Para quem é familiarizado com idols é impossível nunca ter ouvido falar em AKB48, seja por suas músicas, por membros icônicas que trabalharam em J-dramas ou filmes ou simplesmente pelo conceito (de ser gigante) do grupo.

Em 2005, o produtor Yasushi Akimoto realizou uma audição para um novo grupo de idols. Sua proposta era criar um grupo de “ídolos que você pode conhecer” — ou seja, diferente de outros que se apresentam principalmente na TV ou em shows periódicos, o AKB48 seria um grupo com seu próprio teatro, e os fãs poderiam assistir às apresentações quando quisessem, tendo uma experiência completamente única. Com mais de 7 mil inscritas, 24 garotas foram escolhidas para a primeira geração.

A ideia era de que o grupo seria subdividido em equipes, principalmente por existir um limite de capacidade para o teatro, e inicialmente a proposta seria de ter três equipes de 16 membros, totalizando as 48 garotas. Porém, com o tempo passando, o grupo chegou a totalizar 134 membros em 2018 (atualmente são 83). Cada equipe carrega um conceito diferente (equipe A representa liberdade, já a equipe B representa a imagem “de idol” com conceitos fofos e assim por diante).

O sistema de divisão de equipes, porém, chegou ao fim. A notícia foi anunciada no último sábado (29) em um show, que foi também o último da equipe 8. As equipes restantes (A, K, B e 4) farão apresentações de despedida entre os dias 4 e 6 de agosto.

Durante o anúncio, Yui Oguri comentou que ao longo dos 9 anos em que a equipe 8 esteve junta, houve muito trabalho duro, já que no início não eram reconhecidas pelo AKB. Ela tiveram diversos momentos felizes, frustrantes e dolorosos, mas graças aos staffs e aos fãs elas puderam chegar onde chegaram.

Yui também comenta que cada membro irá seguir seu caminho, mas essa poderia ser uma oportunidade do ABK48 se tornar um só.


Fonte: ANN