Morreu no último dia 24 de março, vítima de pneumonia, Sadao Iizuka, que atuou em muitos trabalhos de efeitos especiais em tokusatsu como um dos principais artistas de animação óptica. Ele tinha 88 anos e a nota de falecimento foi divulgada nesta quinta-feira (30).

Ultraman disparando o Raio Spacium | Foto: Reprodução/Tsuburaya

Iizuka, também conhecido pelo apelido Den-san, nasceu em Tóquio em 26 de dezembro de 1934. Iniciou sua carreira trabalhando em meio período no estúdio Toho como assistente de arte em vários filmes, de Godzilla (1954) até Rodan!… O Monstro do Espaço (1956). Por volta de 1957, o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya havia indicado Iizuka para ser responsável pela animação óptica dos filmes tokusatsu da Toho.

Na Tsuburaya, Iizuka trabalhou em uma série de projetos, incluindo o Raio Spacium de Ultraman (1966), se destacando em animação óptica. Nos últimos anos, Iizuka foi responsável pelo desenho óptico do filme Shin Ultraman (2022).

O mesmo estúdio prestou sua homenagem nas redes sociais:

Gostaríamos de expressar nossas sinceras condolências pela morte de Sadao Iizuka, que agraciou a Tsuburaya Productions por mais de meio século com seus trabalhos em imagens ópticas.
A partir do Raio Spacium, ele contribuiu com “luz” para a série Ultraman.

Deixamos aqui os nossos sentimentos.


Fonte: Yahoo! Japan