Neste dia 17 de janeiro, o renomado pianista Ryuichi Sakamoto completa 70 anos de idade. Para marcar a data, e como forma de incentivo à sua luta contra um câncer, a gravadora commmons lançou um site chamado 10 Favourites — Ryuichi Sakamoto — acesse em commmons.com/en/10favorites.

A página funcionará da seguinte forma: amigos e figuras ilustres farão cada um uma seleção com suas 10 músicas favoritas da discografia do pianista, com atualizações que se seguirão ao longo do ano. A primeira das listas já está disponível, elaborada pelo artista plástico Shinro Ohtake, acompanhando comentários para cada faixa escolhida.

Antes da lista, o visitante também pode ler (em inglês) um prefácio escrito pelo jornalista musical Masafumi Suzuki.

imagem: Capa do single "leta", de Ryuichi Skamoto

Capa de ‘leta’ | Divulgação/commmons

Mesmo enfrentando a doença, Sakamoto não parou de trabalhar. Recentemente, ele colaborou com um novo single do MONDO GROSSO e prepara para o próximo dia 19 de janeiro (quarta-feira) o lançamento digital do single “leta”. A canção foi composta originalmente para comercial da TV japonesa, feito para uma marca de lentes de contato chamada CREO. Porém, antes mesmo do lançamento oficial, a música foi disponibilizada em forma de partitura (representação escrita da melodia).

Confira um trecho no vídeo do comercial abaixo:


Fonte: Release de imprensa.


Junto ao grupo Yellow Magic Orchestra, Ryuichi Sakamoto é tido como pioneiro na música eletrônica japonesa. Em sua carreira solo, o pianista coleciona prêmios como compositor e arranjador, chegando a receber a Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura da França em 2009 e o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988 pelo filme O Último Imperador, onde divide o feito com David Byrne e Cong Su. Em animações japonesas, podemos ver o seu trabalho em Appleseed e The Wings of Honneamise, além do tema recente de Japão Submerso – 2020.