Há exatamente 10 anos, no dia 21 de janeiro de 2012, os fãs japoneses de tokusatsu iam aos cinemas para assistir Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie. Este V-Cinema não é um “versus” qualquer (que normalmente acontece entre um super esquadrão vigente e seu antecessor), pois era a volta do Policial do Espaço Gavan, o pioneiro da trilogia Uchuu Keiji e também da franquia Metal Hero – que esteve na programação da TV Asahi entre 1982 e 1999.

Esse era um tipo de crossover que não aconteceria em circunstâncias comuns, mas a série Gokaiger já estava praticamente em sua reta final, portanto o filme carregava o selo de comemoração de 35 anos de Super Sentai. E o ano de 2012 seria marcado pelas comemorações dos 30 anos de Gavan (o herói também ganhou um selo de aniversário).

Imagem: Pôster do filme.

Pôster oficial de Gokaiger vs. Gavan | Foto: Divulgação/Toei

Lembro como se fosse ontem quando surgiu a confirmação desse filme, em meados de outubro de 2011. Eu acompanhava religiosamente Gokaiger e, como um fã que veio da geração que acompanhou o boom do tokusatsu na Manchete e em outras emissoras como Globo e Gazeta (essas duas últimas citadas foram onde Gavan foi exibido em 1991, como Space Cop), eu tinha que entrar no hype e rever a série de 1982.

Se 2011 foi especial para os fãs de Super Sentai, 2012 havia começado com muitos fãs na expectativa pela volta dos heróis metálicos, especialmente na TV. Isso é um tanto improvável, pois a Toei vai muito bem (obrigado) com a dobradinha Kamen Rider e Super Sentai nas manhãs de domingo.

O futuro que tivemos pela frente (referência à uma frase dita por Gavan no filme) foi com a introdução de uma nova geração de Policiais do Espaço, que também apareceu ao lado de vários heróis das duas principais franquias da Toei. Mas isso é assunto para outra coluna.

O grande encontro entre o Esquadrão Pirata e o Policial do Espaço se passa em algum ponto entre os episódios 44 e 47 de Gokaiger. Vemos logo de cara as naves Gokai Galleon e Dolgiran se enfrentarem nos céus de Tóquio. Isso até que Gavan surge diante dos heróis (exceto Gai Ikari, o Gokai Silver) e os prende por uma acusação, da qual eles foram inocentados pelos Dekaranger.

Não demora muito para que o experiente Retsu Ichijoji, o alter ego de Gavan, descubra que tudo era uma armadilha de Ashurada, o herdeiro do sangue de Don Horror e que, portanto, pode controlar o Espaço Makku, o campo dimensional onde o Policial do Espaço enfrentava os monstros da semana.

Imagem: O bootleg.

Gavan Bootleg, a versão maligna do Policial do Espaço | Foto: Divulgação/Toei

Para complicar a situação, surge também Gavan Bootleg, uma versão maligna do herói que apareceu somente neste filme (porém, em 2014, a Toei reaproveitaria sua armadura, tingindo de ouro, para criar o Policial do Espaço Estevan, personagem de Uchuu Keiji Sharivan: Next Generation) e ajuda Ashurada a capturá-lo e jogá-lo na Prisão Makku.

Só que uma frase dita por Retsu, antes de ser sequestrado, fez com que o Capitão Marvelous, o Gokai Red, lembrasse quem era o tal Policial do Espaço que salvou sua vida há cerca de 10 anos. Foi por esse motivo que ele resolveu resgatá-lo.

Curiosamente, a operação começou graças ao encontro inusitado dos veteranos Shiro Akebono/Battle Kenya de Battle Fever J (1979) e Daigoro Oume/Denzi Blue de Denziman (1980), que já conheciam Gavan e (advinha!) são idênticos ao Policial do Espaço.

Gokaiger invade a Prisão Makku e ainda dá de cara com alguns vilões das séries Super Sentai, que estão presos. Enquanto isso, temos a primeira aparição oficial dos Go-Busters, que enfrentaram o Basco, o rival de Marvelous.

Imagem: O esquadrão Go-Busters.

A primeira aparição oficial dos Go-Busters | Foto: Divulgação/Toei.

Cronologicamente falando, Tokumei Sentai Go-Busters se passa em 2012, como é dito na abertura da série de TV. Mas Gokaiger (de 2011) se passa alguns anos após o final de Goseiger. Isso ficou claro, por exemplo, no episódio 40 (tributo à série Timeranger), quando os heróis viajam no tempo e vão para o dia 2 de outubro de 2010 e Gokai Silver diz que a Tokyo Skytree ainda estava em construção nesta época.

Em tempo, a Tokyo Skytree foi concluída em 29 de fevereiro de 2012 e inaugurada em 22 de maio do mesmo ano. Mas a gente sabe que cronologia não é o forte da Toei, né? Foi mais um dito pelo não dito, tanto é que os Go-Busters se encontraram com Gokaiger no famigerado filme Kamen Rider × Super Sentai: Super Hero Taisen, mais precisamente em 2012 (!). Isso sem contar que o esquadrão que dizia “It’s morphin time” ainda estava pra conhecer o segundo Gavan.

Imagem: Fotos do ator Ohba em três roupas.

Akebono, Ichijoji e Oume – as três faces de Ohba | Foto: Divulgação/Toei

Deixando inconsistências de lado e voltando ao que interessa, Gokaiger vs. Gavan marcou a volta do veterano Kenji Ohba na pele de Retsu Ichijoji, após 27 anos, quando o personagem apareceu no último episódio de Shaider. Ohba estava com 56 anos e mostrou que ainda estava em plena forma, lutando pra valer como nos velhos tempos.

E não é só isso: ele também reprisou os papéis de Shiro Akebono e Daigoro Oume, de Battle Fever J e Denziman, respectivamente. Ohba havia retornado como Oume no filme Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle. E ainda fez uma breve participação como Akebono no episódio 44 de Gokaiger.

Imagem: A trindade.

A trindade de Kenji Ohba | Foto: Divulgação/Toei

Como era a primeira vez que os personagens de Ohba se encontravam em público, o momento pedia uma referência ao último episódio de Shaider, que era um epílogo que reuniu os antigos três Policias do Espaço.

Em outras palavras, a trindade Ohba foi reunida. A diferença é que não foi naquela escadaria do prédio Nomura Building, em Shinjuku. Mas sim no Cais de Harumi, local que já foi o coliseu de várias séries tokusatsu (e que está para ser demolido).

Falando em referência, é claro que não poderia faltar uma frase específica de Retsu, algumas BGMs da série de 1982 que foram refeitas, efeitos especiais devidamente atualizados e a tradicional explicação do Jouchakku Process, a transformação de Gavan. Até a transformação de Gokaiger teve direito a um replay do tipo.

Imagem: Capa de revista sobre Gavan.

Na infância, Marvelous foi salvo por Gavan e aprendeu o verdadeiro sentido de coragem | Foto: Reprodução/Toei

Além de Ohba, outro ator que se destaca é Tatsuomi Hamada como o pequeno Marvelous. Ele tinha apenas 11 anos, já tinha aparecido no filme Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010) como Nao e seria mais tarde o protagonista Riku Asakura na série Ultraman Geed (2017).

Outro ator em destaque foi o veterano Shiro Sano (de filmes tokusatsu como Godzilla 2000 e o recente Nezura 1964, além de ter participado de 24 Japan, o remake japonês de 24 Horas), que atuou tanto como o misterioso Comandante Weeval quanto como o monstro Ashurada. E não tem como não citar as breves e ilustres participações das graciosas atrizes Nao Oikawa e Mami Yamasaki, que reprisaram seus respectivos papéis como as vilãs Kegalesia (de Go-onger, 2008) e Shizuka (de Boukenger, 2006).

E não menos importante, Akira Kushida, cantor dos temas de Gavan (e de outras séries Metal Hero como JaspionJiraiya e Jiban), interpretou a canção “JUMP“, em dueto com Tsuyoshi Matsubara, vocalista do Project R, que canta o tema de abertura de Gokaiger.

Imagem: O encontro com Gokaiger.

O grande encontro entre o Policial e os Piratas do Espaço | Foto: Divulgação/Toei

Além de reunir heróis do passado e do então presente, de duas franquias distintas, Gokaiger vs. Gavan foi a ponta do iceberg para um projeto de resgate da mitologia dos Policiais do Espaço. A princípio, o público havia correspondido com a volta do lendário herói, que surgiu praticamente como a salvação financeira da Toei no início da década de 1980.

A lição mais importante do filme é jamais perder a coragem de enfrentar momentos adversos, pois um grande futuro pode estar à sua espera.

Diga adeus às lágrimas e nunca se acovarde!


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.