Como anunciado, a Netflix estreou hoje Komi-san wa Komyushou Desu (“Komi-san Tem Problemas de Comunicação”), ou Komi Can’t Communicate. Assim como Blue Period, é uma das poucas tentativas do streaming de exibir uma animação japonesa em modelo simultâneo depois de Violet Evergarden

Komi-san, contudo, chegou apenas legendado:

Imagem: Tela de 'Komi-san' na Netflix.

Clique na imagem para acessar a série. | Reprodução: Netflix.

Na época de Violet, a série chegava já dublada ao streaming alguns dias após a exibição na TV japonesa. O anúncio de Komi-san incluía informações sobre dublagem em diversos idiomas, sem especificar quais e nem quando. Assim, uma dublagem ainda pode pintar em algum momento.

Novamente, são indícios que a logística da exibição de Violet nos não tão longínquos 2018 deve ter sido um tanto complicada (e contava com materiais bem adiantados pelo estúdio Kyoto Animation).

O animê estreou no Japão em 6 de outubro, sendo então uma diferença de 2 semanas entre a exibição mundial e a japonesa. É uma janela curta de tempo para o padrão do streaming, mas ainda atrás de outros serviços, que entregam as séries legendadas com poucas horas de diferença.

Resta saber se a dublagem chega em velocidade maior em comparação às concorrentes, mas Blue Period parece indicar que não. A Funimation geralmente leva em torno de um mês, e a Crunchyroll demora um pouco mais.

É possível que a Netflix ainda esteja testando e se adaptando ao simulcast e traga títulos em maior velocidade futuramente (claro, por influência desta coluna, cof cof).

Komi-san tem autoria de Tomohito Oda e começou a ser publicado nas páginas da revista Shonen Sunday em 2016, contando com 22 volumes encadernados até o momento.

Na história, Shouko Komi é uma garota que chega numa nova escola, onde chama atenção de todos por sua beleza e graça. Mas o que ninguém sabe é que ela tem sérios problemas de comunicação. Sabendo disso, seu colega Hitohito Tadano decide ajudá-la a realizar seu sonho de ter 100 amigos.

[jw]https://www.justwatch.com/br/serie/komi-cant-communicate[/jw]


Fonte: Netflix


Nota: O JBox possui parcerias comerciais com o JustWatch, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.