Dando continuidade ao projeto comemorativo de 400 mil inscritos, o canal Toei Tokusatsu World Official lançou nesta sexta (11) o filme Uchuu Keiji Gavan: The Movie (2012). Com legendas em inglês — tradução automática para português nas configurações do YouTube –, o vídeo fica disponível até 28 de dezembro.

Assista:

Uchuu Keiji Gavan: The Movie (Space Cop Gavan: The Movie)

Exibido no Japão em: 20 de outubro de 2012
Duração: 83 minutos
Dirigido por: Osamu Kaneda
Escrito por: Yuji Kobayashi
Produção: Toei Company

Uchuu Keiji Gavan: The Movie | Divulgação/Toei

A trama se passa cerca de três décadas após o Policial do Espaço Gavan derrotar o Império Makku. Cumprindo o sonho de infância de quinze anos de se aventurar no espaço, Geki Jumonji e Toya Okuma se unem numa missão espacial em Marte com Itsuki Kawai, a amiga de infância de ambos, dando-lhes pingentes de boa sorte para que ela possa estar com eles em espírito. No entanto, os dois são rotulados como MIA quando seu ônibus espacial desaparece misteriosamente.

Geki é salvo pela Polícia Galática e é treinado para se tornar um Policial do Espaço. Ao vestir um Combat Suit idêntico ao Gavan original – com destaques para visor e leds com a cor azul – Geki assume o codinome Gavan Type-G e passa a enfrentar uma nova horda de monstros de Makku, que pretende ressuscitar o grande líder Don Horror.

Gavan: The Movie foi estrelado por Yuma Ishigaki, que apareceu pela primeira vez como Geki/Gavan Type-G nos episódios 31 e 32 de Tokumei Sentai Go-Busters, exibidos originalmente pela TV Asahi em 23 e 30 de setembro de 2012, respectivamente – para promover o lançamento do filme.

A dupla Geki Jumonji e Retsu Ichijoji | Divulgação/Toei

Curiosamente este arco duplo foi adaptado para a segunda temporada de Power Rangers: Morfagem Feroz, onde Gavan Type-G virou o Capitão Chaku – Marco Ribeiro, dublador que interpretou Gavan na versão brasileira realizada pela extinta Herbert Richers em 1991, emprestou sua voz para esta contraparte americana de Type-G, como homenagem ao primeiro Policial do Espaço (saiba mais aqui).

O filme também apresentou pela primeira vez Kai Hyuga e Shu Karasuma, os sucessores de Sharivan e Shaider, interpretados por Riki Miura (Geki Violet em Gekiranger) e Hirowaki Iwanaga (Kamen Rider Birth em Kamen Rider OOO), respectivamente.

Destaques do elenco para as atrizes Yukari Taki (Sawa Takigawa em Kamen Rider Build) como Itsuki Kawai, Suzuka Morita (Shinken Yellow em Shinkenger) como Shelly e Honoka (Malseena em Akibaranger) como Eleena.

Além da volta do veterano Kenji Ohba como Retsu Ichijoji/Gavan (ele havia retornado no mesmo ano no filme Gokaiger vs. Gavan), o saudoso Toshiaki Nishizawa interpretou pela última vez o Comandante Qom; o veterano Shozo Iizuka dublou mais uma vez o vilão Don Horror; o saudoso compositor Chumei Watanabe, o mesmo da série de TV, produziu a trilha sonora do filme; e Akira Kushida, cantor principal da série clássica, retornou para cantar uma nova versão do tema de abertura.


Programação especial

Em 7 de setembro, o Toei Tokusatsu World Official bateu a marca de 400 mil inscritos no YouTube. Para celebrar, o canal lançou globalmente cinco filmes, entre os dias 16 de setembro e 14 de outubro, em razão das exibições das séries FUUTO PI (atualmente exibido pela Crunchyroll com opção de dublagem), Kamen Rider Black Sun (que estreou mundialmente via Amazon Prime Video em 28 de outubro) e o filme Shin Kamen Rider (que estreia em março de 2023, nos cinemas japoneses).

Mais quatro filmes estão na segunda parte desta programação especial, que foi divulgada em 14 de outubro. O canal Toei Tokusatsu tem como destaque os aniversários de 50 anos de Kikaider e os 40 anos de Gavan.

Confira a programação:

Vale lembrar que alguns dos títulos acima já estiveram disponíveis no canal apenas com legendas em inglês.

Após o projeto, o canal Toei Tokusatsu promete “outro grande anúncio” e garante tentar tornar o canal “mais agradável” para o público.


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


“Gavan vencerá!”

Gavan e sua moto Cyberian | Divulgação/Toei

Filho de uma mãe terráquea e de um pai oriundo do planeta Bird, o Policial do Espaço Gavan é designado para lutar contra o sindicado do crime Makku. Na Terra, Gavan assume um disfarce como Retsu Ichijoji. Ao seu lado está Mimi, que é apaixonada pelo herói e é filha do comandante da Polícia da União Galática. Para enfrentar os mutantes da Makku, Gavan veste seu traje de combate e conta com a ajuda da nave-mãe Dolgiran, que se transforma no dragão mecânico Dolu.

Uchuu Keiji Gavan fez um sucesso quase imediato no Japão e foi a salvação financeira da Toei Company, após o desgaste do henshin boom dos anos 1970. Foi a primeira série da trilogia dos Policiais do Espaço (dando origem à franquia Metal Hero) e contou com grandes nomes como o astro Kenji Ohba (que já esteve no Brasil numa edição da CCXP), roteiros do saudoso Shozo Uehara, trilha sonora produzida por Chumei Watanabe e grande parte das canções interpretadas por Akira Kushida (que participou de vários eventos de cultura pop no Brasil).

Totalizando 44 episódios exibidos originalmente nas noites de sexta da TV Asahi, Gavan passou no Brasil ao longo do distante ano de 1991 pelas emissoras Globo e Gazeta como Space Cop (sim, o nome foi uma sugestão comercial da Toei), junto com Shaider e Bicrossers.

Todos os episódios ficaram disponíveis no canal Toei Tokusatsu — porém só os dois primeiros estão liberados para o Brasil atualmente, legendados em inglês e português.

Gavan teve um retorno grandioso em 2012 no cinema com o filme Gokaiger vs. Gavan, crossover com o Super Sentai do ano anterior, além do primeiro filme do herói onde estava o seu sucessor, Gavan Type-G, que também lidera o Space Squad na série de filmes de mesmo nome.


Toei Tokusatsu

imagem: banner do canal toei tokusatsu.

Divulgação/Toei Tokusatsu

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com mais de 400 mil inscritos, tinha uma programação inicial com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lançava episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguiam a partir do episódio 3 em diante.