A Crunchyroll programou para março a adição dos últimos episódios dublados de Dragon Ball Z, concluindo o trabalho iniciado em outubro de 2022. Como de costume, os capítulos chegam como parte das “Quintas de Dublagem”, dessa vez divididos em dois momentos: a 7ª e a 8ª temporada (compreendendo os episódios 195 a 254) chegam no dia 9 de março, enquanto a 9ª temporada (episódios 255 a 291, o final) estreia em 30 de março.

Esse, provavelmente, é o pacote mais popular de Dragon Ball Z em nosso país, já que compreende a Saga de Majin Buu — que marcou a estreia do animê na Rede Globo em 2001, sendo uma das fases mais reprisadas na emissora de maior alcance do Brasil. Anteriormente, o animê era exibido em TV aberta pela Band.

Mas vale lembrar que a parte inicial dessa leva não é tão popular assim. Os episódios 195 a 199, que trazem o Torneio do Outro Mundo (pequena saga exclusiva da animação), ficaram praticamente restritos à TV paga em nosso país (quando o animê era exibido pelo Cartoon Network). Esses capítulos ficaram “perdidos” na transição da Band para a Globo na TV aberta, e só foram exibidos muitos anos depois (e picotados), para poucas localidades, quando a emissora carioca exibiu a saga completa de Dragon Ball Z. Em 2018, houve também uma única exibição pela Rede Brasil — agora, os assinantes da Crunchyroll poderão ver e rever esses episódios em nosso idioma.

Espera-se que junto à dublagem também chegue para esses episódios as legendas em português. O áudio em japonês já está disponível há algum tempo para o animê completo. Essa também deverá ser a primeira vez que a Saga de Majin Buu será exibida em HD no Brasil (apenas o 1º episódio foi exibido remasterizado durante a transmissão pela Rede Brasil).

imagem: página de Dragon Ball Z na Crunchyroll

Página de Dragon Ball Z na Crunchyroll. | Imagem: Reprodução

Importante frisar que a versão brasileira é a mesma realizada pelo extinto estúdio Álamo, entre 1999 e 2001. A versão que chega ao serviço não tem cortes — ao contrário do Dragon Ball clássico, que já veio cortado, a dublagem de Z foi feita em cima da versão integral, e os eventuais cortes foram feitos pelas emissoras.

Até a estreia pela Crunchyroll, a fase Z não se encontrava dublada em nenhum streaming (de forma oficial), embora o Globoplay e a HBO Max tenham o Z Kai (versão “remasterizada” e mais enxuta). Ela já esteve presente com alguns episódios no extinto NOW (atual Claro TV+) e pelo Latam Play (serviço de bordo da companhia aérea).

Já a fase anterior, Dragon Ball, está dublada e completa na Crunchyroll e no Globoplay, e com 83 episódios no Claro Vídeo.


Fonte: Crunchyroll