. Nos EUA, a série foi dublada pela ITC Entertainment, apesar de não ser parte do cânone da franquia.


Fonte: Asahi