Durante a Anime Expo, a Crunchyroll confirmou que Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco – Batalha do Santuário, também conhecido como Knights of the Zodiac, chegará à plataforma com dublagem simultânea, inclusive em português (o áudio original é o japonês). A estreia ocorre entre julho e setembro, durante a chamada “temporada de verão” (inverno no Brasil).

Apesar de ser uma segunda temporada, o marketing do streaming parece tratar quase como se fosse uma série nova, solo. É possível que a Toei tenha feito os novos episódios de forma que novos espectadores não precisem saber da temporada anterior para assistir, o que aumentaria a especulação de que a Netflix desistiu da série logo depois do lançamento, mas a Toei quis continuá-la por conta própria.

Segundo o diretor, Yoshiharu Ashino, uma terceira temporada estaria em pré-produção. A primeira saiu em 2019 pela Netflix.

Quando a Toei sofreu ataque hacker no começo do ano, a equipe da série foi temporariamente remanejada para o filme de Dragon Ball Super, que estreia por aqui em agosto.

Logo que saíram as primeiras peças promocionais, o reboot foi envolto em polêmicas e teve recepção mista entre os fãs. O maior ponto de crítica segue, provavelmente, sendo a mudança do gênero de Shun, agora uma mulher.


Fonte: Release de imprensa


O JBox possui parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Os Cavaleiros do Zodíaco

Saint Seiya

Imagem: Os 5 Cavaleiros de Bronze no mangá.

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.

A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem, mas em baixa qualidade de imagem e som. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.

Há 3 histórias extras (Episode Zero, Origin e Destiny) publicadas pelo Kurumada entre 2017 e 2019 na revista Champion RED, detalhando eventos até então não aprofundados, como a fuga do Aiolos e a história de Saga e Kanon. Elas não estão, por enquanto, compiladas em encadernados.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (todos da Conrad), Next Dimension , Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP vai relançar Episódio G.

Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; a novel Golden Age e o mangá isekai Dark Wing. Um quadrinho francês oficial chega em 2022.

Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.

Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecida pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. É esse que continua agora pela Crunchyroll.

Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.​