Ontem (28) foi lançada no Japão a Macross Chou-Hyakka (Super Enciclopédia Macross, em tradução livre), ao preço de 3300 ienes (120 reais), contendo 96 páginas coloridas — o lançamento é pela editora Kodansha. O livro é comemoração do aniversário de 40 anos da franquia, ocorrido em 3 de outubro.

O databook compila infomações de todas as produções (animês de TV, OVA, filmes) da série, de Super Dimension Fortress Macross até Macross Delta. A capa tentou incluir personagens e robôs de todas as séries. Confira algumas imagens:

 

O livro também traz rascunhos iniciais, além de explicações sobre cada uma das séries. Há ainda uma entrevista com Shoji Kawamori, um dos criadores da série, e também com Ichiro Itano, que fez uma cena famosa em Super Dimension Fortress Macross, conhecida por vezes como “circo de Itano” (Itano Circus), ou “massacre de mísseis de Macross”: uma cena de combate aéreo (dogfight) bastante estilizada e acrobática, que virou comum em animês posteriormente (não só em animês mechas, outras séries por vezes referenciam a cena em sequências de luta ou ação).

Macross é uma franquia de ficção científica criada pelos estúdios Nue e Artland, ambientada em um futuro alternativo (a patir de 1999, que era futuro na época) no qual os humanos colonizaram a Via Láctea. A versão original de Macross (1982) veio para cá na década de 1990, passando rapidamente por Record e CNT/Gazeta com o nome Guerra das Galáxias.

Também foi exibido por aqui, mais ou menos nessa época, o “transgênico” Robotech (1985) – a animação americana da Harmony feita com cenas de Macross, Southern Cross e MOSPEADA –, pela Globo e posteriormente pela Locomotion, com dublagem (e as dublagens de cada uma das duas foram bem diferentes entre si).

Fechando a passagem da franquia no Brasil, em 1999 o canal Multishow exibiu Macross Plus, dividido em 6 episódios. A animação foi produzida no Japão em 1994, lançada por lá como um OVA de 4 episódios, rendendo ainda um filme em 1995 – este último segue inédito por aqui.

Robotech e Macross acabaram em uma disputa legal: o direito das 3 séries usadas para produzir Robotech foram cedidos pela Tatsunoko para a Harmony Gold, que então criou a versão original americana editando o material (não sabemos se com esse contrato a Harmony supostamente teria direito de distribuir as séries originais sem edição e seus derivados). De qualquer modo, a empresa japonesa BigWest, uma outra dona de Macross, em dado momento passou a exigir seus direitos sobre as duas franquias (Macross e Robotech) — aparentemente, a BigWest não teria sido envolvida na cessão de direitos à Harmony.

Depois do acerto dos direitos internacionais da série – com a BigWest ficando com boa parte da franquia –, alguns conteúdos “extras”, como shows, estão sendo disponibilizados por aqui.


Fonte: Oricon