Previsto para junho deste ano, o jogo Final Fantasy XVI não será lançado na Arábia Saudita — os detalhes não são ainda muito claros, mas supostos vazamentos apontam que os reguladores da Arábia Saudita queriam que a Square Enix modificassem cenas “explícitas” envolvendo um personagem homossexual, mas o conteúdo de tais cenas, se reais, não é conhecido publicamente. O motivo poderia ser ligado a outra coisa e sequer existir personagem gay no game.

Acontece que a Square Enix se recusou a mudar o que quer que tenham pedido. Então, os reguladores emitiram um comunicado oficial informando que o jogo está com lançamento proibido no país devido à empresa desenvolvedora não acatar as mudanças pedidas: “Para fãs do jogo, gostaríamos de esclaracer que não será lançado no Reino devido à falta de vontade da publicadora em fazer as mudanças necessárias” (tradução nossa com base na tradução em inglês do GLITCHED).

Já faz alguns meses que um vazamento caiu nas redes alegando que o jogo seria banido em territórios do Oriente Médio pela presença de “cenas explícitas de um personagem gay” — como quase ninguém tem acesso ao jogo, não dá para saber exatamente que tipo de cenas.

Essa não é a primeira — e provavelmente não será a última — vez que um jogo é banido na Arábia Saudita, algo mais comum do que talvez devesse ser. Vale pontuar que, nos últimos anos, o país vem investindo em jogos e comprado ações em várias empresas: atualmente o país é basicamente dono da SNK, e o maior acionista exterior da Nintendo (embora este último não signifique tanta coisa). Como isso afetará a longo prazo, caso os investimentos aumentem, a indústria, só esperando para ver.

Final Fantasy XVI conta com desenvolmento pelo estúdio Creative Business Unit III da Square Enix, e é produzido por Naoki Yoshida (Final Fantasy XIV: A Realm Reborn) e dirigido por Hiroshi Takai (The Last Remnant). O game sofreu atrasos devido à pandemia.

A trama trará Clive Rosfield, o filho do arquiduque do Grão-Ducado de Rosaria que estava encarregado de proteger seu irmão, Joshua, que despertou como o Dominante da Fênix ao invés dele. No entanto, a história de Clive deve ir muito além de seu papel como “Primeiro Escudo de Rosaria”, já que as informações indicam que futuramente ele começará uma jornada em busca de vingança, possivelmente relacionada a um incidente com sua família.

Desta vez, o universo será ambientado em Valisthea, terra cravejada de Cristais-Máter, a fonte do éter usado para conjurar magias. No jogo também haverão os Eikons, poderosas criaturas de Valisthea que residem dentro de um Dominante, um homem ou mulher abençoado com a habilidade de conjurar seus poderes devastadores — é o caso de Joshua, irmão mais novo de Clive.

A ausência de personagens não-brancos nos trailers foi motivo recente de polêmica.


Fonte: GLITCHED